quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Portfólio de Atividades - Jade Cristine Dantas Fonseca


PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID
RELATÓRIO DE ATIVIDADES (PORTFÓLIO)
PERÍODO: AGOSTO/2017 A FEVEREIRO/2018
Nome: Jade Cristine Dantas Fonseca
Subprojeto: Letras – Inglês
Coordenador (es): Ruth Mara Buffa
Função: (  X  ) Bolsista de Iniciação à Docência
             (       ) Supervisor (a)
             (       ) Coordenador (a) de Área
              (       ) Coordenador (a) de Gestão

Atividades Desenvolvidas:

Minhas atividades no PIBID começaram no primeiro semestre de 2017. Por ter iniciado no mês de abril, meu primeiro passo foi observar aulas na escola Trajano Grácia. Elaboramos os planos de aula de acordo com as indicações da docente, das discussões e dos documentos analisados, e, em seguida, partimos para a atuação na escola. No mês de junho, houve a II Feira de Internacionalização da UNICENTRO, onde tivemos uma banca que foi composta de trabalhos, banners e atividades realizadas em reuniões.
As atividades do PIBID no segundo semestre consistiram primeiramente na preparação para o evento V SIEPE - Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão, que seria composto de palestras e oficinas, e que possibilitou aos integrantes do PIBID uma exposição de seus trabalhos e planos de aula. Após este evento, as duplas frequentaram novamente as salas de aula, desta vez na escola Pio XII, para a aplicação dos planos de aula. Minha participação no programa foi finalizada com a leitura de vários dos documentos propostos e a elaboração de resenhas sobre eles. As realizações foram então compiladas no relatório final e neste portfólio, através de anexos.


ANEXOS
ANEXO 1       Base Nacional Comum Curricular
                        Língua Inglesa – Fundamental

            O documento, que está em sua terceira versão atualmente, inclui em suas páginas um espaço para o ensino de língua estrangeira, mais especificamente, a língua inglesa. Em sua introdução, já se reconhece que a formação do aluno deve ser consciente e crítica, assim como o ensino da língua inglesa deve oportunizar a participação social e o intercâmbio cultural, visto que a sociedade vem se tornando cada vez mais globalizada. O ensino do inglês como lingua franca também é defendido. A justificativa é a de que as pessoas que utilizam do idioma nem sempre fazem parte de um país onde o inglês é língua oficial, assim, a aula questionaria a ideia de um único inglês "correto", como o estadunidense ou o britânico, algo que facilitaria o processo de uma educação voltada à interculturalidade.
            “Eixos organizadores” é uma ideia também presente na proposta. Segundo o documento, o eixo "Oralidade" envolve a fala e a escuta, ou seja, a compreensão do que se está sendo ensinado e a capacidade de produzir na língua. Tal eixo proporcionaria a oportunidade do aluno arriscar-se a se fazer compreender e lidar com a insegurança comumente percebida entre os indivíduos que aprendem uma língua estrangeira. Recursos midiáticos são considerados imprescindíveis durante as práticas discursivas em sala de aula, e são essas práticas naquele espaço que tornarão possível a reflexão do aluno acerca do uso do idioma, pois, fora da escola, muitos alunos não possuem a chance da vivência com a língua.
O chamado eixo "Leitura" foca na construção de significados com base na compreensão dos diversos gêneros textuais. O trabalho com gêneros verbais e híbridos possibilitaria com que o ensino fosse contextualizado e situado, sendo assim significativo, considerando que o aluno teria as mais variadas formas se expressar-se e posicionar-se.
O eixo "Escrita" promove movimentos ora coletivos, ora individuais, "de planejamento-produção-revisão, [...] tendo em mente o objetivo do texto, o suporte que lhe permitirá circulação social e seus possíveis leitores" (BRASIL, p. 201). Com escritas autorais, o aluno procuraria comunicar o que se deseja, através de um meio que considere o ato de escrever como prática social, de modo que o aluno não veja sua produção como sem sentido ou finalidade futura.
            Assim como os anteriores, o eixo "Conhecimentos linguísticos e gramaticais" considera a contextualização durante o uso, a análise e a reflexão sobre a língua. Contrastando-se à ideia de certo e errado no idioma, a proposta é de que o aluno possa compreender o funcionamento sistêmico do inglês, notando semelhanças e diferentes entre a(s) língua(s) sobre as quais já tenha conhecimento.
            O eixo "Dimensão intercultural" reconhece a sociedade digital, sua evolução e seu constante processo de interação, bem como os diferentes grupos de pessoas e culturas que vivenciam essa era. Um dos objetivos do ensino seria então fazer com que os alunos refletissem sobre o papel da língua inglesa no mundo atual e seus efeitos entre povos, levando também em consideração a perspectiva histórica.
            A partir dos eixos abordados, o documento cita também competências específicas para o ensino fundamental, como as seguintes: comunicar-se na língua inglesa através de mídias impressas ou digitais; identificar similaridades e diferenças entre a língua inglesa e a língua materna ou outras línguas; reconhecer a diversidade linguística como direito e seus usos como heterogêneos e multimodais emergentes nas sociedades; utilizar novas tecnologias para pesquisar, compartilhar e produzir sentidos em práticas de letramento, de forma ética, crítica e responsável.
            A Base Nacional Comum Curricular busca a reflexão do aluno sobre a presença da língua inglesa em seu cotidiano, observando assim suas intenções comunicativas com o propósito de formar alunos que não apenas saibam sobre estruturas gramaticais, mas que possam ter domínio de mais uma linguagem que circula socialmente.

