segunda-feira, 24 de março de 2014 2 comentários

Palavrinhas da Coordenação (I)


PIBID/INGLÊS 2014

No último dia 14 iniciaram-se, oficialmente, as atividades de todos os Programas PIBID na UNICENTRO. Aqui no Campus de Irati iniciamos nossas atividades com 12 participantes selecionados no mês de fevereiro: 3 deles pibidianos desde 2012 e mais 9 "calouros". O primeiro contato do grupo reuniu experiências anteriores e projetos a desenvolver; estabelecemos a rotina de trabalho e definimos as leituras a serem realizadas. Devido à peculiaridade do grupo, que mistura novos pibidianos com aqueles que já possuem uma certa experiência de anos anteriores, o grupo segurá uma nova dinâmica: enquanto os "calouros" se informam sobre os Parâmetros Curriculares e Diretrizes Estaduais, os "veteranos" se concentram em outros projetos. Finalizada esta etapa começarão as reuniões com as Supervisoras para conhecermos os Projetos Político-Pedagógicos das escolas conveniadas: Pio XII e João XXIII.
Para esta edição estamos preparando alguns projetos multidisciplinares e estreando a preparação de materiais didáticos! Muita leitura e discussões pela frente!!!!
E, sobre o primeiro encontro, ficam os registros: concentração, pose para as fotos e no final da reunião, jantarzinho no RU... Começamos bem!!!






SEJAM TODOS BEM VINDOS!!!!!!!!!!!!!!
quinta-feira, 2 de janeiro de 2014 1 comentários
Algumas palavrinhas da Coordenação (Parte III) 


AS ETAPAS SE SUCEDEM...






Em Dezembro último encerramos as atividades do primeiro grupo de bolsistas do PIBID - Subprojeto Inglês. O aprendizado mútuo foi constante, como costuma acontecer quando há união de propósitos, solidariedade, companheirismo, comprometimento e responsabilidade. 


Ensinar a Língua Inglesa para falantes nativos de Português, sem contato prévio com o idioma sempre foi uma tarefa desafiadora. E certificar-se de que o aprendizado realmente ocorreu é uma constatação que levará algum tempo para ser visualizada na prática. Diante disso, a busca por metodologias e técnicas de ensino que possibilitem conectar a aprendizagem teórica em uma prática eficiente por meio de conteúdos de relevância para sua imediata utilização, torna-se incessante. Desde o início do Projeto essa foi a meta da Coordenação do Subprojeto Letras/Inglês. Os anos de contato com o contexto de ensino da Língua Inglesa já haviam posto à prova várias metodologias e abordagens, as quais foram devidamente implementadas, testadas e avaliadas, seja em contexto escolar ou acadêmico, com o objetivo da formação de professores de Língua Inglesa. Quando se reflete sobre impactos, alguns aspectos se destacam: no início do Projeto, com os acadêmicos ainda por desvendar teorias de ensino de idiomas e descobrir suas potencialidades como disseminadores de uma modalidade tão especial de conteúdos, pode-se perceber o quanto havia por discutir, esclarecer e ouvir.


 Ouvir talvez tenha sido a melhor das atividades do convívio, pois o espaço de reflexão das práticas vividas pelos acadêmicos como alunos e como futuros profissionais trouxe à tona indagações, indignações e desejos sinceros de adquirir os conhecimentos necessários para elevar o nível da prática na escola pública- de onde todos tiveram suas primeiras experiências com a Língua Inglesa. Foi possível detectar, a partir das discussões levantadas pela reflexão teórica, uma mudança imediata de postura: os acadêmicos se posicionaram como profissionais, questionando práticas e sugerindo variações que a fizessem mais efetivas. Tais mudanças foram verificadas quando da elaboração dos planos de ensino – a preocupação com a adequação à faixa etária envolvida, com os materiais a serem disponibilizados, com os resultados pretendidos e com a estrutura escolar disponível foram elementos constantes de avaliação dos bolsistas. A elaboração dos planos envolveu, ainda, muitas trocas de experiências – com o docente supervisor e com a equipe pedagógica da escola, buscando identificar as necessidades do contexto.

