PROGRAMA
INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID
RELATÓRIO
DE ATIVIDADES (PORTFÓLIO)
PERÍODO:
AGOSTO/2017 A
FEVEREIRO/2018
Nome: Jade Cristine Dantas Fonseca
Subprojeto: Letras – Inglês
Coordenador (es): Ruth Mara Buffa
Função: ( X )
Bolsista de Iniciação à Docência
( ) Supervisor (a)
( ) Coordenador (a) de Área
( )
Coordenador (a) de Gestão
Atividades Desenvolvidas:
Minhas atividades no
PIBID começaram no primeiro semestre de 2017. Por ter iniciado no mês de abril,
meu primeiro passo foi observar aulas na escola Trajano Grácia. Elaboramos os
planos de aula de acordo com as indicações da docente, das discussões e dos
documentos analisados, e, em seguida, partimos para a atuação na escola. No mês
de junho, houve a II Feira de Internacionalização da UNICENTRO, onde tivemos
uma banca que foi composta de trabalhos, banners e atividades realizadas em
reuniões.
As atividades do
PIBID no segundo semestre consistiram primeiramente na preparação para o evento
V SIEPE - Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão, que seria composto
de palestras e oficinas, e que possibilitou aos integrantes do PIBID uma
exposição de seus trabalhos e planos de aula. Após este evento, as duplas
frequentaram novamente as salas de aula, desta vez na escola Pio XII, para a
aplicação dos planos de aula. Minha participação no programa foi finalizada com
a leitura de vários dos documentos propostos e a elaboração de resenhas sobre
eles. As realizações foram então compiladas no relatório final e neste
portfólio, através de anexos.
ANEXOS
ANEXO 1 Base Nacional
Comum Curricular
Língua Inglesa –
Fundamental
O
documento, que está em sua terceira versão atualmente, inclui em suas páginas
um espaço para o ensino de língua estrangeira, mais especificamente, a língua
inglesa. Em sua introdução, já se reconhece que a formação do aluno deve ser
consciente e crítica, assim como o ensino da língua inglesa deve oportunizar a
participação social e o intercâmbio cultural, visto que a sociedade vem se
tornando cada vez mais globalizada. O ensino do inglês como lingua franca
também é defendido. A justificativa é a de que as pessoas que utilizam do
idioma nem sempre fazem parte de um país onde o inglês é língua oficial, assim,
a aula questionaria a ideia de um único inglês "correto", como o
estadunidense ou o britânico, algo que facilitaria o processo de uma educação
voltada à interculturalidade.
“Eixos
organizadores” é uma ideia também presente na proposta. Segundo o documento, o
eixo "Oralidade" envolve a fala e a escuta, ou seja, a compreensão do
que se está sendo ensinado e a capacidade de produzir na língua. Tal eixo
proporcionaria a oportunidade do aluno arriscar-se a se fazer compreender e
lidar com a insegurança comumente percebida entre os indivíduos que aprendem
uma língua estrangeira. Recursos midiáticos são considerados imprescindíveis
durante as práticas discursivas em sala de aula, e são essas práticas naquele
espaço que tornarão possível a reflexão do aluno acerca do uso do idioma, pois,
fora da escola, muitos alunos não possuem a chance da vivência com a língua.
O chamado eixo
"Leitura" foca na construção de significados com base na compreensão
dos diversos gêneros textuais. O trabalho com gêneros verbais e híbridos
possibilitaria com que o ensino fosse contextualizado e situado, sendo assim
significativo, considerando que o aluno teria as mais variadas formas se
expressar-se e posicionar-se.
O eixo
"Escrita" promove movimentos ora coletivos, ora individuais, "de
planejamento-produção-revisão, [...] tendo em mente o objetivo do texto, o
suporte que lhe permitirá circulação social e seus possíveis leitores"
(BRASIL, p. 201). Com escritas autorais, o aluno procuraria comunicar o que se
deseja, através de um meio que considere o ato de escrever como prática social,
de modo que o aluno não veja sua produção como sem sentido ou finalidade
futura.
Assim
como os anteriores, o eixo "Conhecimentos linguísticos e gramaticais"
considera a contextualização durante o uso, a análise e a reflexão sobre a
língua. Contrastando-se à ideia de certo e errado no idioma, a proposta é de
que o aluno possa compreender o funcionamento sistêmico do inglês, notando
semelhanças e diferentes entre a(s) língua(s) sobre as quais já tenha
conhecimento.
O
eixo "Dimensão intercultural" reconhece a sociedade digital, sua
evolução e seu constante processo de interação, bem como os diferentes grupos
de pessoas e culturas que vivenciam essa era. Um dos objetivos do ensino seria
então fazer com que os alunos refletissem sobre o papel da língua inglesa no
mundo atual e seus efeitos entre povos, levando também em consideração a
perspectiva histórica.
A
partir dos eixos abordados, o documento cita também competências específicas
para o ensino fundamental, como as seguintes: comunicar-se na língua inglesa
através de mídias impressas ou digitais; identificar similaridades e diferenças
entre a língua inglesa e a língua materna ou outras línguas; reconhecer a
diversidade linguística como direito e seus usos como heterogêneos e
multimodais emergentes nas sociedades; utilizar novas tecnologias para
pesquisar, compartilhar e produzir sentidos em práticas de letramento, de forma
ética, crítica e responsável.
A
Base Nacional Comum Curricular busca a reflexão do aluno sobre a presença da
língua inglesa em seu cotidiano, observando assim suas intenções comunicativas
com o propósito de formar alunos que não apenas saibam sobre estruturas
gramaticais, mas que possam ter domínio de mais uma linguagem que circula
socialmente.