ANEXO 2         Base Nacional Comum Curricular
                          Língua Inglesa – Ensino Médio


            Na etapa da BNCC do Ensino Médio, nos é apresentado em sua introdução que o documento deve se comprometer com a superação da fragmentação dos conhecimentos. Assim como na etapa do Ensino Fundamental, são definidos objetivos gerais e eixos de formação. O documento reconhece uma noção ampliada da juventude, vendo-a não apenas como passagem para a maturidade, mas como uma categoria social que está em constante transformação, que tem um importante papel no rumo que a sociedade irá seguir, e que mantém diálogo com os demais grupos sociais com os quais convive.
            De acordo com o documento, que cita a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, as finalidades do Ensino Médio na formação dos indivíduos são consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos durante o Ensino Fundamental, preparar o aluno para o trabalho e cidadania, aprimorar o aluno como pessoa humana, levando em consideração sua formação ética, intelectual e crítica, e relacionar a teoria com a prática no ensino de cada disciplina. Os jovens que concluem o Ensino Médio devem ser capazes de questionar, analisar e posicionar-se criticamente no mundo, comunicar-se usando as várias linguagens, solucionar problemas, liderar, expressar-se e interagir com as diferenças do outro. Tudo isso é vinculado às demais dimensões formativas, que são estas a "tecnologia", a "ciência" e a "cultura".
            Sobre os eixos de formação, estes devem estar relacionados aos objetivos gerais das áreas de conhecimento. Os eixos são: "Pensamento crítico e projeto de vida", que diz respeito a uma atitude questionadora; "Intervenção no mundo natural e social", que está relacionado ao protagonismo do estudante quanto às questões sociais e ambientais; "Letramentos e capacidade de aprender", que, presente também no Ensino Fundamental, foca na inserção do aluno em esferas mais abrangentes da vida social; "Solidariedade e sociabilidade", que diz respeito ao compromisso que o sujeito deve assumir com relação à coletividade e à identidade, de modo que se adote uma postura sensível e acolhedora diante das diferenças e relações sociais. Segundo o texto,
Torna-se importante, nessa etapa, que os/as estudantes tenham oportunidades para aprofundar o conhecimento sobre a vida em sociedade e sobre possibilidades de atuação, individual e coletiva, nas práticas sociais. Para isso, é necessário propiciar situações de uso significativo de conhecimentos científicos, culturais e tecnológicos para lidar com os desafios do seu tempo e compreender sua relevância na formação para dar continuidade aos estudos e/ou inserir-se no mundo do trabalho. (BRASIL, p. 514)

O documento afirma que deve haver o intuito de evidenciar que a aprendizagem de língua estrangeira deve acontecer por meio de textos e da apropriação de recursos linguísticos-discursivos e culturais, para que, assim, o sujeito seja capaz de refletir e atuar sobre questões relevantes.

ANEXO 3        Artigos sobre Teoria do Caos e da Complexidade

Ao longo de sua formação, que engloba não somente a licenciatura, mas também toda sua relação com ambientes escolares durante e depois do curso, o professor é confrontado por diversas reflexões sobre a educação através do tempo. Professores de uma segunda língua. Passou-se por várias tendências, várias teorias e várias escolas, e hoje ainda se experimenta dessas antigas e novas ideias. Os documentos abordados atualmente durante a profissionalização do professor (DCEs e PCNs) valorizam a formação do aluno como indivíduo crítico em relação à sociedade que o cerca, o que de certa forma vai contra o que é realmente aplicado nas salas de aulas, que se prendem a modelos tradicionais de ensino.
Desde a Revolução de 1930, a educação brasileira vem atravessando mudanças que influenciam a sociedade como um todo. Nas palavras de RAMOS (2008, p. 77), “coube a ela [a educação] a função de modelar a sociedade, mobilizando as concepções de mundo vigentes e hegemônicas em níveis econômicos, políticos e culturais”, ou seja, a escola passou a focar seu conhecimento em um aspecto ideológico de se observar o mundo. A partir daí, o ensino foi cada vez mais burocratizado e organizado de acordo com as leis de mercado. Passou também a ser de cunho quantitativo, valorizando números e ignorando qualidade, de modo que a educação se transformou em algo supérfluo e descartável, cuja prioridade é formação de mão-de-obra.
            O Método Cartesiano, de Descartes, mencionado no trabalho de Ramos, estabelece quatro preceitos básicos para a Educação. O primeiro sendo nunca admitir algo como verdadeiro antes de conhecê-lo; o segundo, dividir os problemas para serem examinados da melhor forma possível; o terceiro, começar do assunto mais simples e subir gradualmente; o quarto, ter certeza de nada omitir. Para o pensador, é essa ordem que o pensamento deveria seguir para chegar à sabedoria. Seguindo essa linha, os conteúdos e disciplinas são hoje isolados, e o conhecimento se dá de forma racional e objetiva. Nas palavras de David Bohm (1980, apud SANTOS, 2008), “muitos dos nossos problemas se devem à tendência de fragmentar o mundo e ignorar a interligação dinâmica entre todas as coisas [...]”. O processo de aprendizagem ativa no indivíduo imagens, sons, vivências e conhecimentos adquiridos previamente, que não devem ser ignorados. O modelo cartesiano é indispensável em alguns aspectos, como as ciências exatas e objetivas, mas é insuficiente para resumir a dimensão psico-social humana, como problemas em que participam emoções e sentimentos (MARIOTTI).
            O Paradigma da Complexidade surge na década de 1970, século XX, com Edgar Morin. Embora a palavra “complexidade” remeta à “complicação”, como afirma Boeira, “a complexidade é a recusa da unilateralidade”. Tem uma interpelação transdisciplinar, procurando derrubar limites entre as áreas e promover diálogo entre as partes e o todo. Esse Paradigma é constituído por sete princípios: Sistêmico, que liga o conhecimento das partes ao do todo; Hologramático, que observa as partes que estão no todo, e vice-versa; Anel Retroativo, que estipula que a causa age no efeito, e vice-versa; Anel Recursivo, que estabelece que o produtor faz o produto, e vice-versa; Dialógico, que sustenta que os opostos dialogam na Complexidade; e Reintrodução, que vê o conhecimento como processo que envolve o sujeito e o objeto.
            Para o Paradigma de Complexidade, a Educação é parte do contexto histórico e social, onde atuam as dimensões econômica, política, psicológica, biológica, etc., esse todo está conectado e é indissociável. O sujeito depende da Educação, cujos aspectos estão em comunhão.
            Segundo Bartlett (1990, apud BORGES, 2016), um professor reflexivo é aquele que avalia todas as origens e consequências do seu trabalho. Ainda na obra de Borges, comenta-se sobre o ciclo reflexivo de Wallace, que atualmente é considerado o modelo mais produtivo para a formação inicial de professores de línguas. Com base na busca pela reflexão do aluno, o professor reconhece os conhecimentos prévios do discente e os objetivos do que está sendo ensinado no cotidiano deste, de modo que os dois estejam intrínsecos.

