Relações
Humanas e Responsabilidade Social
Justificativa:
O presente projeto se justifica
pela necessidade de levar aos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio,
informações/conhecimentos que estimule, a reflexão, a criticidade, a formação
individual, as relações humanas, na construção de um cidadão atuante e
responsável em seu meio social.
Objetivos:
*Desenvolver o pensamento
crítico, de maneira que os alunos reflitam em sua formação como cidadãos perante
o meio em que convive.
*Propor a criação de um projeto
voltado às necessidades do contexto escolar e na localidade em que os alunos
residem a fim de desenvolver o pensamento crítico e reflexivo na formação do
aluno como cidadão.
Metodologia:
O projeto vai ser desenvolvido,
a princípio, a partir de algumas atividades.
ü Coleta
e apresentação de informações sobre igualdade de gênero;
ü Destaque
aos pontos que particularizam a igualdade;
ü Desenvolvimento
de atividades artístico-culturais, que explore a criatividade dos alunos a
partir das informações apresentadas e atividades gramaticais para comprovar a
aquisição do conhecimento.
ü Criação
de ideias voltada às necessidades detectadas pelos alunos sobre o tema.
Avaliação:
O projeto será avaliado na
totalidade de suas ações, culminando com o trabalho final, onde os alunos
apresentarão suas ideias do que pode ser mudado para que haja realmente
igualdade de gêneros.
Subtítulo
do projeto: Igualdade de gênero
Acadêmicas:
Ana Carolina
Batista / Roberta Aparecida Diadio
Professora
Supervisora: Ruth
Mara Buffa
Turma: 8º Anos
Colégio:
Pio XII
Aula
1:
Objetivos:
·
Coleta e apresentação
de informações sobre igualdade de gênero;
·
Destaque aos pontos
que particularizam a igualdade de gênero conforme as experiências dos alunos
(conhecimento prévio).
Metodologia:
·
Investigar sobre o
conhecimento prévio dos alunos sobre o tema;
·
Apresentar o tema
através de vídeo e debate com os alunos.
Passo 1: Apresentar o tema que será trabalhado (Igualdade de
gênero);
Passo 2: Discutir sobre o que os alunos sabem sobre o tema;
Passo 3: Anotar as sugestões no quadro. Brainstorm com as
palavras-chave das respostas.
Passo 4: Apresentar o vídeo sobre igualdade de gênero (link:
www.youtube.com/watch?v=ZCGLC-vziRc);
Passo 5: Discutir com os alunos se eles conhecem o vídeo, se
reconhecem o tema que ele aborda e qual seria o objetivo do vídeo;
Passo 6: Perguntar se já passaram por alguma situação como
no vídeo, ou viram algo assim acontecendo.
Aula 2:
Objetivos:
·
Apresentar o conteúdo
gramatical.
·
Notificar os alunos
sobre os futuros conteúdos das aulas.
Metodologia:
·
Retomar os pontos que
particularizam a igualdade;
·
Explicar o conteúdo
gramatical.
Passo 1: Retomar o vocabulário e
o assunto da aula passada;
Passo 2: Retomar o vídeo (link
acima);
Passo 3: Utilizar u o episodio 3
da 18ª temporada de Os Simpsons;
Passo 4: Discutir o que pode ser
aplicado em suas vidas;
Passo 5: Apresentar o Grau
Comparativo, que será trabalhado em cima do tema;
Passo 6: Informar como serão as
futuras atividades.
Aula
3:
Objetivos:
·
Através da explicação
e exercícios entregues aos alunos, investigar seu grau de conhecimento e
entendimento sobre o conteúdo.
Metodologia:
·
Entregar conteúdo
impresso;
·
Aplicar e corrigir os
exercícios em sala;
·
Falar sobre a futura
atividade que faremos em sala.
Passo 1: Entregar as regras do
grau comparativo impressas;
Passo 2: Explicar as regras;
Passo 3: Aplicar exercícios
sobre o grau comparativo para que os alunos fixem melhor o conteúdo;
Passo 4: Corrigir os exercícios
em sala;
Passo 5: Pedir para os alunos
escreverem uma frase em casa, já pensando em um desenho para ilustrar, em
português, mas usando o que foi trabalhado pela professora e o grau
comparativo, sobre igualdade de gênero.
Graus de Adjetivos
Em inglês não é muito diferente do português quando
se trata de graus. Existe o grau: comparativo (comparative).
O comparativo tem sua divisão bem clara e distinta em: inferioridade, igualdade
e superioridade.