ANEXO 2 Base
Nacional Comum Curricular
Língua Inglesa – Ensino
Médio
Na
etapa da BNCC do Ensino Médio, nos é apresentado em sua introdução que o
documento deve se comprometer com a superação da fragmentação dos
conhecimentos. Assim como na etapa do Ensino Fundamental, são definidos
objetivos gerais e eixos de formação. O documento reconhece uma noção ampliada
da juventude, vendo-a não apenas como passagem para a maturidade, mas como uma
categoria social que está em constante transformação, que tem um importante
papel no rumo que a sociedade irá seguir, e que mantém diálogo com os demais
grupos sociais com os quais convive.
De
acordo com o documento, que cita a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, as finalidades
do Ensino Médio na formação dos indivíduos são consolidar e aprofundar os
conhecimentos adquiridos durante o Ensino Fundamental, preparar o aluno para o
trabalho e cidadania, aprimorar o aluno como pessoa humana, levando em
consideração sua formação ética, intelectual e crítica, e relacionar a teoria
com a prática no ensino de cada disciplina. Os jovens que concluem o Ensino
Médio devem ser capazes de questionar, analisar e posicionar-se criticamente no
mundo, comunicar-se usando as várias linguagens, solucionar problemas, liderar,
expressar-se e interagir com as diferenças do outro. Tudo isso é vinculado às
demais dimensões formativas, que são estas a "tecnologia", a
"ciência" e a "cultura".
Sobre
os eixos de formação, estes devem estar relacionados aos objetivos gerais das
áreas de conhecimento. Os eixos são: "Pensamento crítico e projeto de
vida", que diz respeito a uma atitude questionadora; "Intervenção no
mundo natural e social", que está relacionado ao protagonismo do estudante
quanto às questões sociais e ambientais; "Letramentos e capacidade de
aprender", que, presente também no Ensino Fundamental, foca na inserção do
aluno em esferas mais abrangentes da vida social; "Solidariedade e
sociabilidade", que diz respeito ao compromisso que o sujeito deve assumir
com relação à coletividade e à identidade, de modo que se adote uma postura
sensível e acolhedora diante das diferenças e relações sociais. Segundo o
texto,
Torna-se
importante, nessa etapa, que os/as estudantes tenham oportunidades para
aprofundar o conhecimento sobre a vida em sociedade e sobre possibilidades de
atuação, individual e coletiva, nas práticas sociais. Para isso, é necessário
propiciar situações de uso significativo de conhecimentos científicos,
culturais e tecnológicos para lidar com os desafios do seu tempo e compreender
sua relevância na formação para dar continuidade aos estudos e/ou inserir-se no
mundo do trabalho. (BRASIL, p. 514)
O documento afirma
que deve haver o intuito de evidenciar que a aprendizagem de língua estrangeira
deve acontecer por meio de textos e da apropriação de recursos
linguísticos-discursivos e culturais, para que, assim, o sujeito seja capaz de
refletir e atuar sobre questões relevantes.
ANEXO 3 Artigos sobre Teoria
do Caos e da Complexidade
Ao longo de sua
formação, que engloba não somente a licenciatura, mas também toda sua relação
com ambientes escolares durante e depois do curso, o professor é confrontado
por diversas reflexões sobre a educação através do tempo. Professores de uma segunda
língua. Passou-se por várias tendências, várias teorias e várias escolas, e
hoje ainda se experimenta dessas antigas e novas ideias. Os documentos
abordados atualmente durante a profissionalização do professor (DCEs e PCNs)
valorizam a formação do aluno como indivíduo crítico em relação à sociedade que
o cerca, o que de certa forma vai contra o que é realmente aplicado nas salas
de aulas, que se prendem a modelos tradicionais de ensino.
Desde a Revolução de
1930, a educação brasileira vem atravessando mudanças que influenciam a
sociedade como um todo. Nas palavras de RAMOS (2008, p. 77), “coube a ela [a
educação] a função de modelar a sociedade, mobilizando as concepções de mundo
vigentes e hegemônicas em níveis econômicos, políticos e culturais”, ou seja, a
escola passou a focar seu conhecimento em um aspecto ideológico de se observar
o mundo. A partir daí, o ensino foi cada vez mais burocratizado e organizado de
acordo com as leis de mercado. Passou também a ser de cunho quantitativo,
valorizando números e ignorando qualidade, de modo que a educação se
transformou em algo supérfluo e descartável, cuja prioridade é formação de
mão-de-obra.
O
Método Cartesiano, de Descartes, mencionado no trabalho de Ramos, estabelece
quatro preceitos básicos para a Educação. O primeiro sendo nunca admitir algo
como verdadeiro antes de conhecê-lo; o segundo, dividir os problemas para serem
examinados da melhor forma possível; o terceiro, começar do assunto mais
simples e subir gradualmente; o quarto, ter certeza de nada omitir. Para o
pensador, é essa ordem que o pensamento deveria seguir para chegar à sabedoria.
Seguindo essa linha, os conteúdos e disciplinas são hoje isolados, e o
conhecimento se dá de forma racional e objetiva. Nas palavras de David Bohm
(1980, apud SANTOS, 2008), “muitos dos nossos problemas se devem à tendência de
fragmentar o mundo e ignorar a interligação dinâmica entre todas as coisas
[...]”. O processo de aprendizagem ativa no indivíduo imagens, sons, vivências
e conhecimentos adquiridos previamente, que não devem ser ignorados. O modelo
cartesiano é indispensável em alguns aspectos, como as ciências exatas e
objetivas, mas é insuficiente para resumir a dimensão psico-social humana, como
problemas em que participam emoções e sentimentos (MARIOTTI).
O
Paradigma da Complexidade surge na década de 1970, século XX, com Edgar Morin.