RAMOS, Roberto. A Educação e o Conhecimento: Uma Abordagem Complexa. Educar, Curitiba, n. 32, p. 75-86, 2008. Editora UFPR.
BORGES, Elaine Ferreira do Vale. Um Modelo Caótico de Desenvolvimento Reflexivo da Profissionalidade de Professores de Línguas. ReVEL, v. 14, n. 27, 2016 [WWW.revel.inf.br].
SANTOS, Akiko. Complexidade e Transdisciplinaridade em Educação: Cinco Princípios Para Resgatar o Elo Perdido. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, jan/abr, 2008.
MARIOTTI, Humberto. Complexidade e Pensamento Complexo (Texto Introdutório). São Paulo: Editora Palas Athena, 2000.
BOEIRA, Sérgio Luís. Paradigma e Complexidade: Breve Introdução.

ANEXO 4
Planos de Aula – Escola Pio XII

Escola: Colégio Pio XII
Professor: Bruno Henrique Porazzi e Jade Cristine Dantas Fonseca
Tema: Compromisso Social
Conteúdo: Palavras Cognatas
Séries: 6º Anos
Tempo: 50 minutos

Objetivo geral
            Reconhecer os nomes dos animais no inglês através do papel do indivíduo da sociedade.

Objetivos específicos
            Discutir sobre o papel do indivíduo no bom funcionamento da sociedade;
            Identificar os animais e seus nomes na língua inglesa;
            Reconhecer a ligação entre o conteúdo e o tema estudados através do novo vocabulário sobre preservação de espécies.

Aula 1

Procedimentos
Passo 1
Os professores começam a aula apresentando-se para os alunos.

Passo 2
Após a breve apresentação, o professor começa a aula norteando os alunos ao tema que será trabalhado com as perguntas abaixo:
What is the meaning of social commitment? (Qual é o significado de compromisso social?)
What do you know about social commitment? (O que você sabe sobre o compromisso social?)
What can we do to improve the  environment? (O que podemos fazer para melhorar o ambiente?)

Passo 3
O professor aplicará o vídeo abaixo para ilustrar a situação na qual se encontra a extinção de animais.
https://www.youtube.com/watch?v=_EzH41hiYJM

Os alunos deverão explicar do que o vídeo está falando.

What is extinction?
What causes extinction?
How to save endangered animals?
What other animals are in extinction?


Passo 4
O professor distribuirá um texto relacionado ao tema, para isso, os alunos deverão sublinhar as palavras cognatas, caso os alunos não as conheçam, o professor explicará o que são elas dando exemplos diversos:
Cognate Words
A cognate is a word in one language that looks similar (or the same) and has the same (or similar) meaning as a word in another language.
Ex: accidental: acidental; creation: criação; connect: conectar; different: diferente; economy: economia; emotion: emoção; example: exemplo; future: futuro; garage: garagem; positive: positivo; potential: potencial; offensive: ofensivo; reaction: reação; regular: regular; comedy: comédia; comic: cômico; competition: competição; composition: composição; human: humano; idea: ideia; minute: minuto; mission: missão; music: música; important: importante; persistent: persistente; television: televisão; material: material; pages: páginas; video: vídeo

Passo 5
A seguir, os alunos deverão sublinhar as palavras cognatas no texto e após, eles completarão as palavras abaixo procurando seu significado em um dicionário.

1- Underline the cognate words and find the words in the dictionary. (Sublinhe as palavras cognatas e encontre as palavras abaixo no dicionário.)
Endangered means to be under threat or near extinction.  When a species/animal is endangered it means that they are disappearing fast or have a very small population - not large enough to survive.  Extinction means the end of existence for a species.             For example, the South China Tiger is one of the most endangered animals in the world and the most vulnerable of all Tigers. In fact, this subspecies is already extinct in the wild, and only a few specimens are still alive in captivity.
Vocabulary:
means - significa
Near – perto
When – quando
Disappear – desaparecer
South China Tiger – tigre-do-sul-chinês
Already – já
Finalização

Caso os alunos não finalizem as atividades, eles irão faze-las como tarefa.

