PROGRAMA
INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCENCIA – PIBID
RELATÓRIO
DE ATIVIDADES (PORTFÓLIO)
PERÍODO:
setembro de 2015 a março de 2016
Ana Carolina Batista, Roberta Aparecida Diadio, Diego Vinícius Faria do Bomfim
Atividades desenvolvidas:
O mês de setembro foi dedicado à
leitura e desenvolvimento das resenhas e banners para a SIEPE (que ocorreu dos
dias 26 a 30 de outubro). No mês de outubro foram feitos os últimos
preparativos para as apresentações da SIEPE e o início do desenvolvimento dos
planos de aula, assim como observações em sala de aula e reunião com as
professoras supervisoras. Em novembro começaram as atuações na escola e o plano
desenvolvido foi aplicado e extendido de quatro para seis aulas.
No mês de Janeiro foram desenvolvidas as resenhas de “Parâmetros Curriculares Nacionais, terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental” do Ministério da Educação do Desporto Secretaria de Educação Fundamental, “Diretrizes Curriculares da Educação Básica Língua Estrangeira Moderna” da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, “Understanding Language Teaching” capítulos 1 e 2 de B. Kumaravadivelu.
No mês de Janeiro foram desenvolvidas as resenhas de “Parâmetros Curriculares Nacionais, terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental” do Ministério da Educação do Desporto Secretaria de Educação Fundamental, “Diretrizes Curriculares da Educação Básica Língua Estrangeira Moderna” da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, “Understanding Language Teaching” capítulos 1 e 2 de B. Kumaravadivelu.
Em Fevereiro foram discutidos os conteúdos resenhados.
Em Março foram estudadas e discutidas novas
metodologias de ensino, disponibilizadas
online pelo “British Council” e outras fontes disponíveis.
online pelo “British Council” e outras fontes disponíveis.
Plano de Aula
AULA 1
Passo 1: Apresentar o video
“Public Awareness: Global Warming”;
Passo 2: Discutir o vídeo,
depois perguntar: “O que você entende por Danos Ambientais?”, “Quais as ações
humanas que causam tais danos?”, “Quais as consequências dos danos?” e “O que
podemos fazer para evitar e reparar tais danos?”.
Passo 3: Anotar as sugestões
no quadro. Brainstorm com as palavras-chave das respostas.
Passo 4: traduzir as
palavras para o inglês.
AULA 2
Passo 1: Retomar o
vocabulário e o assunto da aula passada;
Passo 2: Apresentar o vídeo:
“Dear Future Generations: Sorry”, sem legenda e pedir para que anotem as
palavras que conhecem e as que compreenderam;
Passo 3: Entregar a carta em
inglês para os alunos e reassistir o vídeo;
Passo 4: Realizar uma
interpretação coletiva da carta;
Passo 5: Assistir o vídeo
uma última vez, agora legendado.
AULA 3
Passo 1: retomar os assuntos
da aula passada;
Passo 2: Refletir sobre a
estrutura de uma carta (como ela começa, como a pessoa se apresenta,
desenvolvimento – problemas, justificativas -, conclusão);
Passo 3: Mostrar alguns
modelos de carta e comparar com a do “Dear Future Generations – Sorry”;
Passo 4: Propor a escrita de
uma carta às futuras gerações. Primeiro escrever no caderno em português.
AULA 4
Passo 1: Continuar com a
escrita das cartas, traduzir e passar para o papel de carta. A atividade terá
peso avaliativo.
Passo 2: Ler e deixar na
sala o cartaz com A Carta do Chefe Seattle.
0 comentários:
Postar um comentário