 Como resultado dessa parceria, pode-se construir laços profissionais e pessoais que se refletiram em uma participação dos bolsistas na vida escolar, modificando a rotina da escola a ponto de haver um convite especial para que os bolsistas apresentassem suas propostas e suas atividades à equipe docente durante um dia inteiro na semana  de ações pedagógicas (!). A integração Projeto/Escola foi a mais gratificante possível, pois as experiências relatadas, discutidas e colocadas à prova pelos profissionais da educação, naquela ocasião, conferiram aos bolsistas um ótimo nível de confiança, segurança e motivação para buscar cada vez mais alternativas viáveis para o ensino. O contato com a sala de aula, no entanto, foi o aspecto que mais apresentou dificuldades aos bolsistas: sem o respaldo da prática, frustrações por não ver sua animação compartilhada pelos alunos foi o fator que mais os fez refletir sobre a necessidade de superar rejeições iniciais e se dedicar para conquistar seus objetivos iniciais. O tempo provaria que os caminhos estavam certos e que a resistência diminuiria assim que as atividades fossem apresentando resultados positivos. Ao final do ano letivo a maioria dos alunos já estava integrada à proposta apresentada e participava ativamente das atividades.  Neste balanço final das ações idealizadas inicialmente é possível vislumbrar modificações profundas em todos os indivíduos envolvidos: acadêmicos/bolsistas muito mais conscientes das dificuldades envolvidas no processo ensino/aprendizagem de idiomas, corpo docente da escola mais aberto a mudanças e ansioso por novas edições do Projeto em sua rotina, e supervisores dispostos a reinventar suas práticas. A partir das novas possibilidades apresentadas pela reorganização curricular e as atividades correlatas, que só obtiveram êxito por promoverem, em sua elaboração, o entrelaçamento de conhecimentos de diversas áreas do conhecimento disponível no contexto escolar, foi realmente possível vivenciar a interdisciplinaridade.
A evolução do Subprojeto Letras/Inglês, desde sua fase inicial, em maio de 2012, foi se delineando gradualmente e indicando naturalmente os ajustes necessários para sua efetivação. Diferentemente do Estágio Supervisionado, os bolsistas não tiveram um período de observação – a preparação do grupo inicial foi realizada teoricamente em reuniões semanais e o contato com a escola foi desenvolvido via supervisor. À medida que alguns membros do grupo saíam e os novos integrantes passavam a ocupar seus lugares na prática, foi possível perceber uma adaptação muito mais rápida e efetiva em sala de aula, pela troca de experiências entre as duplas. Com a formação teórica consolidada ao nível pretendido, os bolsistas do grupo inicial que permaneceram, tornaram-se “tutores” dos mais novos, indicando caminhos e tomando iniciativas nas atividades, sugerindo novas possibilidades. A criatividade, liberada pelas próprias características do Projeto, em que cada um é responsável pelas ações desenvolvidas junto ao contexto escolar, conferiu maior segurança e comprometimento nas atitudes tomadas. O amadurecimento pessoal e profissional foi visível, em maior medida naqueles que participaram do grupo original e em medida satisfatória naqueles que se juntaram ao grupo durante o processo: nos primeiros, a teoria determinou a prática; e nos últimos, a prática refletiu a teoria.
O Projeto, em seu formato atual, consegue impactar as ações desenvolvidas na escola por sua continuidade. Diferentemente das atividades de Estágio Supervisionado, ocasião em que os acadêmicos simplesmente utilizam o espaço escolar para desenvolver atividades pré-elaboradas, os bolsistas do PIBID conseguem abarcar uma gama de situações que atendem as necessidades da área, contribuindo para a melhoria deste espaço no contexto da comunidade. As ações planejadas levam em conta não somente os conteúdos, mas também o entorno do processo, devido a um maior tempo de convivência com a comunidade, possibilitando a identificação de carências, pontos frágeis e aspectos favoráveis para o desenvolvimento das ações.

Por meio desta postagem quero parabenizar meus queridos pibidianos Andrea Sabat Seminotti, Eduardo Rafael dos Santos Saruva, Diego Vinícius Faria do Bonfim, Heliton Diego Lau, Marilize Pires e Taline Galan Stelle pelo magnífico desempenho no Projeto, e agradecer imensamente pela oportunidade de compartilhar tantos momentos importantes de suas trajetórias acadêmicas!






Para os que ficam (Diego, Edu e Mari) só tenho a dizer: O APRENDIZADO CONTINUA!!!!!  


E para os que já se Licenciaram: SUCESSO EM SUAS CARREIRAS!!!  CONTEM SEMPRE CONOSCO!!!
sexta-feira, 27 de setembro de 2013 0 comentários

PLANOS PARA OITAVO ANO - REDES SOCIAIS, SOCIAIS?