Aula 2

Procedimentos
Passo 1
O professor ira revisar a última atividade com o intuito de revisá-la e corrigi-la.

Passo 2
Após a correção, o professor irá pedir para que os alunos interpretem o texto e apontem os aspectos que são visíveis no dia a dia.

Passo 3
O professor irá aplicar o seguinte vocabulário referente aos animais.
As palavras em inglês serão escritas no quadro e os alunos deverão completa-las de acordo com as palavras que já conhecem.
Bee
Abelha
Lion
Leão
Eagle
Águia
Monkey
Macaco
Whale
Baleia
Bat
Morcego
Beetle
Besouro
Fly
Mosca
Butterfly
Borboleta
Mule
Mula
Dog
Cachorro
Rhinoceros
Rinoceronte
Horse
Cavalo
Fish
Peixe
Crab
Caranguejo
Pig
Porco
Snake
Cobra
Bird
Pássaro
Rabbit
Coelho
Mouse
Rato
Crocodile
Crocodilho
Turtle
Tartaruga
Giraffe
Girafa
Tiger
Tigre
Elephant
Elefante
Shark
Tubarão
Chicken
Galinha
Bear
Urso
Cat
Gato
Cow
Vaca
Hippopotamus / Hippo
Hipopótamo
Dolphin
Golfilho
Penguin
Pinguim
Zebra
Zebra


Finalização
Os alunos irão terminar a atividade como tarefa.

Aula 3

Procedimentos
Passo 1
O professor irá corrigir o vocabulário conjuntamente com os alunos.

Passo 2
O professor irá utilizar a TV pendrive para a próxima atividade.
Tal atividade, será realizada da seguinte forma: será apresentada uma sequência com imagens de animais, os alunos deverão destacar uma folha do caderno e colocar o nome dos animais em ordem.

Finalização
O professor recolherá as atividades e revisará as imagens na TV.

Aula 4

Procedimentos
Passo 1
O professor irá entregar as atividades dos alunos e irá corrigi-la.

Passo 2
Os professores usarão da TV pen drive para ilustrar a situação das espécies em extinção, mostrando diversos animais em diferentes níveis de extinção, como por exemplo:
Least Concern:
Near Threatened:
Vulnerable Species:
Endangered Species;
Critically Endangered;
Extinct in the Wild;
Extinct;




Passo 3
Os alunos deverão realizar uma atividade de pesquisa.
A atividade consiste na escolha de um animal e suas característica, apontando o motivo da extinção e em qual situação o animal se encontra.

Finalização
Os alunos deverão finalizar a atividade em casa.

Aula 5

Procedimentos
O professor realizará uma atividade com perguntas e respostas sobre os animais.

Big animal that has one horn:
This animal has a very long neck
Man’s best friend
Lives in the cold and waddles
Slow moving and has a shell
Stripped animal that looks like a horse
Can swin under water and walk on land has a big bite
This animal has a long trunk
This animal likes to eat carrots and sugar cubes
This animal loves bananas
Some say this animal has nine lives
Has big ears and like to hop
King of the jungle

Finalização
Os alunos irão responder as questões e receberão um presente de despedida.


ANEXO 5
Sétimos anos – PIO XII
Plano de Aula 1

Escola: Colégio Pio XII
Professores: Bruno Henrique Porazzi e Jade Cristine Dantas Fonseca
Tema: Compromisso Social
Conteúdo: Palavras cognatas.
Séries: 7º Anos
Tempo: 50 minutos

Objetivo Geral:
Criar possibilidades do aprendizado em língua inglesa.

Objetivos Específicos:
Encontrar no dicionário as palavras solicitadas no texto.
Reconhecer o que são palavras cognatas.
Identificar palavras cognatas no texto.

Procedimentos
Passo 1
O professor começa a aula apresentando-se para os alunos.

Passo 2
Após a breve apresentação, o professor começa a aula norteando os alunos ao tema que será trabalhado com as perguntas abaixo:
What is the meaning of social commitment? (Qual é o significado de compromisso social?)
What do you know about social commitment? (O que você sabe sobre o consumismo responsável?)
What can we do to improve a better environment? (O que podemos fazer para melhorar o ambiente?)

Passo 3
Após discussão, ainda continuando a respeito da última pergunta, o professor fala sobre o desperdício dos alimentos que gera o consumo irresponsável.
O professor aplicará o vídeo abaixo para ilustrar a situação na qual se encontra o desperdício de alimentos.
O professor irá numa primeira vez passar o vídeo sem áudio e perguntará para os alunos do que se trata o vídeo. Em uma segunda vez, o professor irá ativar o áudio e após eles assistirem o vídeo, os alunos deverão explicar do que o vídeo está falando.

