Uma das propostas iniciais do Subprojeto Inglês foi a experimentação de novas metodologias à medida que os acadêmicos fossem incorporando conhecimentos práticos e teóricos ao longo da vivência PIBID. Considerando que após três anos de estudos e práticas as condições já estavam suficientemente postas para um passo à frente, decidimos avançar para um nível mais alto: o ensino da Língua Inglesa por meio de Projetos de Ensino.
Para que as condições teóricas fossem favoráveis e agregadoras, os acadêmicos puderam optar, no primeiro semestre, entre duas linhas de conhecimentos: a Pedagogia Pós-Método, proposta por Kumaravadivelu, e a Teoria do Caos e da Complexidade, amplamente explorada pela Profª Drª Elaine Borges (UEPG) em seus estudos. As resenhas resultantes dessas reflexões podem ser lidas neste blog, em link próprio.
Para que as condições teóricas fossem favoráveis e agregadoras, os acadêmicos puderam optar, no primeiro semestre, entre duas linhas de conhecimentos: a Pedagogia Pós-Método, proposta por Kumaravadivelu, e a Teoria do Caos e da Complexidade, amplamente explorada pela Profª Drª Elaine Borges (UEPG) em seus estudos. As resenhas resultantes dessas reflexões podem ser lidas neste blog, em link próprio.
Finalizadas as fases de discussão, começamos a elaborar os projetos com a ajuda, participação e orientação das Supervisoras Márcia Molinari e Cristiani Moraes Leandro Molinari. O cronograma de trabalho seguiu as seguintes fases: 1. Observação participativa nas turmas em que haveria a intervenção, por, no mínimo, quatro aulas; 2. Identificação de interesses e/ou necessidades de cada turma específica. Nesta fase, os acadêmicos discutiam, nas reuniões semanais, as demandas de cada grupo, relacionando-as com o estudos teóricos realizados. 3. Elaboração de Projetos de Ensino de acordo com as temáticas agregadoras identificadas. 4. Intervenção nas turmas.
Apresento a seguir, a proposta norteadora para a elaboração dos projetos. e as propostas de Projeto de Ensino elaboradas, por duplas.
Relações Humanas e Responsabilidade Social
Tópicos
- · Igualdade de gênero
- · Formação do indivíduo
- · Relações e valores familiares
- · Cidadania e coletividade
- · Compromisso social
Justificativa
·
O presente projeto se justifica pela
necessidade de levar conhecimentos para os alunos EF/EM que estimulem a
criatividade, a reflexão, a criticidade, a formação individual, as relações
humanas, na construção de um cidadão atuante e responsável em seu meio social.
Objetivo Geral
·
Propor a criação de um projeto voltado às
necessidades do contexto escolar e na localidade em que os alunos residem, afim
de desenvolver o pensamento crítico e reflexivo na formação como cidadão na
formação como cidadão.
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