PLAN FOR 4 CLASSES

Heading
Names: Marilize Pires; Eduardo Rafael Saruva
Grade: 8th
Subject: Social (Network) Interaction

Content
- History of Social Interaction;
- Social networks;

Objectives
- Reflect about social interaction and its history throughout the ages;
- Identify how social (network) interaction occurs;

Warm up
- Board for notes;
- Slide show for project some images, videos, etc.;

Procedures

At the beginning of the class, we are going to present the idea of the class, that is, Social (network) interaction;


1st class: Present the history of social interaction, social networks through some slides and next we are going to discuss about how social interaction began and how they among them;

2nd class: Discuss about the social networks and how students interact with people.
- How do you interact with your friends, family, and colleagues?
- Do you use facebook or another social network?
- Do you like it? Why?
- Do you think facebook is good for our lives? Why?

Closing
3rd class: To conclude our work, we are going to propose a practical activity in the second and the third last classes. The students will be divided in groups.
These groups are going to receive a topic and they will make a poster about it.
Topics:
-Social interaction in the pre-history;
-Social interaction in the medieval age;
- Social interaction in the XIX and XX centuries;
- Social networks;
- Facebook;
sábado, 21 de setembro de 2013 0 comentários
STEPHEN KING



            Stephen King é sem dúvida um dos maiores e mais reconhecidos escritores de literatura fantástica e de terror de sua época, com obras publicadas em mais de 40 países e grande notoriedade em adaptações para o cinema. Este mês King completa 66 anos com muita disposição e continua trabalhando em seus livros que sempre serão clássicos da literatura de terror, conheça um pouco mais deste autor:
            Stephen Edwin King nasceu em 1947 em Portland, no Maine. Filho de Donald e Nellie Ruth Pillsbury King, Stephen teve uma infância difícil sem a presença do pai, que quando o filho tinha dois anos de idade saiu para comprar um maço de cigarros e nunca mais voltou. King cresceu com seu irmão mais velho David - que era adotado -, e desde criança interessava-se pela escrita, produzindo histórias curtas e vendendo-as por menos de um dólar na escola onde estudava.
            Muitos dos contos e outras produções antigas do escritor foram compilados depois no livro ‘Sombras da Noite’ (Night Shift – 1978), mas o primeiro sucesso veio com sua primeira novela: ‘Carrie – A Estranha’ (Carrie – 1974). Atualmente, em algumas entrevistas, o próprio autor considera ‘Carrie’ como uma obra ‘crua’ e com grande poder de machucar as pessoas, mas independente da opinião de King, a obra é uma das mais famosas do autor e já rendeu várias adaptações para o cinema e até uma versão musical para o teatro!
            Depois de ‘Carrie’ vieram outros grandes êxitos, como ‘O Iluminado’ (‘The Shining’ – 1977),Zona Morta’ (‘The Dead Zone’ – 1979), ‘A Incendiária’ (‘Firestarter’ – 1980) e ‘Christine’ (‘Christine’ – 1983). Nomear todos os sucessos de King não seria uma tarefa fácil, pois afinal existem vários outros grandes sucessos que marcaram a carreira do autor. No cinema, as adaptações mais famosas são ‘À Espera de um Milagre’ (‘The Green Mile’, baseada na obra homônima do autor), ‘Um Sonho de Liberdade’ (‘Shawshank Redemption’, baseada na obra ‘Rita Hayworth and Shawshank Redemption’) e ‘It – Uma Obra-Prima do Medo’ (‘It’ de 1986).
            Ultimamente o escritor vem trabalhando como produtor na série de televisão ‘Under the Dome’, que é baseada em uma de suas mais novas obras de nome homônimo que foi lançada em 2009.

            Apesar de suas obras já terem se tornado literatura de massa, Stephen King é um dos escritores modernos mais elogiados pela crítica e continua sendo, sem dúvida, um brilhante escritor, produtor e diretor. Uma verdadeira ironia ao seu nome, já que King pode ser considerado o Rei da literatura de terror e horror!
domingo, 15 de setembro de 2013 0 comentários
Inovações para o 2º Semestre

Após uma séria reavaliação do trabalho realizado no 1º Semestre no Colégio João XXIII, os Pibidianos resolveram inovar... Liderados pelas ideias criativas do Eduardo, decidimos criar um "Espaço intercultural PIBID/Língua Inglesa - Intercultural Studies". Mais ambientados ao contexto escolar e ansiosos por experimentar novas metodologias, o Grupo elaborou a seguinte proposta:
 Objetivo: Promover estudos linguístico-culturais no ambiente escolar.
 Metas:
 Incentivar a integração entre língua materna e língua estrangeira por meio de atividades linguísticas, artísticas e culturais;
2.      Compartilhar conhecimentos de várias áreas da atividade humana, significativas para a promoção da cidadania crítica.
3.      Estimular a produção individual e/ou coletiva de conteúdos críticos e compartilháveis socialmente.