Passo 4
O professor distribuirá um texto relacionado ao tema, para isso, os alunos deverão sublinhar as palavras cognatas, caso os alunos não as conheçam, o professor explicará o que são elas dando exemplos diversos:
Cognate Words
A cognate is a word in one language that looks similar (or the same) and has the same (or similar) meaning as a word in another language.
Ex: accidental: acidental; creation: criação; connect: conectar; different: diferente; economy: economia; emotion: emoção; example: exemplo; future: futuro; garage: garagem; positive: positivo; potential: potencial; offensive: ofensivo; reaction: reação; regular: regular; comedy: comédia; comic: cômico; competition: competição; composition: composição; human: humano; idea: ideia; minute: minuto; mission: missão; music: música; important: importante; persistent: persistente; television: televisão; material: material; pages: páginas; video: vídeo
A seguir, os alunos deverão sublinhar as palavras cognatas no texto e após, eles completarão as palavras abaixo procurando seu significado em um dicionário.
1- Underline the cognate words and find the words in the dictionary. (Sublinhe as palavras cognatas e encontre as palavras abaixo nos dicionários.)
Food loss and waste reduction
Hunger is still one of the most urgent development challenges, yet the world is producing more than enough food. The FAO-led Save Food initiative is partnering with international organizations, the private sector and civil society to enable food systems to reduce food loss and waste in both the developing and the industrialized world.
Vocabulary:
loss: perda                                         waste: desperdício                            hunger: fome
still: ainda                              development: desenvolvimento              challange: desafio
enough: suficiente                             partnering: parceria                   to enable: permitir
Finalização
Quando os alunos terminarem as atividades, o professor fará a correção das palavras cognatas e das palavras encontradas no dicionário.

Plano de aula 2

Turma: 7º ano
Tema: Compromisso Social
Conteúdos: Quantificadores / Alimentos
Tempo: 50 minutos
Professores: Bruno Henrique Porazzi e Jade Cristine Dantas Fonseca

Objetivo geral
            Identificar os quantificadores na língua inglesa e sua funcionalidade.

Objetivos específicos
            Discutir sobre o papel do indivíduo no bom funcionamento da sociedade;
            Identificar os alimentos e seus nomes na língua inglesa;
            Reconhecer a ligação entre o conteúdo e o tema estudados através do novo vocabulário sobre preservação de espécies.
           
Métodos

- Passo 1
O professor chegará e revisará o conteúdo da aula anterior, debatendo rapidamente sobre compromisso social.
O professor corrigirá as atividades entregues anteriormente sobre palavras cognatas.


- Passo 2
Um vocabulário sobre alimentos será discutido com os alunos:
Egg – ovo
Bread – pão
Pasta – macarrão
Rice – arroz
Cheese – queijo
Meat – carne
Chicken – frango
Fish – peixe
Oil – óleo
Butter – manteiga
Sugar – açúcar
Salt – sal
Pepper – pimenta

Fruits = frutas
Apple – maçã
Orange – laranja
Lemon – limão
Banana – banana
Tangerine – mexerica
Grapes – uvas
Pineapple – abacaxi

Vegetables = vegetais
Tomato – tomate
Potato – batata
Onion – cebola
Drinks = bebidas
Water – água
Coffee – café
Tea – chá
Juice – suco
Milk – leite
Soda – refrigerante


Plano de aula 3

Turma: 7º ano
Tema: Compromisso Social
Conteúdos: Quantificadores / Alimentos
Tempo: 50 minutos
Professores: Bruno Henrique Porazzi e Jade Cristine Dantas Fonseca

Objetivo geral
            Identificar os quantificadores na língua inglesa e sua funcionalidade.

Objetivos específicos
            Discutir sobre o papel do indivíduo no bom funcionamento da sociedade;
            Identificar os alimentos e seus nomes na língua inglesa;
            Reconhecer a ligação entre o conteúdo e o tema estudados através do novo vocabulário sobre preservação de espécies.
           
Métodos
Passo 1

Os quantificadores many, much, a lot of, lots of (“muito”, em Português) são normalmente empregues da seguinte forma:

 


substantivos
contáveis
no plural
a lot of (books)
lots of (books)
many (books)
substantivos
não-contáveis
a lot of (water)
lots of (water)
much (water)


NOTA:   lots of é mais informal que a lot of.

Embora normalmente empregues na negativa e interrogativa, many e much podem também ser empregues na afirmativa:
Many children love animals.
Much has been done to improve the environment.

- Os substantivos contáveis são utilizados com aquilo que podemos contar através de números.
        She has three dogs.
        I own a house.
- Os substantivos incontáveis são utilizados com aquilo que não podemos contar através de números. Eles podem identificar ideias ou qualidades abstratas e objetos físicos muito pequenos para ser contados (líquidos, substâncias em pó, gases, etc.).
He did not have much sugar

- Alguns substantivos são contáveis em outros idiomas, mas incontáveis em inglês. Nesses casos, eles devem seguir as regras dos substantivos incontáveis. Bread

Passo 2
O professor trabalhará as seguintes atividades com os alunos:

I - Classifique os seguintes substantivos em contáveis ou incontáveis.
1.         Apple 
2.         Milk   
3.         Pineapple       
4.         Orange           
5.         Apple juice    
6.         Wine   
7.         Banana
8.        Water

II – Complete as sentenças com “many” ou “much”:
I spend too ________ time in the shower.
I have _______ apples at home.
Do you want _______ water?
I have  _________ food to eat.




Plano de aula 4
Turma: 7º ano
Tema: Compromisso Social
Conteúdos: Quantificadores / Alimentos
Tempo: 50 minutos
Professores: Bruno Henrique Porazzi e Jade Cristine Dantas Fonseca

Os alunos elaborarão um cartaz, em grupos, expondo seus conhecimentos sobre desperdício de alimento e como evitá-lo. Sob orientação dos professores do PIBID, traduzirão suas frases para a língua inglesa, com ajuda também de dicionários disponibilizados pela escola.