Embora a palavra “complexidade” remeta à “complicação”, como afirma Boeira, “a
complexidade é a recusa da unilateralidade”. Tem uma interpelação
transdisciplinar, procurando derrubar limites entre as áreas e promover diálogo
entre as partes e o todo. Esse Paradigma é constituído por sete princípios:
Sistêmico, que liga o conhecimento das partes ao do todo; Hologramático, que
observa as partes que estão no todo, e vice-versa; Anel Retroativo, que
estipula que a causa age no efeito, e vice-versa; Anel Recursivo, que
estabelece que o produtor faz o produto, e vice-versa; Dialógico, que sustenta
que os opostos dialogam na Complexidade; e Reintrodução, que vê o conhecimento
como processo que envolve o sujeito e o objeto.
Para
o Paradigma de Complexidade, a Educação é parte do contexto histórico e social,
onde atuam as dimensões econômica, política, psicológica, biológica, etc., esse
todo está conectado e é indissociável. O sujeito depende da Educação, cujos
aspectos estão em comunhão.
Segundo
Bartlett (1990, apud BORGES, 2016), um professor reflexivo é aquele que avalia
todas as origens e consequências do seu trabalho. Ainda na obra de Borges,
comenta-se sobre o ciclo reflexivo de Wallace, que atualmente é considerado o
modelo mais produtivo para a formação inicial de professores de línguas. Com
base na busca pela reflexão do aluno, o professor reconhece os conhecimentos
prévios do discente e os objetivos do que está sendo ensinado no cotidiano
deste, de modo que os dois estejam intrínsecos.
RAMOS, Roberto. A Educação e o
Conhecimento: Uma Abordagem Complexa. Educar, Curitiba, n. 32, p. 75-86, 2008.
Editora UFPR.
BORGES, Elaine Ferreira do Vale. Um
Modelo Caótico de Desenvolvimento Reflexivo da Profissionalidade de Professores
de Línguas. ReVEL, v. 14, n. 27, 2016 [WWW.revel.inf.br].
SANTOS, Akiko. Complexidade e
Transdisciplinaridade em Educação: Cinco Princípios Para Resgatar o Elo
Perdido. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, jan/abr, 2008.
MARIOTTI, Humberto. Complexidade e
Pensamento Complexo (Texto Introdutório). São Paulo: Editora Palas Athena,
2000.
BOEIRA, Sérgio Luís. Paradigma e
Complexidade: Breve Introdução.
ANEXO 4
Planos de Aula –
Escola Pio XII
Escola: Colégio Pio XII
Professor: Bruno Henrique Porazzi e Jade
Cristine Dantas Fonseca
Tema: Compromisso Social
Conteúdo: Palavras Cognatas
Séries: 6º Anos
Tempo: 50 minutos
Objetivo geral
Reconhecer
os nomes dos animais no inglês através do papel do indivíduo da sociedade.
Objetivos específicos
Discutir
sobre o papel do indivíduo no bom funcionamento da sociedade;
Identificar
os animais e seus nomes na língua inglesa;
Reconhecer
a ligação entre o conteúdo e o tema estudados através do novo vocabulário sobre
preservação de espécies.
Aula 1
Procedimentos
Passo 1
Os
professores começam a aula apresentando-se para os alunos.
Passo 2
Após a breve apresentação, o professor começa a aula
norteando os alunos ao tema que será trabalhado com as perguntas abaixo:
What is the meaning of social commitment? (Qual é o significado de
compromisso social?)
What do you know about social commitment? (O que você sabe sobre o
compromisso social?)
What can we do to improve the environment? (O que podemos fazer para
melhorar o ambiente?)
Passo 3
O professor aplicará o vídeo abaixo para ilustrar a situação
na qual se encontra a extinção de animais.
https://www.youtube.com/watch?v=_EzH41hiYJM
Os
alunos deverão explicar do que o vídeo está falando.
What is
extinction?
What
causes extinction?
How to
save endangered animals?
What
other animals are in extinction?
Passo 4
O professor distribuirá um texto relacionado ao tema, para
isso, os alunos deverão sublinhar as palavras cognatas, caso os alunos não as
conheçam, o professor explicará o que são elas dando exemplos diversos:
Cognate Words
A cognate is
a word in one language that looks similar (or the same) and has the same (or
similar) meaning as a word in another language.
Ex: accidental: acidental;
creation: criação; connect: conectar; different: diferente; economy: economia;
emotion: emoção; example: exemplo; future: futuro; garage: garagem; positive:
positivo; potential: potencial; offensive: ofensivo; reaction: reação; regular:
regular; comedy: comédia; comic: cômico; competition: competição; composition:
composição; human: humano; idea: ideia; minute: minuto; mission: missão; music:
música; important: importante; persistent: persistente; television: televisão;
material: material; pages: páginas; video: vídeo
Passo 5
A seguir, os alunos deverão sublinhar as palavras cognatas
no texto e após, eles completarão as palavras abaixo procurando seu significado
em um dicionário.
1-
Underline the cognate words and find the words in the dictionary. (Sublinhe as palavras cognatas e
encontre as palavras abaixo no dicionário.)
Endangered means to be under threat or near extinction. When a species/animal is endangered it means that
they are disappearing fast or have a very small population - not
large enough to survive.
Extinction means the end of existence for a species.
For example, the South China Tiger is one of the most endangered animals
in the world and the most vulnerable of all Tigers. In fact, this subspecies is
already extinct in the wild, and only a few specimens are still alive
in captivity.
Vocabulary:
means -
significa
Near –
perto
When –
quando
Disappear – desaparecer
South China Tiger – tigre-do-sul-chinês
Already – já
Finalização
Caso os alunos não finalizem as
atividades, eles irão faze-las como tarefa.
