domingo, 30 de julho de 2017

O Trabalho por meio de Projetos de Ensino (IV): Ana Carolina Batista e Roberta Aparecida Diadio

Relações Humanas e Responsabilidade Social

Justificativa:
O presente projeto se justifica pela necessidade de levar aos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, informações/conhecimentos que estimule, a reflexão, a criticidade, a formação individual, as relações humanas, na construção de um cidadão atuante e responsável em seu meio social.

Objetivos:
*Desenvolver o pensamento crítico, de maneira que os alunos reflitam em sua formação como cidadãos perante o meio em que convive.
Christmas Royalty Free Stock Photo*Propor a criação de um projeto voltado às necessidades do contexto escolar e na localidade em que os alunos residem a fim de desenvolver o pensamento crítico e reflexivo na formação do aluno como cidadão.

Metodologia:
O projeto vai ser desenvolvido, a princípio, a partir de algumas atividades.
ü  Coleta e apresentação de informações sobre igualdade de gênero;
ü  Destaque aos pontos que particularizam a igualdade;
ü  Desenvolvimento de atividades artístico-culturais, que explore a criatividade dos alunos a partir das informações apresentadas e atividades gramaticais para comprovar a aquisição do conhecimento.
ü  Criação de ideias voltada às necessidades detectadas pelos alunos sobre o tema.

Avaliação:
O projeto será avaliado na totalidade de suas ações, culminando com o trabalho final, onde os alunos apresentarão suas ideias do que pode ser mudado para que haja realmente igualdade de gêneros.

Subtítulo do projeto: Igualdade de gênero
Acadêmicas: Ana Carolina Batista / Roberta Aparecida Diadio
Professora Supervisora: Ruth Mara Buffa
Turma: 8º Anos
Colégio: Pio XII

Aula 1:
Objetivos:
·         Coleta e apresentação de informações sobre igualdade de gênero;
·         Destaque aos pontos que particularizam a igualdade de gênero conforme as experiências dos alunos (conhecimento prévio).
Metodologia:
·         Investigar sobre o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema;
·         Apresentar o tema através de vídeo e debate com os alunos.
Passo 1: Apresentar o tema que será trabalhado (Igualdade de gênero);
Passo 2: Discutir sobre o que os alunos sabem sobre o tema;
Passo 3: Anotar as sugestões no quadro. Brainstorm com as palavras-chave das respostas.
Passo 4: Apresentar o vídeo sobre igualdade de gênero (link: www.youtube.com/watch?v=ZCGLC-vziRc);
Passo 5: Discutir com os alunos se eles conhecem o vídeo, se reconhecem o tema que ele aborda e qual seria o objetivo do vídeo;
Passo 6: Perguntar se já passaram por alguma situação como no vídeo, ou viram algo assim acontecendo.

Aula 2:
Objetivos:
·         Apresentar o conteúdo gramatical.
·         Notificar os alunos sobre os futuros conteúdos das aulas.
Metodologia:
·         Retomar os pontos que particularizam a igualdade;
·         Explicar o conteúdo gramatical.
Passo 1: Retomar o vocabulário e o assunto da aula passada;
Passo 2: Retomar o vídeo (link acima);
Passo 3: Utilizar u o episodio 3 da 18ª temporada de Os Simpsons;
Passo 4: Discutir o que pode ser aplicado em suas vidas;
Passo 5: Apresentar o Grau Comparativo, que será trabalhado em cima do tema;
Passo 6: Informar como serão as futuras atividades.

Aula 3:
Objetivos:
·         Através da explicação e exercícios entregues aos alunos, investigar seu grau de conhecimento e entendimento sobre o conteúdo.
Metodologia:
·         Entregar conteúdo impresso;
·         Aplicar e corrigir os exercícios em sala;
·         Falar sobre a futura atividade que faremos em sala.
Passo 1: Entregar as regras do grau comparativo impressas;
Passo 2: Explicar as regras;
Passo 3: Aplicar exercícios sobre o grau comparativo para que os alunos fixem melhor o conteúdo;
Passo 4: Corrigir os exercícios em sala;
Passo 5: Pedir para os alunos escreverem uma frase em casa, já pensando em um desenho para ilustrar, em português, mas usando o que foi trabalhado pela professora e o grau comparativo, sobre igualdade de gênero.
Graus de Adjetivos

