domingo, 30 de julho de 2017

O Trabalho por meio de Projetos de Ensino (V): Marcel Augusto Gonçalves e Kael Lima

Formação do Individuo
Justificativa
The five pack - multicultural friends Royalty Free Stock Images
            O presente projeto se justifica pela necessidade de levar aos alunos do Ensino médio e fundamental, conhecimentos que estimulem a criatividade, a reflexão, a criticidade, a formação individual e as relações humanas na construção de um cidadão atuante e responsável em seu meio social.

Objetivo Geral
Propor a criação de um projeto voltado às necessidades do contexto escolar e na localidade em que os alunos residem, afim de desenvolver o pensamento crítico e reflexivo na formação do aluno como cidadão.



Acadêmicos: Marcel Augusto Gonçalves, Kael Lima
Temática: Formação do individuo
Séries: 6º, 7º Ano
Objetivo: Conscientizar os alunos sobre atitudes e situações cotidianas.

Aula 1
Objetivos: Apresentação e discussão de conceitos sobre a formação do indivíduo, tais como: empatia, respeito, solidariedade, dignidade, fraternidade, amizade.

Metodologia:
·         Dividir a sala em grupos de 5 alunos.
·         Levar cartões com dilemas cotidianos.
·         Cada grupo deverá retirar um cartão do recipiente.
·         O grupo terá 5 minutos para discutir sobre o cartão.
·         Um representante do grupo deve ler o conteúdo do cartão para a sala.
·         Em seguida devem propor possíveis soluções para os dilemas.
·         Os grupos deveriam passar os dilemas para o inglês com o auxílio do dicionário e dos professores
Os dilemas eram:
Clementina e Juquinha estudam na mesma classe.  Juquinha sempre pede cola nas provas para Clementina.

 Joãozinho nunca deixa ninguém da sala falar, ele sempre conversa quando outros alunos e professores estão falando.

Joesefina nunca faz suas lições de casa e nunca traz o material didático para aula.
Bento geralmente joga seus materiais escolares e objetos perigosos nos seus colegas, ele acha que isso é muito divertido.

Rosinha é uma menina muito inteligente e se dedica nos estudos, mas as vezes, ao tentar ajudar seus colegas, Rosinha corrige eles na frente de toda a sala.

Joaquim e Florentina são melhores amigos e estudam juntos na mesma classe. Mas eles estão sempre falando de seus colegas, dando risadas e cochichando.

Frequentemente Matilde dá apelidos sem graça para seus amigos da sala, e eles não gostam desses apelidos.



Aula 2
Objetivos: Inspirados pela aula anterior, durante essa aula os alunos deverão criar novos dilemas cotidianos e apresenta-los em forma de um pequeno teatro.
Metodologia:
·         Mantendo os grupos formados na última aula, cada grupo deverá começar a trabalhar em seus próprios dilemas, elaborando frases e falas com o auxílio dos alunos-professores.


Aula 3

Objetivos: Apresentar os trabalhos desenvolvidos durante a aula 2.
Metodologia:
·         Reorganizar a sala de maneira que haja espaço suficiente para os grupos se apresentarem.
·         Cada grupo deve-se dirigir para o espaço organizado e apresentar a situação em inglês, podendo recorrer ao auxílio dos alunos-professores em dificuldades de pronuncia.

Aula 4

Objetivos: Exercícios de fixação da gramática apresentada.

Metodologia: Foram elaborados exercícios para que os alunos respondessem durante a aula e retirassem suas duvidas sobre a gramática utilizada durante esse período.


1) Complete os espaços abaixo usando am, is ou are.
a) São Paulo ________________ a big city.
b) São Paulo and Rio de Janeiro ___________________ big cities.
c) My dog _______________ very fat.
d) We _______________ good students.
e) They _______________ my friends.
f) Maria ______________ my best friend.
g) He ________________ Peter’s brother.
h) I _________________ a teacher.

2) Complete as frases abaixo com os pronomes I, he, she, it, we ou they.
a) This is Filomena. __________ is my sister.
b) These are my students. ______________ are very intelligent.
c) _____ am an English teacher.
d) Juquinha, Matilde and I are from Brazil. ___________ are Brazilian
e) Bartolomeu is a cool boy. ________ is my best friend.
f) Cloe is a cat. ______ is my cat.

3) Responda as perguntas abaixo.
a) What is your name?
_________________________________________________________________
b) What is your father’s name?
 _________________________________________________________________
d) What is your pet’s name?
 _________________________________________________________________
e) What is your best friend’s name?
__________________________________________________________________
f) What is your favorite color?
__________________________________________________________________


0 comentários:

Postar um comentário

Powered By Blogger
© Copyright 2013
 
;