Aula
2
Procedimentos
Passo
1
O professor ira revisar a última
atividade com o intuito de revisá-la e corrigi-la.
Passo
2
Após a correção, o professor irá
pedir para que os alunos interpretem o texto e apontem os aspectos que são
visíveis no dia a dia.
Passo
3
O professor irá aplicar o
seguinte vocabulário referente aos animais.
As palavras em inglês serão
escritas no quadro e os alunos deverão completa-las de acordo com as palavras
que já conhecem.
Bee
|
Abelha
|
Lion
|
Leão
|
Eagle
|
Águia
|
Monkey
|
Macaco
|
Whale
|
Baleia
|
Bat
|
Morcego
|
Beetle
|
Besouro
|
Fly
|
Mosca
|
Butterfly
|
Borboleta
|
Mule
|
Mula
|
Dog
|
Cachorro
|
Rhinoceros
|
Rinoceronte
|
Horse
|
Cavalo
|
Fish
|
Peixe
|
Crab
|
Caranguejo
|
Pig
|
Porco
|
Snake
|
Cobra
|
Bird
|
Pássaro
|
Rabbit
|
Coelho
|
Mouse
|
Rato
|
Crocodile
|
Crocodilho
|
Turtle
|
Tartaruga
|
Giraffe
|
Girafa
|
Tiger
|
Tigre
|
Elephant
|
Elefante
|
Shark
|
Tubarão
|
Chicken
|
Galinha
|
Bear
|
Urso
|
Cat
|
Gato
|
Cow
|
Vaca
|
Hippopotamus / Hippo
|
Hipopótamo
|
Dolphin
|
Golfilho
|
Penguin
|
Pinguim
|
Zebra
|
Zebra
|
Finalização
Os alunos irão terminar a
atividade como tarefa.
Aula
3
Procedimentos
Passo
1
O professor irá corrigir o
vocabulário conjuntamente com os alunos.
Passo
2
O professor irá utilizar a TV
pendrive para a próxima atividade.
Tal atividade, será realizada da
seguinte forma: será apresentada uma sequência com imagens de animais, os
alunos deverão destacar uma folha do caderno e colocar o nome dos animais em
ordem.
Finalização
O professor recolherá as
atividades e revisará as imagens na TV.
Aula
4
Procedimentos
Passo
1
O professor irá entregar as
atividades dos alunos e irá corrigi-la.
Passo
2
Os
professores usarão da TV pen drive para ilustrar a situação das espécies em
extinção, mostrando diversos animais em diferentes níveis de extinção, como por
exemplo:
Least Concern:
Near Threatened:
Vulnerable Species:
Endangered Species;
Critically Endangered;
Extinct in the Wild;
Extinct;
Passo
3
Os alunos deverão realizar uma
atividade de pesquisa.
A atividade consiste na escolha
de um animal e suas característica, apontando o motivo da extinção e em qual
situação o animal se encontra.
Finalização
Os alunos deverão finalizar a
atividade em casa.
Aula
5
Procedimentos
O professor realizará uma
atividade com perguntas e respostas sobre os animais.
Big animal that has one horn:
This animal has a very long neck
Man’s best friend
Lives in the cold and waddles
Slow moving and has a shell
Stripped animal that looks like a horse
Can swin under water and walk on land has a big bite
This animal has a long trunk
This animal likes to eat carrots and sugar cubes
This animal loves bananas
Some say this animal has nine lives
Has big ears and like to hop
King of the jungle
Finalização
Os
alunos irão responder as questões e receberão um presente de despedida.
ANEXO 5
Sétimos anos – PIO XII
Plano de Aula 1
Escola: Colégio Pio XII
Professores: Bruno Henrique Porazzi e Jade Cristine Dantas Fonseca
Tema: Compromisso Social
Conteúdo: Palavras cognatas.
Séries: 7º Anos
Tempo: 50 minutos
Objetivo Geral:
Criar possibilidades do aprendizado
em língua inglesa.
Objetivos Específicos:
Encontrar no dicionário as palavras
solicitadas no texto.
Reconhecer o que são palavras
cognatas.
Identificar palavras cognatas no
texto.
Procedimentos
Passo 1
O professor começa a aula
apresentando-se para os alunos.
Passo 2
Após a breve apresentação, o
professor começa a aula norteando os alunos ao tema que será trabalhado com as
perguntas abaixo:
What is the meaning of social commitment? (Qual
é o significado de compromisso social?)
What do you know about social commitment? (O
que você sabe sobre o consumismo responsável?)
What can we do to improve a better environment?
(O que podemos fazer para melhorar o ambiente?)
Passo 3
Após discussão, ainda continuando a
respeito da última pergunta, o professor fala sobre o desperdício dos alimentos
que gera o consumo irresponsável.
O professor aplicará o vídeo abaixo
para ilustrar a situação na qual se encontra o desperdício de alimentos.
O professor irá numa primeira vez
passar o vídeo sem áudio e perguntará para os alunos do que se trata o vídeo.
Em uma segunda vez, o professor irá ativar o áudio e após eles assistirem o
vídeo, os alunos deverão explicar do que o vídeo está falando.
Passo 4
O professor distribuirá um texto
relacionado ao tema, para isso, os alunos deverão sublinhar as palavras
cognatas, caso os alunos não as conheçam, o professor explicará o que são elas
dando exemplos diversos:
Cognate
Words
A cognate is a word in one language
that looks similar (or the same) and has the same (or similar) meaning as
a word in another language.
