Formação
do Individuo
Justificativa
O
presente projeto se justifica pela necessidade de levar aos alunos do Ensino
médio e fundamental, conhecimentos que estimulem a criatividade, a reflexão, a criticidade,
a formação individual e as relações humanas na construção de um cidadão atuante
e responsável em seu meio social.
Objetivo
Geral
Propor a criação de um projeto
voltado às necessidades do contexto escolar e na localidade em que os alunos
residem, afim de desenvolver o pensamento crítico e reflexivo na formação do
aluno como cidadão.
Acadêmicos: Marcel Augusto Gonçalves, Kael Lima
Temática: Formação do individuo
Séries: 6º, 7º Ano
Objetivo: Conscientizar os alunos sobre atitudes e situações
cotidianas.
Aula 1
Objetivos: Apresentação e discussão de conceitos sobre a
formação do indivíduo, tais como: empatia, respeito, solidariedade, dignidade,
fraternidade, amizade.
Metodologia:
·
Dividir a sala em
grupos de 5 alunos.
·
Levar cartões com
dilemas cotidianos.
·
Cada grupo deverá
retirar um cartão do recipiente.
·
O grupo terá 5 minutos
para discutir sobre o cartão.
·
Um representante do
grupo deve ler o conteúdo do cartão para a sala.
·
Em seguida devem
propor possíveis soluções para os dilemas.
·
Os grupos deveriam
passar os dilemas para o inglês com o auxílio do dicionário e dos professores
Os dilemas eram:
Clementina e Juquinha estudam na mesma classe. Juquinha sempre pede cola nas provas para
Clementina.
Joesefina nunca faz suas lições de casa e nunca traz o
material didático para aula.
Bento geralmente joga seus materiais escolares e objetos
perigosos nos seus colegas, ele acha que isso é muito divertido.
Rosinha é uma menina muito inteligente e se dedica nos
estudos, mas as vezes, ao tentar ajudar seus colegas, Rosinha corrige eles na
frente de toda a sala.
Joaquim e Florentina são melhores amigos e estudam juntos na
mesma classe. Mas eles estão sempre falando de seus colegas, dando risadas e
cochichando.
Frequentemente Matilde dá apelidos sem graça para seus
amigos da sala, e eles não gostam desses apelidos.
Aula 2
Objetivos: Inspirados pela aula anterior, durante essa aula
os alunos deverão criar novos dilemas cotidianos e apresenta-los em forma de um
pequeno teatro.
Metodologia:
·
Mantendo os grupos
formados na última aula, cada grupo deverá começar a trabalhar em seus próprios
dilemas, elaborando frases e falas com o auxílio dos alunos-professores.
Aula 3
Objetivos: Apresentar os trabalhos desenvolvidos durante a
aula 2.
Metodologia:
·
Reorganizar a sala de
maneira que haja espaço suficiente para os grupos se apresentarem.
·
Cada grupo deve-se
dirigir para o espaço organizado e apresentar a situação em inglês, podendo
recorrer ao auxílio dos alunos-professores em dificuldades de pronuncia.
Aula 4
Objetivos: Exercícios de fixação da gramática apresentada.
Metodologia: Foram elaborados exercícios para que os alunos
respondessem durante a aula e retirassem suas duvidas sobre a gramática
utilizada durante esse período.
1) Complete os espaços abaixo
usando am, is ou are.
a) São Paulo ________________ a
big city.
b) São Paulo and Rio de Janeiro
___________________ big cities.
c) My dog _______________ very fat.
d) We _______________ good students.
e) They _______________ my friends.
f) Maria ______________ my best friend.
g) He ________________ Peter’s brother.
h) I _________________ a teacher.
2) Complete as frases abaixo com os pronomes I, he,
she, it, we ou they.
a) This is Filomena. __________ is my sister.
b) These are my students. ______________ are
very intelligent.
c) _____ am an English teacher.
d) Juquinha, Matilde and I are from Brazil.
___________ are Brazilian
e) Bartolomeu is a cool boy. ________ is my
best friend.
f) Cloe is a cat. ______ is my cat.
3) Responda as perguntas abaixo.
a) What is your name?
_________________________________________________________________
b) What is your father’s name?
_________________________________________________________________
d) What is your pet’s name?
_________________________________________________________________
e) What is your best friend’s name?
__________________________________________________________________
f) What is your favorite color?
__________________________________________________________________
0 comentários:
Postar um comentário