Após as discussões de planejamento com as Supervisoras Márcia e Cristiani, as duplas elaboraram seus Projetos para aplicação nas salas de aulas designadas.
Temática: Compromisso Social – Consumo Irresponsável
Tema: Semântica
Série: 7º Ano
Objetivo: Discutir a participação do indivíduo diante do
compromisso social, com base no consumismo responsável.
Aula 1
Objetivos
Metodologia
Discussão inicial acerca do compromisso social com
as seguintes perguntas:
- Have you ever
heard about social commitment? (Você já ouviu
falar sobre compromisso social?)
- How does
social commitment influence responsible consumption? (Como o compromisso social pode influenciar o
consumismo responsável?)
- Do you do
something to contribute to society? (Você
faz algo para contribuir com a sociedade?)
- Do you know
how to contribute to responsible consumption? (Como
você pode contribuir para o consumismo responsável?)
Discussão direcionada ao tema escolhido pela turma:
consumismo responsável, tais como:
- Significado de um consumo
responsável, discutir acerca de maneiras com que o indivíduo pode
contribuir para a redução do desequilíbrio dos usos de recursos naturais,
considerando as ideias de cidadania, recursos renováveis e não-renováveis, e
hábitos a serem mudados;
- Produção
orgânica, discutir o
tema como um processo produtivo comprometido com a organicidade e sanidade da
produção de alimentos vivos, para garantir a saúde dos seres humanos.
Aula 2
Objetivos
Metodologia
Esclarecer conteúdos gramaticais referentes ao uso
dos auxiliares do e does.
Exemplo de atividades:
How does irresponsible consumption can
affect the world? (Como um consumo
irresponsável pode afetar o mundo?)
What do you do to help the environment? (O que você tem feito para ajudar o meio ambiente?)
Aula 3
Objetivos
Metodologia
Planet
Earth – Terra
Soil
– Solo
Trash
– Lixo
Toxic
waste – Resíduos
tóxicos
Harvesting
– Colheita
Energy
– Energia
Lifestyle
– Estilo
de vida
Humanity
–
Humanidade
Polluting
– Poluição
Technological
advances –
Avanços tecnológicos
To
grow –
Crescer
Consumption –
Consumo
Habits
– Hábitos
Environment
–
Ambiente
Health
– Saúde
Overpopulation
– Superpopulação
Unsustainable
– Insustentável
Degradation
– Degradação
Greenhouse
effect – Efeito
estufa
Gas
emission –
Emissão de gases
Fertilizer -
Fertilizante
Global warming
– Aquecimento global
Após a finalização dos cartazes, o material
produzido será exposto na escola.
Aula 4
Direcionar o
tema aplicado nas aulas anteriores ao compromisso social e à formação do
indivíduo.
Metodologia
Explorar a formação do indivíduo, para que os alunos
tenham consciência de que o compromisso social é uma iniciativa própria, e, a
partir dessa ideia, mostrar como e o que os alunos podem fazer para mudar a
realidade.
Quadro e giz.
Aula 5
Fortalecer a
ideia de que o compromisso social depende do indivíduo (aluno).
Metodologia
Realizar uma atividade para que os alunos se sintam
confortáveis com suas diferenças.
Materiais utilizados
Caixa, espelho e
figurinhas.
Temática: Compromisso Social - Preservação das Florestas.
Tema: Semântica
Série: 8º Ano
Objetivo: Discutir a
participação do indivíduo diante do compromisso social, com base na preservação
das florestas e as consequências do desmatamento.
Aula 1
Objetivos
Introduzir o tema preservação de florestas
discutindo diferentes formas de sustentabilidade, tais como: desmatamento,
aquecimento global e prevenção das espécies, baseados no compromisso social.
Metodologia
Discussão inicial acerca do compromisso social com
as seguintes perguntas:
- Have you ever
heard about social commitment? (Você já ouviu
falar sobre compromisso social?)
- How does
social commitment influence life on forests? (Como
o compromisso social pode influenciar a vida na floresta?)
- What are you
doing to contribute to society? (O
que você está fazendo para contribuir com a sociedade?)
- How will you
contribute to a better forest environment? (Como
você irá contribuir para um ambiente florestal melhor?)
Discussão direcionada ao tema escolhido pela turma:
preservação de florestas, tais como:
- Prevenção das espécies, debater os problemas
que causam a extinção das espécies, como: efeitos do aumento da população,
destruição de habitats naturais, extinção de espécies em cadeia;
- Desmatamento, discutir as mais graves das
consequências geradas pelo desmatamento, tais como: erosão do solo, perda de
biodiversidade, extinção de rios, efeitos climáticos, desertificação e perda de
recursos naturais.
Materiais
utilizados
Quadro e giz.
Aula 2
Objetivos
Desenvolver os conteúdos gramaticais: futuro simples
will.
Metodologia
Esclarecer conteúdos gramaticais referentes ao uso
do auxiliar will.
Vocabulário referente aos cognatos e falsos
cognatos.
Exemplo de
atividades:
How will you make people
aware of the need to avoid forest extinction? (Como você irá conscientizar as pessoas da
necessidade de evitar a extinção florestal?)
What will you do to help the environment? (O que você fará para ajudar o meio ambiente?)
Material
utilizado
Quadro e giz.
Aula 3
Objetivos
Expor o conhecimento adquirido na última aula
confeccionando um cartaz.
