PERÍODO:
SETEMBRO DE 2015 A MARÇO DE 2016
Bruno Henrique Porazzi, Marcel Augusto Gonçalves
As
atividades do segundo semestre do PIBID Inglês 2015 se deram no inicio do mês de
setembro, essas atividades consistiram em elaborar os resumos expandidos e
banners a serem apresentados no evento da SIEPE.
Durante
o mês de outubro apresentamos os banners elaborados no evento da SIEPE, e
organizamos os planos de ensino, então as duplas foram enviadas para as escolas
conhecer e analisar as turmas com as quais iriam trabalhar.
No
mês de novembro e dezembro, após a elaboração do plano de aula, fomos para a
sala de aula para começar a trabalhar com os alunos.
O
plano de aula desenvolvido por nós teve como tema Deficiências trabalhado nas turmas de 9º ano da Escola Estadual Pio
XII, segue o plano desenvolvido e trabalhado.
Plano de Aula
Objetivo geral do plano de ensino
Discutir
com os alunos sobre deficiências físicas, as dificuldades encontradas por essas
pessoas, preconceito social com deficientes físicos.
Aula 1
Metodologia
Discussão inicial para levantar
ideias e conceitos dos alunos sobre as deficiências e dificuldades físicas
enfrentadas por algumas pessoas
Apresentação da curta metragem “O
Circo das Borboletas”.
Aula 2
Metodologia
-
Através de uma aula interativa, será organizada uma discussão com os alunos
sobre o vídeo “O Circo das Borboletas” exibido na aula anterior.
-
Apresentar vocabulário sobre o tema trabalhado na aula anterior:
Handicapped
– Deficiente Físico; Blind - Cego, Deaf - Surdo, Paraplegic - Paraplégico,
Speechless - Mudo, Wheelchair – Cadeira de Rodas, Disable – Temporariamente incapacitado,
Crutch – Muleta, White Cane – Bengala, Dark Glasses – Óculos Escuros, Guide dog
– Cão guia, Ramp – Rampa, Braille – Braile, Sign Language – Língua de sinais,
Down Syndrome – Síndrome de Down, Prosthesis – Próteses, Handrail - Corrimão
-
Dividir a sala em 2 grupos
-
Organizar um jogo da memoria no quadro, utilizando as palavras acima.
Aula 3
Divisão
da turma em duplas.
-
Um aluno ficará vendado enquanto o outro o guiará pela sala, usando instruções
como “Go ahead - Em frente , Right - Direita, Left - Esquerda , Turn - Vire, Turn Around – Meia volta, On – Em cima,
Under – Em baixo, In – Dentro, Next to – Perto.
-
O professor colocará em um determinado lugar da sala algum objeto, para que o
guia o oriente para chegar ao objeto.
-
Chegando ao objeto o aluno vendado, deverá tentar identifica-lo e dizer o que é
o objeto em inglês.
Aula 4
Metodologia
Distribuir
uma palavra cruzada, a qual servirá de avaliação, no valor de 1,5, utilizando
do vocabulário trabalhado nas aulas anteriores.
Dividir
a sala em 2 grupos, um aluno de cada grupo irá a frente da sala e colocará uma
goma na boca, o primeiro a engoli-la responderá uma pergunta referente ao tema,
feita em inglês por um dos professores.
Resultados:
As
atividades propostas no plano foram executadas com êxito, os alunos se
mostraram bastante participativos, os resultados da avaliação foram
satisfatórios, porém alguns alunos não conseguiram conclui-la.
No mês de janeiro foi realizada a construção das resenhas: “Diretrizes
curriculares da educação básica língua estrangeira moderna” da Secretaria de
Estado da Educação do Paraná, “Parâmetros curriculares nacionais, terceiro e
quarto ciclos do ensino fundamental” do ministério da educação e do desporto
secretaria de educação fundamental, “Understanding Language Teaching” capítulos
1 e 2 de B. Kumaravadivelu.
No
mês de fevereiro foi feita a discussão do conteúdo resenhado em sala.
No
mês de março foi feita a discussão das novas
metodologias de ensino, baseadas em arquivos disponibilizados on line pelo
“British Council” e outras fontes disponíveis para a compilação de materiais
instrucionais e teorias de aprendizagem / metodologias junto com a teoria de
materiais didáticos..
0 comentários:
Postar um comentário