Plano de aula 5
Turma: 7º ano
Tema: Compromisso Social
Conteúdos: Quantificadores / Alimentos
Tempo: 50 minutos
Professores: Bruno Henrique Porazzi e Jade Cristine Dantas Fonseca

Cada grupo formado durante a aula anterior deve finalizar seus trabalhos e expor seus cartazes para outras turmas, explicando sobre o desperdício de alimentos e seus malefícios, bem como maneiras de evitá-lo.


ANEXO 6     Certificado V SIEPE ­ DIREITOS HUMANOS: DIALOGANDO SOBRE A DIVERSIDADE



ANEXO 7    Fotos V SIEPE



ANEXO 8    Resenha Capítulos 2, 4 e 8: Understanding Language Teaching: from Method to Postmethod


O livro “Understanding Language Teaching: From Method to Postmethod”, de B. Kumaravadivelu, é dividido em três partes que totalizam dez capítulos. A primeira, intitulada Language, Learning, and Teaching, é uma introdução e fala de conceitos e preceitos (primeiro capítulo), fatores e processos (segundo capítulo), input e interação (terceiro capítulo). A segunda parte, Language Teaching Methods, engloba constituintes e categorias dos métodos (quarto capítulo), métodos centrados na linguagem (quinto capítulo), métodos centrados no aluno (sexto capítulo), e métodos centrados no aprendizado (sétimo capítulo). Já a terceira e última parte, Postmethod Perspectives, fala sobre a condição, a pedagogia e as dificuldades do pós-metodo, com um capítulo sendo dedicado a cada um desses aspectos citados.
No segundo capítulo, pode-se adentrar no assunto sobre input, intake e desenvolvimento da L2. O autor explica, por exemplo, que o input é toda informação na L2 a qual o aprendiz é exposto. Ele lembra que há três tipos de input, e que este deve se mostrar disponível aos aprendizes ou que estes devem buscar por este input, ou seja, está diretamente ligado ao interesse e à motivação daquele que aprende.
Sobre o intake, vemos que é a informação que é realmente internalizada, dentre aquela disponível, e que o produto dessas representações mentais é o considerado output. Kumaravadivelu menciona também uma abordagem balanceada, que diz que, além da visão de “período crítico”, há um também chamado período sensitivo à aprendizagem de idiomas, onde “the sensitivity does not disappear at a fixed point; instead it is thought to fade away over a longer period of time” (p. 32).
Já no quarto capítulo, o autor foca nos métodos de ensino de língua já estabelecidos e utilizados, de maneira que ele observe a conexão destes com as características fundamentais vistas na parte anterior do livro. Primeiramente, foi importante neste capítulo destacar a diferença entre método e metodologia. O primeiro é visto como os métodos conceituados e construídos por especialistas na área, enquanto o segundo termo é aquilo que o professor realmente pratica na sala durante suas aulas, adaptado de acordo com seus objetivos.
O autor fala também sobre o “method boom” da década de 1970, e as consequências disso, que levaram a incapacidade de categorizar os métodos em uma maneira coerente, já que não se sabe a quantidade exata de métodos sendo utilizados atualmente. Porém, ele ainda é capaz de citar três categorias de métodos: language-centered methods, learner-centered methods, e learning-centered methods. Kumaravadivelu também fala dos new methods, que são os Community Language Learning, the Silent Way, Suggestopedia, e Total Physical Response.
No oitavo capítulo, o autor afirma que todos os métodos são consideravelmente limitados.
Having witnessed how methods go through endless cycles of life, death, and rebirth, the language teaching profession seems to have reached a state of heightened awareness—an awareness that as long as it is caught up in the web of method, it will continue to get entangled in an unending search for an unavailable solution, an awareness that such a search drives it to continually recycle and repackage the same old ideas, and an awareness that nothing short of breaking the cycle can salvage the situation. (p. 162)

Neste capítulo também, são expostos cinco mitos relacionados a métodos e como eles são vistos. 1) Há um método melhor pronto e esperando para ser descoberto; 2) Método constitui o princípio organizador do ensino de línguas; 3) O método tem um valor universal e não-histórico; 4) Os teóricos concebem o conhecimento e os professores consomem conhecimento; 5) O método é neutro e não tem motivação ideológica. É pensando nisso que o autor propõe, em uma das subdivisões do capítulo, a morte do método e alguns parâmetros pedagógicos.
Este documento é um trabalho importante para que o leitor reflita sobre os métodos existentes e suas falhas, bem como a possibilidade de melhoria deles. Também auxilia o professor a entender as noções de input, intake e output, que são aspectos relevantes a serem considerados durante o planejamento das aulas e o decorrer destas.

ANEXO 9     Planos de Aula – Escola Trajano Grácia

Relações Humanas e Responsabilidade Social

Justificativa
            O presente projeto se justifica pela necessidade de levar aos alunos do Ensino médio e fundamental, conhecimentos que estimulem a criatividade, a reflexão, a criticidade, a formação individual e as relações humanas na construção de um cidadão atuante e responsável em seu meio social.

Objetivo Geral
Propor a criação de um projeto voltado às necessidades do contexto escolar e na localidade em que os alunos residem, a fim de desenvolver o pensamento crítico e reflexivo na formação do aluno como cidadão.



Acadêmicos: Bruno Henrique Porazzi e Jade Cristine Dantas Fonseca
Temática: Compromisso Social – Consumo Irresponsável
Tema: Semântica
Série: 7º Ano
Objetivo: Discutir a participação do indivíduo diante do compromisso social, com base no consumismo responsável.