1. Comparativo de inferioridade (inferiority):
LESS + ADJETIVO + THAN
A silver
ring is less expensive than a gold ring. (Um anel de prata é menos caro que um anel de ouro)
This
homework is less difficult than the previous one. (Este dever de casa é menos difícil que o anterior)
2. Comparativo de igualdade (equality):
AS + ADJETIVO + AS
Peter is
as short as his father. (Peter é tão
baixo quanto seu pai)
Chris was
as beautiful as her sister. (Cris estava
tão bonita quanto sua irmã)
3. Comparativo de superioridade (superiority):
ADJETIVO + ER + THAN
=> Palavras (adjetivo) monossílabas, ou seja, adjetivos curtos (até duas
sílabas) como small, tall e thin,
basta acrescentar o sufixo er + than, se o adjetivo acabar pela
sequencia CVC, ou seja, consoante-vogal-consoante, não se esqueça de duplicar a
última letra, como ocorre com a palavra big,
que vira bigger
ADJETIVO
|
GRAU COMPARATIVO DE SUPERIORIDADE
|
OLD (velho)
|
OLDER
|
CLEAR (claro)
|
CLEARER
|
TALL (alto)
|
TALLER
|
SMALL (pequeno)
|
SMALLER
|
STRANGE (estranho)
|
STRANGER
|
ADJETIVO
|
GRAU COMPARATIVO DE SUPERIORIDADE
|
FAT (gordo)
|
FATTER
|
HOT (quente)
|
HOTTER
|
BIG (grande)
|
BIGGER
|
THIN (magro)
|
THINNER
|
=> Palavras (adjetivos) dissílabas, ou seja, para adjetivos que tiverem até
duas sílabas em inglês e terminarem com ‘y’, basta apagar o ‘y’ e acrescentar ier.
Exemplos:
My dad is
older than my mother. (Meu pai é
mais velho que minha mãe)
Of the two girls, Jane is taller than Yara. (Das duas garotas, Jane é mais gorda que Yara)
Janaina is prettier than Luis. (Janaina é mais bonita que Luis)
ADJETIVO
|
GRAU COMPARATIVO DE SUPERIORIDADE
|
PRETTY (bonito)
|
PRETTIER
|
EASY (fácil)
|
EASIER
|
BUSY (ocupado)
|
BUSIER
|
Observação: Para adjetivos maiores (longos),
não precisa fazer nenhuma alteração em sua forma. Basta usar o MORE (mais) + THAN ou o LESS (menos)
+ THAN antes dos comparativos.
Exemplo:
This TV
Show is more interesting than the other. (Este programa de TV é mais interessante do que
o outro.)
My bag is less organized than yours. (A minha bolsa é menos organizada do que a sua.)
Exceções:
Adverb
|
Comparative
|
Good
|
Better
|
Bad
|
Worse
|
Far
|
Farther/Further
|
Little
|
Less
|
Much
|
More
|
Exercícios:
1) Complete the sentences with the
comparative of equality (Complete as sentenças com o comparativo de igualdade):
AS + Adjective + AS
Equality
|
a) Mary
is _______ beautiful _______ Jane.
b) Julie
is _______ rich _______ Paul.
c) Today
is _______ hot _______ yesterday.
d) She
works _______ much _______ any men.
2) Complete the sentences with the
comparative of superiority (Complete as sentenças com o comparativo de
superioridade):
….…..ER + THAN
Superiority
|
MORE………THAN
Superiority
|
a) I am
old_______ _______ you.
b) Carol
is young_______ _______ you.
c)
Japanese is _______ difficult _______ English.
d) This
story is ________ interesting _______ that one.
3) Complete the sentences with the
comparative of inferiority (Complete as sentenças com o comparativo de
inferioridade):
LESS….. THAN
Inferiority
|
a) George
is _______ generous _______ Paul.
b) John
makes _______ money _______ Lucy.
c) Joe is
_______ intelligent _______ Betty.
d) This
coat is _______ expensive _______ that one.
Aula
4:
Objetivos:
·
Avaliar (nota final) a
compreensão dos alunos através da atividade aplicada para esta aula (e das
demais aulas em que foram avaliados).
Metodologia:
·
Pedir que os alunos
passem a frase para o inglês e façam o desenho para avaliarmos.
Passo 1: Passar a frase que foi
escrito em casa para o inglês;
Passo 2: Fazer um desenho para
essa frase;
Passo 3: A nota será dada pela
professora regente.
0 comentários:
Postar um comentário