Ex: accidental: acidental; creation: criação; connect: conectar;
different: diferente; economy: economia; emotion: emoção; example: exemplo;
future: futuro; garage: garagem; positive: positivo; potential: potencial;
offensive: ofensivo; reaction: reação; regular: regular; comedy: comédia;
comic: cômico; competition: competição; composition: composição; human: humano;
idea: ideia; minute: minuto; mission: missão; music: música; important:
importante; persistent: persistente; television: televisão; material: material;
pages: páginas; video: vídeo
A seguir, os alunos deverão
sublinhar as palavras cognatas no texto e após, eles completarão as palavras abaixo
procurando seu significado em um dicionário.
1- Underline the cognate words and find the
words in the dictionary. (Sublinhe as palavras cognatas e encontre as
palavras abaixo nos dicionários.)
Food
loss and waste reduction
Hunger is still one of the most urgent
development challenges, yet the world is producing more than enough
food. The FAO-led Save Food initiative is partnering with international
organizations, the private sector and civil society
to enable food systems to reduce food loss and waste in both the
developing and the industrialized world.
Vocabulary:
loss: perda waste:
desperdício hunger: fome
still: ainda development: desenvolvimento challange: desafio
enough: suficiente partnering: parceria to
enable: permitir
Finalização
Quando os alunos terminarem as
atividades, o professor fará a correção das palavras cognatas e das palavras
encontradas no dicionário.
Plano de aula 2
Turma: 7º ano
Tema: Compromisso Social
Conteúdos: Quantificadores / Alimentos
Tempo: 50 minutos
Professores: Bruno Henrique Porazzi e Jade Cristine Dantas Fonseca
Objetivo geral
Identificar
os quantificadores na língua inglesa e sua funcionalidade.
Objetivos específicos
Discutir
sobre o papel do indivíduo no bom funcionamento da sociedade;
Identificar
os alimentos e seus nomes na língua inglesa;
Reconhecer
a ligação entre o conteúdo e o tema estudados através do novo vocabulário sobre
preservação de espécies.
Métodos
- Passo 1
O professor chegará e revisará o
conteúdo da aula anterior, debatendo rapidamente sobre compromisso social.
O professor corrigirá as atividades
entregues anteriormente sobre palavras cognatas.
- Passo 2
Um vocabulário sobre alimentos será
discutido com os alunos:
Egg – ovo
Bread – pão
Pasta – macarrão
Rice – arroz
Cheese – queijo
Meat – carne
Chicken – frango
Fish – peixe
Oil – óleo
Butter – manteiga
Sugar – açúcar
Salt – sal
Pepper – pimenta
Fruits = frutas
Apple – maçã
Orange – laranja
Lemon – limão
Banana – banana
Tangerine – mexerica
Grapes – uvas
Pineapple – abacaxi
Vegetables = vegetais
Tomato – tomate
Potato – batata
Onion – cebola
Drinks = bebidas
Water – água
Coffee – café
Tea – chá
Juice – suco
Milk – leite
Soda – refrigerante
Plano de aula 3
Turma: 7º ano
Tema: Compromisso Social
Conteúdos: Quantificadores / Alimentos
Tempo: 50 minutos
Professores: Bruno Henrique Porazzi e Jade Cristine Dantas Fonseca
Objetivo geral
Identificar
os quantificadores na língua inglesa e sua funcionalidade.
Objetivos específicos
Discutir
sobre o papel do indivíduo no bom funcionamento da sociedade;
Identificar
os alimentos e seus nomes na língua inglesa;
Reconhecer
a ligação entre o conteúdo e o tema estudados através do novo vocabulário sobre
preservação de espécies.
Métodos
Passo 1
Os
quantificadores many, much, a lot of, lots of (“muito”,
em Português) são normalmente empregues da seguinte forma:
|
substantivos
contáveis no plural |
a lot of (books)
lots of (books) |
many (books)
|
substantivos
não-contáveis |
a lot of (water)
lots of (water) |
much (water)
|
NOTA: lots of é mais informal que a lot of. |
Embora
normalmente empregues na negativa e interrogativa, many e much podem também ser empregues na afirmativa:
Many children love animals.
Much has been done to improve the environment.
- Os substantivos contáveis são
utilizados com aquilo que podemos contar através de números.
She has three dogs.
I own a house.
- Os substantivos incontáveis são
utilizados com aquilo que não podemos contar através de números. Eles podem
identificar ideias ou qualidades abstratas e objetos físicos muito pequenos
para ser contados (líquidos, substâncias em pó, gases, etc.).
He did not have much sugar
- Alguns substantivos são contáveis
em outros idiomas, mas incontáveis em inglês. Nesses casos, eles devem seguir
as regras dos substantivos incontáveis. Bread
Passo 2
O professor trabalhará as seguintes
atividades com os alunos:
I - Classifique os
seguintes substantivos em contáveis ou incontáveis.
1. Apple
2. Milk
3. Pineapple
4. Orange
5. Apple
juice
6. Wine
7. Banana
8. Water
II – Complete as sentenças com
“many” ou “much”:
I spend too ________ time in the shower.
I have _______ apples at home.
Do you want _______ water?
I have _________ food to eat.
Plano de aula 4
Turma: 7º ano
Tema: Compromisso Social
Conteúdos: Quantificadores / Alimentos
Tempo: 50 minutos
Professores: Bruno Henrique Porazzi e Jade Cristine Dantas Fonseca
Os alunos
elaborarão um cartaz, em grupos, expondo seus conhecimentos sobre desperdício
de alimento e como evitá-lo. Sob orientação dos professores do PIBID,
traduzirão suas frases para a língua inglesa, com ajuda também de dicionários
disponibilizados pela escola.