Aula 1
Objetivos


Metodologia

Discussão inicial acerca do compromisso social com as seguintes perguntas:

- Have you ever heard about social commitment? (Você já ouviu falar sobre compromisso social?)
- How does social commitment influence responsible consumption? (Como o compromisso social pode influenciar o consumismo responsável?)
- Do you do something to contribute to society? (Você faz algo para contribuir com a sociedade?)
- Do you know how to contribute to responsible consumption? (Como você pode contribuir para o consumismo responsável?)

Discussão direcionada ao tema escolhido pela turma: consumismo responsável, tais como:

- Significado de um consumo responsável, discutir acerca de maneiras com que o indivíduo pode contribuir para a redução do desequilíbrio dos usos de recursos naturais, considerando as ideias de cidadania, recursos renováveis e não-renováveis, e hábitos a serem mudados;

- Produção orgânica, discutir o tema como um processo produtivo comprometido com a organicidade e sanidade da produção de alimentos vivos, para garantir a saúde dos seres humanos.

Materiais utilizados
Quadro e giz.

Aula 2
Objetivos
Desenvolver os conteúdos gramaticais: auxiliares do tempo presente do e does.


Metodologia

Esclarecer conteúdos gramaticais referentes ao uso dos auxiliares do e does.

Exemplo de atividades:
How does irresponsible consumption can affect the world? (Como um consumo irresponsável pode afetar o mundo?)
What do you do to help the environment? (O que você tem feito para ajudar o meio ambiente?)

Materiais utilizados

Quadro e giz.


Aula 3
Objetivos


Metodologia



Vocabulary – Vocabulário


Water – Água
Planet Earth – Terra
Soil – Solo
Trash – Lixo
Toxic waste – Resíduos tóxicos
Harvesting – Colheita
Energy – Energia
Lifestyle – Estilo de vida
Humanity – Humanidade
Polluting – Poluição
Technological advances – Avanços tecnológicos
To grow – Crescer

Consumption – Consumo
Habits – Hábitos
Environment – Ambiente
Health – Saúde
Overpopulation – Superpopulação
Unsustainable – Insustentável
Degradation – Degradação
Greenhouse effect – Efeito estufa
Gas emission – Emissão de gases
Fertilizer - Fertilizante
Global warming – Aquecimento global
To protect - protege






Após a finalização dos cartazes, o material produzido será exposto na escola.

Materiais utilizados




Aula 4
Direcionar o tema aplicado nas aulas anteriores ao compromisso social e à formação do indivíduo.


Metodologia

Explorar a formação do indivíduo, para que os alunos tenham consciência de que o compromisso social é uma iniciativa própria, e, a partir dessa ideia, mostrar como e o que os alunos podem fazer para mudar a realidade.


Quadro e giz.



Aula 5
Fortalecer a ideia de que o compromisso social depende do indivíduo (aluno).


Metodologia

Realizar uma atividade para que os alunos se sintam confortáveis com suas diferenças.


Materiais utilizados
Caixa, espelho e figurinhas.


Acadêmicos: Bruno Henrique Porazzi e Jade Cristine Dantas Fonseca
Temática: Compromisso Social - Preservação das Florestas.
Tema: Semântica
Série: 8º Ano
Objetivo: Discutir a participação do indivíduo diante do compromisso social, com base na preservação das florestas e as consequências do desmatamento.

Aula 1
Objetivos
Introduzir o tema preservação de florestas discutindo diferentes formas de sustentabilidade, tais como: desmatamento, aquecimento global e prevenção das espécies, baseados no compromisso social.

Metodologia

Discussão inicial acerca do compromisso social com as seguintes perguntas:

- Have you ever heard about social commitment? (Você já ouviu falar sobre compromisso social?)
- How does social commitment influence life on forests? (Como o compromisso social pode influenciar a vida na floresta?)
- What are you doing to contribute to society? (O que você está fazendo para contribuir com a sociedade?)
- How will you contribute to a better forest environment? (Como você irá contribuir para um ambiente florestal melhor?)

Discussão direcionada ao tema escolhido pela turma: preservação de florestas, tais como:

- Prevenção das espécies, debater os problemas que causam a extinção das espécies, como: efeitos do aumento da população, destruição de habitats naturais, extinção de espécies em cadeia;

- Desmatamento, discutir as mais graves das consequências geradas pelo desmatamento, tais como: erosão do solo, perda de biodiversidade, extinção de rios, efeitos climáticos, desertificação e perda de recursos naturais.

Materiais utilizados

Quadro e giz.

Aula 2
Objetivos
Desenvolver os conteúdos gramaticais: futuro simples will.

Metodologia

Esclarecer conteúdos gramaticais referentes ao uso do auxiliar will.

Vocabulário referente aos cognatos e falsos cognatos.

Exemplo de atividades:
How will you make people aware of the need to avoid forest extinction? (Como você irá conscientizar as pessoas da necessidade de evitar a extinção florestal?)
What will you do to help the environment? (O que você fará para ajudar o meio ambiente?)

Material utilizado

Quadro e giz.



Aula 3
Objetivos
Expor o conhecimento adquirido na última aula confeccionando um cartaz.

Vocabulary - Vocabulário



Water – Água
Planet Earth – Terra
Soil – Solo
Trash – Lixo
Toxic waste – Resíduos tóxicos
Harvesting – Colheita
Energy – Energia
Lifestyle – Estilo de vida
Humanity – Humanidade
Polluting – Poluição
Technological advances – Avanços tecnológicos
To grow – Crescer
Habits – Hábitos
Environment – Ambiente
Health – Saúde
Overpopulation – Superpopulação
Unsustainable – Insustentável
Degradation – Degradação
Greenhouse effect – Efeito estufa
Gas emission – Emissão de gases
Acid Rain – Chuva ácida
Atmosphere - Atmosfera
Climate – Clima
Destruction – Destruição
To disappear – Desaparecer
Erosion – Erosão
To protect - proteger




Após a finalização dos cartazes, o material produzido será exposto na escola.

