sábado, 29 de julho de 2017

O Trabalho por meio de Projetos de Ensino Jade Cristine Dantas Fonseca e Bruno Henrique Porazzi

Child Reading Book Stock Photography




Após as discussões de planejamento com as Supervisoras Márcia e Cristiani, as duplas elaboraram seus Projetos  para aplicação nas salas de aulas designadas.






Temática: Compromisso Social – Consumo Irresponsável
Tema: Semântica
Série: 7º Ano
Objetivo: Discutir a participação do indivíduo diante do compromisso social, com base no consumismo responsável.

Aula 1
Objetivos
 Metodologia
 Discussão inicial acerca do compromisso social com as seguintes perguntas:

- Have you ever heard about social commitment? (Você já ouviu falar sobre compromisso social?)
- How does social commitment influence responsible consumption? (Como o compromisso social pode influenciar o consumismo responsável?)
- Do you do something to contribute to society? (Você faz algo para contribuir com a sociedade?)
- Do you know how to contribute to responsible consumption? (Como você pode contribuir para o consumismo responsável?)

Discussão direcionada ao tema escolhido pela turma: consumismo responsável, tais como:

- Significado de um consumo responsável, discutir acerca de maneiras com que o indivíduo pode contribuir para a redução do desequilíbrio dos usos de recursos naturais, considerando as ideias de cidadania, recursos renováveis e não-renováveis, e hábitos a serem mudados;

- Produção orgânica, discutir o tema como um processo produtivo comprometido com a organicidade e sanidade da produção de alimentos vivos, para garantir a saúde dos seres humanos.


Aula 2
Objetivos
Desenvolver os conteúdos gramaticais: auxiliares do tempo presente do e does.
 Metodologia
 Esclarecer conteúdos gramaticais referentes ao uso dos auxiliares do e does.

Exemplo de atividades:
How does irresponsible consumption can affect the world? (Como um consumo irresponsável pode afetar o mundo?)
What do you do to help the environment? (O que você tem feito para ajudar o meio ambiente?)


Aula 3
Objetivos
 Metodologia

Vocabulary – Vocabulário
Water – Água
Planet Earth – Terra
Soil – Solo
Trash – Lixo
Toxic waste – Resíduos tóxicos
Harvesting – Colheita
Energy – Energia
Lifestyle – Estilo de vida
Humanity – Humanidade
Polluting – Poluição
Technological advances – Avanços tecnológicos
To grow – Crescer
Consumption – Consumo
Habits – Hábitos
Environment – Ambiente
Health – Saúde
Overpopulation – Superpopulação
Unsustainable – Insustentável
Degradation – Degradação
Greenhouse effect – Efeito estufa
Gas emission – Emissão de gases
Fertilizer - Fertilizante
Global warming – Aquecimento global
To protect - protege


Após a finalização dos cartazes, o material produzido será exposto na escola.


Aula 4
Direcionar o tema aplicado nas aulas anteriores ao compromisso social e à formação do indivíduo.

Metodologia
 Explorar a formação do indivíduo, para que os alunos tenham consciência de que o compromisso social é uma iniciativa própria, e, a partir dessa ideia, mostrar como e o que os alunos podem fazer para mudar a realidade.

 Quadro e giz.


Aula 5
Fortalecer a ideia de que o compromisso social depende do indivíduo (aluno).

Metodologia
 Realizar uma atividade para que os alunos se sintam confortáveis com suas diferenças.

Materiais utilizados
Caixa, espelho e figurinhas.


Temática: Compromisso Social - Preservação das Florestas.
Tema: Semântica
Série: 8º Ano
Objetivo: Discutir a participação do indivíduo diante do compromisso social, com base na preservação das florestas e as consequências do desmatamento.

Aula 1
Objetivos
Introduzir o tema preservação de florestas discutindo diferentes formas de sustentabilidade, tais como: desmatamento, aquecimento global e prevenção das espécies, baseados no compromisso social.

Metodologia
 Discussão inicial acerca do compromisso social com as seguintes perguntas:

- Have you ever heard about social commitment? (Você já ouviu falar sobre compromisso social?)
- How does social commitment influence life on forests? (Como o compromisso social pode influenciar a vida na floresta?)
- What are you doing to contribute to society? (O que você está fazendo para contribuir com a sociedade?)
- How will you contribute to a better forest environment? (Como você irá contribuir para um ambiente florestal melhor?)

Discussão direcionada ao tema escolhido pela turma: preservação de florestas, tais como:

- Prevenção das espécies, debater os problemas que causam a extinção das espécies, como: efeitos do aumento da população, destruição de habitats naturais, extinção de espécies em cadeia;

- Desmatamento, discutir as mais graves das consequências geradas pelo desmatamento, tais como: erosão do solo, perda de biodiversidade, extinção de rios, efeitos climáticos, desertificação e perda de recursos naturais.

Materiais utilizados
 Quadro e giz.


Aula 2
Objetivos
Desenvolver os conteúdos gramaticais: futuro simples will.

Metodologia
 Esclarecer conteúdos gramaticais referentes ao uso do auxiliar will.
 Vocabulário referente aos cognatos e falsos cognatos.

Exemplo de atividades:
How will you make people aware of the need to avoid forest extinction? (Como você irá conscientizar as pessoas da necessidade de evitar a extinção florestal?)
What will you do to help the environment? (O que você fará para ajudar o meio ambiente?)

Material utilizado
 Quadro e giz.

  
Aula 3
Objetivos
Expor o conhecimento adquirido na última aula confeccionando um cartaz.