Plano de aula 5
Turma: 7º ano
Tema: Compromisso Social
Conteúdos: Quantificadores / Alimentos
Tempo: 50 minutos
Professores: Bruno Henrique Porazzi e Jade Cristine Dantas Fonseca
Cada grupo
formado durante a aula anterior deve finalizar seus trabalhos e expor seus
cartazes para outras turmas, explicando sobre o desperdício de alimentos e seus
malefícios, bem como maneiras de evitá-lo.
ANEXO 6 Certificado V SIEPE DIREITOS HUMANOS:
DIALOGANDO SOBRE A DIVERSIDADE
ANEXO 7 Fotos V SIEPE
ANEXO
8 Resenha Capítulos 2,
4 e 8: Understanding Language Teaching: from Method to Postmethod
O livro
“Understanding Language Teaching: From Method to Postmethod”, de B.
Kumaravadivelu, é dividido em três partes que totalizam dez capítulos. A
primeira, intitulada Language, Learning,
and Teaching, é uma introdução e fala de conceitos e preceitos (primeiro
capítulo), fatores e processos (segundo capítulo), input e interação (terceiro capítulo). A segunda parte, Language Teaching Methods, engloba
constituintes e categorias dos métodos (quarto capítulo), métodos centrados na
linguagem (quinto capítulo), métodos centrados no aluno (sexto capítulo), e
métodos centrados no aprendizado (sétimo capítulo). Já a terceira e última
parte, Postmethod Perspectives, fala
sobre a condição, a pedagogia e as dificuldades do pós-metodo, com um capítulo
sendo dedicado a cada um desses aspectos citados.
No segundo capítulo,
pode-se adentrar no assunto sobre input,
intake e desenvolvimento da L2. O autor explica, por exemplo, que o input é toda informação na L2 a qual o
aprendiz é exposto. Ele lembra que há três tipos de input, e que este deve se mostrar disponível aos aprendizes ou que
estes devem buscar por este input, ou
seja, está diretamente ligado ao interesse e à motivação daquele que aprende.
Sobre o intake, vemos que é a informação que é
realmente internalizada, dentre aquela disponível, e que o produto dessas
representações mentais é o considerado output.
Kumaravadivelu menciona também uma abordagem balanceada, que diz que, além da
visão de “período crítico”, há um também chamado período sensitivo à
aprendizagem de idiomas, onde “the sensitivity does not disappear at a fixed
point; instead it is thought to fade away over a longer period of time” (p.
32).
Já no quarto
capítulo, o autor foca nos métodos de ensino de língua já estabelecidos e
utilizados, de maneira que ele observe a conexão destes com as características
fundamentais vistas na parte anterior do livro. Primeiramente, foi importante
neste capítulo destacar a diferença entre método e metodologia. O primeiro é
visto como os métodos conceituados e construídos por especialistas na área,
enquanto o segundo termo é aquilo que o professor realmente pratica na sala
durante suas aulas, adaptado de acordo com seus objetivos.
O autor fala também
sobre o “method boom” da década de
1970, e as consequências disso, que levaram a incapacidade de categorizar os
métodos em uma maneira coerente, já que não se sabe a quantidade exata de
métodos sendo utilizados atualmente. Porém, ele ainda é capaz de citar três
categorias de métodos: language-centered
methods, learner-centered methods,
e learning-centered methods. Kumaravadivelu
também fala dos new methods, que são
os Community Language Learning, the
Silent Way, Suggestopedia, e Total
Physical Response.
No oitavo capítulo,
o autor afirma que todos os métodos são consideravelmente limitados.
Having witnessed how methods go through endless cycles
of life, death, and rebirth, the language teaching profession seems to have
reached a state of heightened awareness—an awareness that as long as it is
caught up in the web of method, it will continue to get entangled in an
unending search for an unavailable solution, an awareness that such a search
drives it to continually recycle and repackage the same old ideas, and an
awareness that nothing short of breaking the cycle can salvage the situation. (p. 162)
Neste capítulo
também, são expostos cinco mitos relacionados a métodos e como eles são vistos.
1) Há um método melhor pronto e esperando para ser descoberto; 2) Método
constitui o princípio organizador do ensino de línguas; 3) O método tem um
valor universal e não-histórico; 4) Os teóricos concebem o conhecimento e os
professores consomem conhecimento; 5) O método é neutro e não tem motivação
ideológica. É pensando nisso que o autor propõe, em uma das subdivisões do
capítulo, a morte do método e alguns parâmetros pedagógicos.
Este documento é um
trabalho importante para que o leitor reflita sobre os métodos existentes e
suas falhas, bem como a possibilidade de melhoria deles. Também auxilia o
professor a entender as noções de input,
intake e output, que são aspectos
relevantes a serem considerados durante o planejamento das aulas e o decorrer
destas.
ANEXO 9 Planos de Aula – Escola
Trajano Grácia
Relações Humanas e
Responsabilidade Social
Justificativa
O
presente projeto se justifica pela necessidade de levar aos alunos do Ensino
médio e fundamental, conhecimentos que estimulem a criatividade, a reflexão, a
criticidade, a formação individual e as relações humanas na construção de um
cidadão atuante e responsável em seu meio social.
Objetivo
Geral
Propor a criação de um projeto
voltado às necessidades do contexto escolar e na localidade em que os alunos
residem, a fim de desenvolver o pensamento crítico e reflexivo na formação do
aluno como cidadão.
Acadêmicos: Bruno Henrique Porazzi e Jade Cristine Dantas
Fonseca
Temática: Compromisso Social – Consumo Irresponsável
Tema: Semântica
Série: 7º Ano
Objetivo: Discutir a participação do indivíduo diante do
compromisso social, com base no consumismo responsável.