Em inglês não é muito diferente do português quando se trata de graus. Existe o grau: comparativo (comparative). O comparativo tem sua divisão bem clara e distinta em: inferioridade, igualdade e superioridade.
1. Comparativo de inferioridade (inferiority):
LESS + ADJETIVO + THAN
A silver ring is less expensive than a gold ring. (Um anel de prata é menos caro que um anel de ouro)
This homework is less difficult than the previous one. (Este dever de casa é menos difícil que o anterior)
2. Comparativo de igualdade (equality):
AS + ADJETIVO + AS
Peter is as short as his father. (Peter é tão baixo quanto seu pai)
Chris was as beautiful as her sister. (Cris estava tão bonita quanto sua irmã)
3. Comparativo de superioridade (superiority):
ADJETIVO + ER + THAN
=> Palavras (adjetivo) monossílabas, ou seja, adjetivos curtos (até duas sílabas) como small, tall e thin, basta acrescentar o sufixo er + than, se o adjetivo acabar pela sequencia CVC, ou seja, consoante-vogal-consoante, não se esqueça de duplicar a última letra, como ocorre com a palavra big, que vira bigger
ADJETIVO
GRAU COMPARATIVO DE SUPERIORIDADE
OLD (velho)
OLDER
CLEAR (claro)
CLEARER
TALL (alto)
TALLER
SMALL (pequeno)
SMALLER
STRANGE (estranho)
STRANGER

ADJETIVO
GRAU COMPARATIVO DE SUPERIORIDADE
FAT (gordo)
FATTER
HOT (quente)
HOTTER
BIG (grande)
BIGGER
THIN (magro)
THINNER
=> Palavras (adjetivos) dissílabas, ou seja, para adjetivos que tiverem até duas sílabas em inglês e terminarem com ‘y’, basta apagar o ‘y’ e acrescentar ier.
Exemplos:
My dad is older than my mother. (Meu pai é mais velho que minha mãe)

Of the two girls, Jane is taller than Yara.
(Das duas garotas, Jane é mais gorda que Yara)

Janaina is prettier than Luis. (Janaina é mais bonita que Luis)
ADJETIVO
GRAU COMPARATIVO DE SUPERIORIDADE
PRETTY (bonito)
PRETTIER
EASY (fácil)
EASIER
BUSY (ocupado)
BUSIER

Observação: Para adjetivos maiores (longos), não precisa fazer nenhuma alteração em sua forma. Basta usar o MORE (mais) + THAN ou o LESS (menos) + THAN antes dos comparativos.
Exemplo:
This TV Show is more interesting than the other. (Este programa de TV é mais interessante do que o outro.)
My bag is less organized than yours. (A minha bolsa é menos organizada do que a sua.)
Exceções:
Adverb
Comparative
Good
Better
Bad
Worse
Far
Farther/Further
Little
Less
Much
More

Exercícios:
1) Complete the sentences with the comparative of equality (Complete as sentenças com o comparativo de igualdade):
AS + Adjective + AS
 Equality

a) Mary is _______ beautiful _______ Jane.
b) Julie is _______ rich _______ Paul.
c) Today is _______ hot _______ yesterday.
d) She works _______ much _______ any men.
2) Complete the sentences with the comparative of superiority (Complete as sentenças com o comparativo de superioridade):
….…..ER + THAN
Superiority
MORE………THAN
Superiority

a) I am old_______ _______ you.
b) Carol is young_______ _______ you.
c) Japanese is _______ difficult _______ English.
d) This story is ________ interesting _______ that one.
3) Complete the sentences with the comparative of inferiority (Complete as sentenças com o comparativo de inferioridade):
LESS….. THAN
Inferiority

a) George is _______ generous _______ Paul.
b) John makes _______ money _______ Lucy.
c) Joe is _______ intelligent _______ Betty.
d) This coat is _______ expensive _______ that one.


Aula 4:
Objetivos:
·         Avaliar (nota final) a compreensão dos alunos através da atividade aplicada para esta aula (e das demais aulas em que foram avaliados).
Metodologia:
·         Pedir que os alunos passem a frase para o inglês e façam o desenho para avaliarmos.
Passo 1: Passar a frase que foi escrito em casa para o inglês;
Passo 2: Fazer um desenho para essa frase;

Passo 3: A nota será dada pela professora regente.


0 comentários:

Postar um comentário

Powered By Blogger
© Copyright 2013
 
;