sábado, 29 de julho de 2017

O Trabalho por meio de Projetos de Ensino (I)

Little Girl Reading Stock ImagesUma das propostas iniciais do Subprojeto Inglês foi a experimentação de novas metodologias à medida que os acadêmicos fossem  incorporando conhecimentos práticos e teóricos ao longo da vivência PIBID. Considerando que após três anos de estudos e práticas as condições já estavam suficientemente postas para um passo à frente, decidimos avançar para um nível mais alto: o ensino da Língua Inglesa por meio de Projetos de Ensino. 
Para que as condições teóricas fossem favoráveis e agregadoras, os acadêmicos puderam optar, no primeiro semestre,  entre duas linhas de conhecimentos: a Pedagogia Pós-Método, proposta por Kumaravadivelu, e a Teoria do Caos e da Complexidade, amplamente explorada pela Profª Drª Elaine Borges (UEPG) em seus estudos. As resenhas resultantes dessas reflexões podem ser lidas neste blog, em link próprio.
Finalizadas as fases de discussão, começamos a elaborar os projetos com a ajuda, participação e orientação das Supervisoras Márcia Molinari e Cristiani Moraes Leandro Molinari. O cronograma de trabalho seguiu as seguintes fases: 1. Observação participativa nas turmas em que haveria a intervenção, por, no mínimo, quatro aulas; 2. Identificação de interesses e/ou necessidades de cada turma específica. Nesta fase, os acadêmicos discutiam, nas reuniões semanais, as demandas de cada grupo, relacionando-as com o estudos teóricos realizados. 3. Elaboração de Projetos de Ensino de acordo com as temáticas agregadoras identificadas. 4. Intervenção nas turmas.
Apresento a seguir, a proposta norteadora para a elaboração dos projetos. e as propostas de Projeto de Ensino elaboradas, por duplas.

Relações Humanas e Responsabilidade Social

Tópicos

  • ·         Igualdade de gênero
  • ·         Formação do indivíduo
  • ·         Relações e valores familiares
  • ·         Cidadania e coletividade
  • ·         Compromisso social



Justificativa

·         O presente projeto se justifica pela necessidade de levar conhecimentos para os alunos EF/EM que estimulem a criatividade, a reflexão, a criticidade, a formação individual, as relações humanas, na construção de um cidadão atuante e responsável em seu meio social.


Objetivo Geral

·         Propor a criação de um projeto voltado às necessidades do contexto escolar e na localidade em que os alunos residem, afim de desenvolver o pensamento crítico e reflexivo na formação como cidadão na formação como cidadão.
















0 comentários:

Postar um comentário

Powered By Blogger
© Copyright 2013
 
;