Vocabulary
- Vocabulário
Water – Água
Planet Earth – Terra
Soil – Solo
Trash – Lixo
Toxic waste – Resíduos
tóxicos
Harvesting – Colheita
Energy – Energia
Lifestyle – Estilo
de vida
Humanity –
Humanidade
Polluting – Poluição
Technological advances –
Avanços tecnológicos
To grow –
Crescer
Habits – Hábitos
Environment –
Ambiente
Health – Saúde
Overpopulation –
Superpopulação
Unsustainable – Insustentável
Degradation – Degradação
Greenhouse effect – Efeito
estufa
Gas emission –
Emissão de gases
Acid
Rain – Chuva ácida
Atmosphere
- Atmosfera
Climate – Clima
Destruction – Destruição
To disappear – Desaparecer
Erosion – Erosão
To protect
- proteger
Metodologia
De acordo com as atividades anteriores, os alunos
deverão confeccionar um cartaz em sala de aula com base nas questões
trabalhadas e aplicar vocabulário concernente ao tema discutido.
Materiais
utilizados
Quadro, giz, cartolina, giz de cera, lápis de cor e
canetinhas.
Aula 4
Objetivos
Direcionar o tema aplicado nas aulas anteriores ao
compromisso social e à formação do indivíduo.
Metodologia
Explorar a formação do indivíduo, para que os alunos
tenham consciência de que o compromisso social é uma iniciativa própria, a
partir dessa ideia, mostrar como e o que os alunos podem fazer para mudar a
realidade.
Materiais
utilizados
Quadro e giz.
Aula 5
Objetivos
Fortalecer a ideia de que o compromisso social
depende do indivíduo (aluno).
Metodologia
Realizar uma atividade para que os alunos se sintam
confortáveis com suas diferenças.
A atividade se baseia numa forma de aumentar a
confiança própria e entender seu papel com a sociedade.
Materiais
utilizados
Caixa, espelho e figurinhas.
Temática: Compromisso Social – Vida Marinha.
Tema: Semântica
Série: 9º Ano
Objetivo: Discutir a
participação do indivíduo diante do compromisso social, com base na preservação
da vida marinha e os efeitos do aquecimento global.
Aula 1
Objetivos
Introduzir o tema vida marinha discutindo diferentes
formas de sustentabilidade, tais como: aquecimento global e prevenção das
espécies, baseados no compromisso social.
Metodologia
Discussão inicial acerca do compromisso social com
as seguintes perguntas:
- Have you ever
heard about social commitment? (Você já ouviu
falar sobre compromisso social?)
- How does
social commitment influence marine life? (Como
o compromisso social pode influenciar na vida marinha?)
- Have you ever
done something to contribute to society? (Você
já fez alguma coisa para contribuir com a sociedade?)
- How can you
contribute to a better marine environment? (Como
você pode contribuir para um ambiente marinho melhor?)
Discussão direcionada ao tema escolhido pela turma:
vida marinha, tais como:
- Aquecimento global, discutir acerca da
contribuição do indivíduo para o combate contra o aquecimento global, elencando
situações como: a emissão de gases, efeito estufa, mudanças no planeta, o uso
de tecnologias e o aumento da população.
- Prevenção das espécies, debater os
problemas que causam a extinção das espécies, como: efeitos do aumento da
população, destruição de habitats naturais, extinção de espécies em cadeia.
Materiais
utilizados
Quadro, giz e televisão pendrive.
Aula 2
Objetivos
Desenvolver os conteúdos gramaticais: presente
perfeito e presente perfeito contínuo.
Metodologia
Esclarecer conteúdos gramaticais referentes ao
presente perfeito e presente perfeito contínuo.
Exemplo de
atividades:
How has marine environment benefited human life until now? (Como o ambiente marinho tem beneficiado a vida
humana até agora?)
What have you been doing to help the
environment? (O que você tem feito
para ajudar o meio ambiente?)
Material
utilizado
Quadro e giz.
Aula 3
Objetivos
Expor o conhecimento adquirido na última aula
confeccionando um cartaz.
Metodologia
De acordo com as atividades anteriores, os alunos
deverão confeccionar um cartaz em sala de aula com base nas questões
trabalhadas e aplicar vocabulário concernente ao tema discutido.
Vocabulary
- Vocabulário
Water – Água
Planet Earth – Terra
Trash – Lixo
Toxic waste – Resíduos
tóxicos
Energy – Energia
Lifestyle – Estilo
de vida
Humanity –
Humanidade
Polluting – Poluição
Technological advances –
Avanços tecnológicos
Habits – Hábitos
Environment –
Ambiente
Health – Saúde
Overpopulation – Superpopulação
Unsustainable – Insustentável
Degradation – Degradação
Greenhouse effect – Efeito
estufa
Gas emission –
Emissão de gases
Ocean
– Oceano
Sea –
Mar
River
– Rio
Coral reef –
Recife de corais
Beach
– Praia
Ice caps
– Calotas Polares
Sea level
– nível do mar
Após a finalização dos cartazes, o material
produzido será exposto na escola.
Materiais
utilizados
Quadro, giz, cartolina, giz de cera, lápis de cor e
canetinhas.
Aula 4
Objetivos
Direcionar o tema aplicado nas aulas anteriores ao
compromisso social e à formação do indivíduo.
Metodologia
Explorar a formação do indivíduo, para que os alunos
tenham consciência de que o compromisso social é uma iniciativa própria, a
partir dessa ideia, mostrar como e o que os alunos podem fazer para mudar a
realidade.
Materiais
utilizados
Quadro e giz.
Aula 5
Objetivos
Fortalecer a ideia de que o compromisso social
depende do indivíduo (aluno).
Metodologia
Realizar uma atividade para que os alunos se sintam
confortáveis com suas diferenças.
A atividade se baseia numa forma de aumentar a
confiança própria e entender seu papel com a sociedade.
Materiais
utilizados
Caixa, espelho e figurinhas.
0 comentários:
Postar um comentário