Aula 1
Objetivos
Metodologia
Discussão inicial acerca do compromisso social com
as seguintes perguntas:
- Have you ever
heard about social commitment? (Você já ouviu
falar sobre compromisso social?)
- How does
social commitment influence responsible consumption? (Como o compromisso social pode influenciar o
consumismo responsável?)
- Do you do
something to contribute to society? (Você
faz algo para contribuir com a sociedade?)
- Do you know
how to contribute to responsible consumption? (Como
você pode contribuir para o consumismo responsável?)
Discussão direcionada ao tema escolhido pela turma:
consumismo responsável, tais como:
- Significado de um consumo
responsável, discutir acerca de maneiras com que o indivíduo pode
contribuir para a redução do desequilíbrio dos usos de recursos naturais,
considerando as ideias de cidadania, recursos renováveis e não-renováveis, e
hábitos a serem mudados;
- Produção
orgânica, discutir o
tema como um processo produtivo comprometido com a organicidade e sanidade da
produção de alimentos vivos, para garantir a saúde dos seres humanos.
Materiais utilizados
Quadro e giz.
Aula 2
Objetivos
Metodologia
Esclarecer conteúdos gramaticais referentes ao uso
dos auxiliares do e does.
Exemplo de
atividades:
How does irresponsible consumption can
affect the world? (Como um consumo
irresponsável pode afetar o mundo?)
What do you do to help the environment? (O que você tem feito para ajudar o meio ambiente?)
Materiais
utilizados
Quadro e giz.
Aula 3
Objetivos
Metodologia
Water
– Água
Planet
Earth – Terra
Soil
– Solo
Trash
– Lixo
Toxic
waste – Resíduos
tóxicos
Harvesting
– Colheita
Energy
– Energia
Lifestyle
– Estilo
de vida
Humanity
–
Humanidade
Polluting
– Poluição
Technological
advances –
Avanços tecnológicos
To
grow –
Crescer
Consumption –
Consumo
Habits
– Hábitos
Environment
–
Ambiente
Health
– Saúde
Overpopulation
– Superpopulação
Unsustainable
– Insustentável
Degradation
– Degradação
Greenhouse
effect – Efeito
estufa
Gas
emission –
Emissão de gases
Fertilizer -
Fertilizante
Global warming
– Aquecimento global
Após a finalização dos cartazes, o material
produzido será exposto na escola.
Materiais
utilizados
Aula 4
Direcionar o tema
aplicado nas aulas anteriores ao compromisso social e à formação do indivíduo.
Metodologia
Explorar a formação do indivíduo, para que os alunos
tenham consciência de que o compromisso social é uma iniciativa própria, e, a
partir dessa ideia, mostrar como e o que os alunos podem fazer para mudar a
realidade.
Quadro e giz.
Aula 5
Fortalecer a
ideia de que o compromisso social depende do indivíduo (aluno).
Metodologia
Realizar uma atividade para que os alunos se sintam
confortáveis com suas diferenças.
Materiais utilizados
Caixa, espelho e
figurinhas.
Acadêmicos: Bruno Henrique Porazzi e Jade Cristine Dantas
Fonseca
Temática: Compromisso Social - Preservação das Florestas.
Tema: Semântica
Série: 8º Ano
Objetivo: Discutir
a participação do indivíduo diante do compromisso social, com base na
preservação das florestas e as consequências do desmatamento.
Aula 1
Objetivos
Introduzir o tema preservação de florestas
discutindo diferentes formas de sustentabilidade, tais como: desmatamento,
aquecimento global e prevenção das espécies, baseados no compromisso social.
Metodologia
Discussão inicial acerca do compromisso social com
as seguintes perguntas:
- Have you ever
heard about social commitment? (Você já ouviu
falar sobre compromisso social?)
- How does
social commitment influence life on forests? (Como
o compromisso social pode influenciar a vida na floresta?)
- What are you
doing to contribute to society? (O
que você está fazendo para contribuir com a sociedade?)
- How will you
contribute to a better forest environment? (Como
você irá contribuir para um ambiente florestal melhor?)
Discussão direcionada ao tema escolhido pela turma:
preservação de florestas, tais como:
- Prevenção das espécies, debater os
problemas que causam a extinção das espécies, como: efeitos do aumento da
população, destruição de habitats naturais, extinção de espécies em cadeia;
- Desmatamento, discutir as mais graves das
consequências geradas pelo desmatamento, tais como: erosão do solo, perda de
biodiversidade, extinção de rios, efeitos climáticos, desertificação e perda de
recursos naturais.
Materiais
utilizados
Quadro e giz.
Aula 2
Objetivos
Desenvolver os conteúdos gramaticais: futuro simples
will.
Metodologia
Esclarecer conteúdos gramaticais referentes ao uso
do auxiliar will.
Vocabulário referente aos cognatos e falsos
cognatos.
Exemplo de
atividades:
How will you make people aware
of the need to avoid forest extinction? (Como você irá conscientizar as pessoas da
necessidade de evitar a extinção florestal?)
What will you do to help the environment? (O que você fará para ajudar o meio ambiente?)
Material
utilizado
Quadro e giz.
Aula 3
Objetivos
Expor o conhecimento adquirido na última aula
confeccionando um cartaz.
Vocabulary
- Vocabulário
Water – Água
Planet Earth – Terra
Soil – Solo
Trash – Lixo
Toxic waste – Resíduos
tóxicos
Harvesting – Colheita
Energy – Energia
Lifestyle – Estilo
de vida
Humanity –
Humanidade
Polluting – Poluição
Technological advances –
Avanços tecnológicos
To grow –
Crescer
Habits – Hábitos
Environment –
Ambiente
Health – Saúde
Overpopulation –
Superpopulação
Unsustainable – Insustentável
Degradation – Degradação
Greenhouse effect – Efeito
estufa
Gas emission –
Emissão de gases
Acid
Rain – Chuva ácida
Atmosphere
- Atmosfera
Climate – Clima
Destruction – Destruição
To disappear – Desaparecer
Erosion – Erosão
To protect
- proteger
Após a finalização dos cartazes, o material
produzido será exposto na escola.