Metodologia

De acordo com as atividades anteriores, os alunos deverão confeccionar um cartaz em sala de aula com base nas questões trabalhadas e aplicar vocabulário concernente ao tema discutido.

Materiais utilizados
Quadro, giz, cartolina, giz de cera, lápis de cor e canetinhas.

Aula 4
Objetivos
Direcionar o tema aplicado nas aulas anteriores ao compromisso social e à formação do indivíduo.

Metodologia

Explorar a formação do indivíduo, para que os alunos tenham consciência de que o compromisso social é uma iniciativa própria, a partir dessa ideia, mostrar como e o que os alunos podem fazer para mudar a realidade.

Materiais utilizados

Quadro e giz.

Aula 5
Objetivos
Fortalecer a ideia de que o compromisso social depende do indivíduo (aluno).

Metodologia

Realizar uma atividade para que os alunos se sintam confortáveis com suas diferenças.

A atividade se baseia numa forma de aumentar a confiança própria e entender seu papel com a sociedade.

Materiais utilizados
Caixa, espelho e figurinhas.

Acadêmicos: Bruno Henrique Porazzi e Jade Cristine Dantas Fonseca
Temática: Compromisso Social – Vida Marinha.
Tema: Semântica
Série: 9º Ano
Objetivo: Discutir a participação do indivíduo diante do compromisso social, com base na preservação da vida marinha e os efeitos do aquecimento global.

Aula 1
Objetivos
Introduzir o tema vida marinha discutindo diferentes formas de sustentabilidade, tais como: aquecimento global e prevenção das espécies, baseados no compromisso social.

Metodologia

Discussão inicial acerca do compromisso social com as seguintes perguntas:

- Have you ever heard about social commitment? (Você já ouviu falar sobre compromisso social?)
- How does social commitment influence marine life? (Como o compromisso social pode influenciar na vida marinha?)
- Have you ever done something to contribute to society? (Você já fez alguma coisa para contribuir com a sociedade?)
- How can you contribute to a better marine environment? (Como você pode contribuir para um ambiente marinho melhor?)

Discussão direcionada ao tema escolhido pela turma: vida marinha, tais como:

- Aquecimento global, discutir acerca da contribuição do indivíduo para o combate contra o aquecimento global, elencando situações como: a emissão de gases, efeito estufa, mudanças no planeta, o uso de tecnologias e o aumento da população.

- Prevenção das espécies, debater os problemas que causam a extinção das espécies, como: efeitos do aumento da população, destruição de habitats naturais, extinção de espécies em cadeia.

Materiais utilizados

Quadro, giz e televisão pendrive.


Aula 2
Objetivos
Desenvolver os conteúdos gramaticais: presente perfeito e presente perfeito contínuo.

Metodologia

Esclarecer conteúdos gramaticais referentes ao presente perfeito e presente perfeito contínuo.

Exemplo de atividades:
How has marine environment benefited human life until now? (Como o ambiente marinho tem beneficiado a vida humana até agora?)
What have you been doing to help the environment? (O que você tem feito para ajudar o meio ambiente?)

Material utilizado

Quadro e giz.


Aula 3
Objetivos
Expor o conhecimento adquirido na última aula confeccionando um cartaz.

Metodologia

De acordo com as atividades anteriores, os alunos deverão confeccionar um cartaz em sala de aula com base nas questões trabalhadas e aplicar vocabulário concernente ao tema discutido.

Vocabulary - Vocabulário



Water – Água
Planet Earth – Terra
Trash – Lixo
Toxic waste – Resíduos tóxicos
Energy – Energia
Lifestyle – Estilo de vida
Humanity – Humanidade
Polluting – Poluição
Technological advances – Avanços tecnológicos
Habits – Hábitos
Environment – Ambiente
Health – Saúde
Overpopulation – Superpopulação
Unsustainable – Insustentável
Degradation – Degradação
Greenhouse effect – Efeito estufa
Gas emission – Emissão de gases
Ocean – Oceano
Sea – Mar
River – Rio
Coral reef – Recife de corais
Beach – Praia
Ice caps – Calotas Polares
Sea level – nível do mar



Após a finalização dos cartazes, o material produzido será exposto na escola.

Materiais utilizados

Quadro, giz, cartolina, giz de cera, lápis de cor e canetinhas.



Aula 4
Objetivos
Direcionar o tema aplicado nas aulas anteriores ao compromisso social e à formação do indivíduo.

Metodologia

Explorar a formação do indivíduo, para que os alunos tenham consciência de que o compromisso social é uma iniciativa própria, a partir dessa ideia, mostrar como e o que os alunos podem fazer para mudar a realidade.

Materiais utilizados
Quadro e giz.


Aula 5
Objetivos
Fortalecer a ideia de que o compromisso social depende do indivíduo (aluno).

Metodologia

Realizar uma atividade para que os alunos se sintam confortáveis com suas diferenças.

A atividade se baseia numa forma de aumentar a confiança própria e entender seu papel com a sociedade.

Materiais utilizados
Caixa, espelho e figurinhas.

ANEXO 10    Fotos – aulas Trajano Grácia

ANEXO 11    Banner V SIEPE

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