Vocabulary - Vocabulário
 Water – Água
Planet Earth – Terra
Soil – Solo
Trash – Lixo
Toxic waste – Resíduos tóxicos
Harvesting – Colheita
Energy – Energia
Lifestyle – Estilo de vida
Humanity – Humanidade
Polluting – Poluição
Technological advances – Avanços tecnológicos
To grow – Crescer
Habits – Hábitos
Environment – Ambiente
Health – Saúde
Overpopulation – Superpopulação
Unsustainable – Insustentável
Degradation – Degradação
Greenhouse effect – Efeito estufa
Gas emission – Emissão de gases
Acid Rain – Chuva ácida
Atmosphere - Atmosfera
Climate – Clima
Destruction – Destruição
To disappear – Desaparecer
Erosion – Erosão
To protect - proteger


Após a finalização dos cartazes, o material produzido será exposto na escola.

Metodologia
 De acordo com as atividades anteriores, os alunos deverão confeccionar um cartaz em sala de aula com base nas questões trabalhadas e aplicar vocabulário concernente ao tema discutido.

Materiais utilizados
Quadro, giz, cartolina, giz de cera, lápis de cor e canetinhas.


Aula 4
Objetivos
Direcionar o tema aplicado nas aulas anteriores ao compromisso social e à formação do indivíduo.

Metodologia
 Explorar a formação do indivíduo, para que os alunos tenham consciência de que o compromisso social é uma iniciativa própria, a partir dessa ideia, mostrar como e o que os alunos podem fazer para mudar a realidade.

Materiais utilizados
 Quadro e giz.

Aula 5
Objetivos
Fortalecer a ideia de que o compromisso social depende do indivíduo (aluno).

Metodologia
 Realizar uma atividade para que os alunos se sintam confortáveis com suas diferenças.
 A atividade se baseia numa forma de aumentar a confiança própria e entender seu papel com a sociedade.

Materiais utilizados
Caixa, espelho e figurinhas.


Temática: Compromisso Social – Vida Marinha.
Tema: Semântica
Série: 9º Ano
Objetivo: Discutir a participação do indivíduo diante do compromisso social, com base na preservação da vida marinha e os efeitos do aquecimento global.
  

Aula 1
Objetivos
Introduzir o tema vida marinha discutindo diferentes formas de sustentabilidade, tais como: aquecimento global e prevenção das espécies, baseados no compromisso social.

Metodologia
 Discussão inicial acerca do compromisso social com as seguintes perguntas:

- Have you ever heard about social commitment? (Você já ouviu falar sobre compromisso social?)
- How does social commitment influence marine life? (Como o compromisso social pode influenciar na vida marinha?)
- Have you ever done something to contribute to society? (Você já fez alguma coisa para contribuir com a sociedade?)
- How can you contribute to a better marine environment? (Como você pode contribuir para um ambiente marinho melhor?)

Discussão direcionada ao tema escolhido pela turma: vida marinha, tais como:

- Aquecimento global, discutir acerca da contribuição do indivíduo para o combate contra o aquecimento global, elencando situações como: a emissão de gases, efeito estufa, mudanças no planeta, o uso de tecnologias e o aumento da população.

- Prevenção das espécies, debater os problemas que causam a extinção das espécies, como: efeitos do aumento da população, destruição de habitats naturais, extinção de espécies em cadeia.

Materiais utilizados
 Quadro, giz e televisão pendrive.


Aula 2
Objetivos
Desenvolver os conteúdos gramaticais: presente perfeito e presente perfeito contínuo.

Metodologia
 Esclarecer conteúdos gramaticais referentes ao presente perfeito e presente perfeito contínuo.

Exemplo de atividades:
How has marine environment benefited human life until now? (Como o ambiente marinho tem beneficiado a vida humana até agora?)
What have you been doing to help the environment? (O que você tem feito para ajudar o meio ambiente?)

Material utilizado
 Quadro e giz.


Aula 3
Objetivos
Expor o conhecimento adquirido na última aula confeccionando um cartaz.

Metodologia
 De acordo com as atividades anteriores, os alunos deverão confeccionar um cartaz em sala de aula com base nas questões trabalhadas e aplicar vocabulário concernente ao tema discutido.

Vocabulary - Vocabulário
 Water – Água
Planet Earth – Terra
Trash – Lixo
Toxic waste – Resíduos tóxicos
Energy – Energia
Lifestyle – Estilo de vida
Humanity – Humanidade
Polluting – Poluição
Technological advances – Avanços tecnológicos
Habits – Hábitos
Environment – Ambiente
Health – Saúde
Overpopulation – Superpopulação
Unsustainable – Insustentável
Degradation – Degradação
Greenhouse effect – Efeito estufa
Gas emission – Emissão de gases
Ocean – Oceano
Sea – Mar
River – Rio
Coral reef – Recife de corais
Beach – Praia
Ice caps – Calotas Polares
Sea level – nível do mar


 Após a finalização dos cartazes, o material produzido será exposto na escola.

Materiais utilizados
 Quadro, giz, cartolina, giz de cera, lápis de cor e canetinhas.



Aula 4
Objetivos
Direcionar o tema aplicado nas aulas anteriores ao compromisso social e à formação do indivíduo.

Metodologia
 Explorar a formação do indivíduo, para que os alunos tenham consciência de que o compromisso social é uma iniciativa própria, a partir dessa ideia, mostrar como e o que os alunos podem fazer para mudar a realidade.

Materiais utilizados
Quadro e giz.


Aula 5
Objetivos
Fortalecer a ideia de que o compromisso social depende do indivíduo (aluno).

Metodologia
 Realizar uma atividade para que os alunos se sintam confortáveis com suas diferenças.

A atividade se baseia numa forma de aumentar a confiança própria e entender seu papel com a sociedade.

Materiais utilizados
Caixa, espelho e figurinhas.







0 comentários:

Postar um comentário

Powered By Blogger
© Copyright 2013
 
;