Metodologia
De acordo com as atividades anteriores, os alunos
deverão confeccionar um cartaz em sala de aula com base nas questões
trabalhadas e aplicar vocabulário concernente ao tema discutido.
Materiais
utilizados
Quadro, giz, cartolina, giz de cera, lápis de cor e
canetinhas.
Aula 4
Objetivos
Direcionar o tema aplicado nas aulas anteriores ao
compromisso social e à formação do indivíduo.
Metodologia
Explorar a formação do indivíduo, para que os alunos
tenham consciência de que o compromisso social é uma iniciativa própria, a
partir dessa ideia, mostrar como e o que os alunos podem fazer para mudar a
realidade.
Materiais
utilizados
Quadro e giz.
Aula 5
Objetivos
Fortalecer a ideia de que o compromisso social
depende do indivíduo (aluno).
Metodologia
Realizar uma atividade para que os alunos se sintam
confortáveis com suas diferenças.
A atividade se baseia numa forma de aumentar a
confiança própria e entender seu papel com a sociedade.
Materiais
utilizados
Caixa, espelho e figurinhas.
Acadêmicos: Bruno Henrique Porazzi e Jade Cristine Dantas
Fonseca
Temática: Compromisso Social – Vida Marinha.
Tema: Semântica
Série: 9º Ano
Objetivo: Discutir
a participação do indivíduo diante do compromisso social, com base na
preservação da vida marinha e os efeitos do aquecimento global.
Aula 1
Objetivos
Introduzir o tema vida marinha discutindo diferentes
formas de sustentabilidade, tais como: aquecimento global e prevenção das
espécies, baseados no compromisso social.
Metodologia
Discussão inicial acerca do compromisso social com
as seguintes perguntas:
- Have you ever
heard about social commitment? (Você já ouviu
falar sobre compromisso social?)
- How does
social commitment influence marine life? (Como
o compromisso social pode influenciar na vida marinha?)
- Have you ever
done something to contribute to society? (Você
já fez alguma coisa para contribuir com a sociedade?)
- How can you
contribute to a better marine environment? (Como
você pode contribuir para um ambiente marinho melhor?)
Discussão direcionada ao tema escolhido pela turma:
vida marinha, tais como:
- Aquecimento global, discutir acerca da
contribuição do indivíduo para o combate contra o aquecimento global, elencando
situações como: a emissão de gases, efeito estufa, mudanças no planeta, o uso
de tecnologias e o aumento da população.
- Prevenção das espécies, debater os
problemas que causam a extinção das espécies, como: efeitos do aumento da
população, destruição de habitats naturais, extinção de espécies em cadeia.
Materiais
utilizados
Quadro, giz e televisão pendrive.
Aula 2
Objetivos
Desenvolver os conteúdos gramaticais: presente
perfeito e presente perfeito contínuo.
Metodologia
Esclarecer conteúdos gramaticais referentes ao
presente perfeito e presente perfeito contínuo.
Exemplo de
atividades:
How has marine environment benefited human life until now? (Como o ambiente marinho tem beneficiado a vida
humana até agora?)
What have you been doing to help the
environment? (O que você tem feito
para ajudar o meio ambiente?)
Material
utilizado
Quadro e giz.
Aula 3
Objetivos
Expor o conhecimento adquirido na última aula
confeccionando um cartaz.
Metodologia
De acordo com as atividades anteriores, os alunos
deverão confeccionar um cartaz em sala de aula com base nas questões
trabalhadas e aplicar vocabulário concernente ao tema discutido.
Vocabulary
- Vocabulário
Water – Água
Planet Earth – Terra
Trash – Lixo
Toxic waste – Resíduos
tóxicos
Energy – Energia
Lifestyle – Estilo
de vida
Humanity –
Humanidade
Polluting – Poluição
Technological advances –
Avanços tecnológicos
Habits – Hábitos
Environment –
Ambiente
Health – Saúde
Overpopulation – Superpopulação
Unsustainable – Insustentável
Degradation – Degradação
Greenhouse effect – Efeito
estufa
Gas emission –
Emissão de gases
Ocean
– Oceano
Sea –
Mar
River
– Rio
Coral reef –
Recife de corais
Beach
– Praia
Ice caps
– Calotas Polares
Sea level
– nível do mar
Após a finalização dos cartazes, o material
produzido será exposto na escola.
Materiais
utilizados
Quadro, giz, cartolina, giz de cera, lápis de cor e
canetinhas.
Aula 4
Objetivos
Direcionar o tema aplicado nas aulas anteriores ao
compromisso social e à formação do indivíduo.
Metodologia
Explorar a formação do indivíduo, para que os alunos
tenham consciência de que o compromisso social é uma iniciativa própria, a
partir dessa ideia, mostrar como e o que os alunos podem fazer para mudar a
realidade.
Materiais
utilizados
Quadro e giz.
Aula 5
Objetivos
Fortalecer a ideia de que o compromisso social
depende do indivíduo (aluno).
Metodologia
Realizar uma atividade para que os alunos se sintam
confortáveis com suas diferenças.
A atividade se baseia numa forma de aumentar a
confiança própria e entender seu papel com a sociedade.
Materiais
utilizados
Caixa, espelho e figurinhas.
ANEXO 10 Fotos – aulas Trajano Grácia
ANEXO
11 Banner V SIEPE
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