Temática: Cidadania
Subtemas: O ser humano
ü  Na sociedade: Redes sociais, sociais? – 8º ano
ü  No trabalho: trabalho na adolescência – 9º ano
ü  No meio ambiente: Consumismo x meio ambiente – 7º ano
 As atuações iniciarão nesta semana e um dos primeiros planos - do Heliton e da Andrea - já podem ser visualizados!
Nova proposta, novos desafios!!!


PLANO DE ENSINO

Identificação
Nome(s): Andréa Sabat Seminotti e Héliton Diego Lau
Turma(s): 9º ano
Número de aulas: 3

Tema: Cidadania
Temática: O ser humano e as relações cívicas

Objetivos:
·         Apresentar aos alunos algumas datas comemorativas do Brasil e dos Estados Unidos e como elas são diferentemente comemoradas em cada país;
·         Mostrar aos estudantes a diferença cultural dessa data nos dois países: comemorações, patriotismo, etc.

Metodologia:
Aula 1
·         Apresentação dos professores. (5’)
·         Apresentar em slides  figuras que representem algumas datas comemorativas, e ir questionando aos alunos se eles sabem quais são as datas e seus nomes em Inglês. (10’)
·         Após, questionar aos alunos se eles acham que há diferença entre as comemorações destas datas nos Estados Unidos e aqui no Brasil. Quais? (Exemplos poderão ser citados: No Natal, nos EUA os bonecos de neve são tradição, devido ao clima; outra diferença é a comida, apesar de também comerem o peru como os brasileiros, uma comida típica de Natal dos americanos é o purê de batatas com molho de framboesas; há ainda a diferença de datas, o Dia dos Pais por ex., no Brasil é comemorado no segundo domingo de agosto, já nos EUA é o terceiro domingo de Junho, o Dia dos Namorados no Brasil é 12 de Junho e nos EUA é 14 de fevereiro e tem uma conotação diferente, o Valentine’s Day homenageia não só namorados, como amigos e pessoas queridas). (15’)
·         Questionar aos alunos se eles sabem de mais algum acontecimento histórico importante para os dois países, que é comemorado em datas diferentes. Esperar as respostas dos alunos e em seguida citar o dia do Trabalho e o Labor Day. (5’)
·         Perguntar se eles sabem quando é comemorada essa data no Brasil e quando é comemorada nos EUA. Em seguida contar que no Brasil é o dia 1º de maio, mas nos EUA é a primeira segunda-feira de setembro, definida assim para que os americanos possam descansar nesse dia. (5’)
·         Pedir para que aos alunos sentem em duplas, e em seguida entregar um texto  sobre a história da origem do Dia do Trabalho e do Labor Day. Ler em voz alta juntamente com os alunos. (5’)

Aula 2
·         Começar a aula relembrando da data do Labor Day e do Dia do Trabalho. (5’)
·         Pedir para que os alunos peguem o texto entregue na última aula e questionar a eles o que acharam do texto. (Realizar uma discussão acerca do conteúdo do texto, se eles pensam que porque as lutas pelos direitos tiveram início nos EUA, a data é mais comemorada lá do que aqui no Brasil, etc). (5’)
·         Perguntar aos alunos quem trabalha, já trabalhou ou estagiou em algum lugar. Questionar se eles sabiam que nos EUA é muito comum o trabalho entre os adolescentes. Passar na TV multimídia algumas imagens  de jovens americanos em alguns trabalhos comuns. (10’)
·         Discutir com os alunos o que eles pensam sobre esse tipo de trabalho na adolescência, se gostariam de fazer para ganhar um dinheiro. (5’)
·         Mostrar a eles os trabalhos bem mais remunerados através da TV multimídia: anestesiologista, cirurgião geral, médicos de salas de emergência, obstetra/ginecologista, psiquiatra, médico da família, enfermeiro anestesista, diretor de gestão de produto, engenheiro de software/diretor de desenvolvimento, diretor de vendas, dentista, atuário, executivo de vendas sênior, arquiteto de software, procurador/advogado, consultor de gestão, gerentes de pesquisa e desenvolvimento, cientista de computação e informação, diretor de contabilidade e optometrista. Questionar se eles conhecem algumas dessas profissões. Perguntar onde pretendem trabalhar no futuro. (15’)
  
 Aula 3
·         Revisar brevemente a questão das profissões mais bem pagas nos EUA. (5’)
·         confeccionar cartazes diferentes: escolher uma profissão e contextualizar com figuras (recortes), desenhos ou eva
·         Local de trabalho (escola, hospital, obra, etc...) e pesquisar os instrumentos de trabalho usados pelo profissional (em inglês)

Avaliação
Os alunos serão avaliados pela participação, esforço, dedicação e realização das atividades em sala de aula.

Referências




sábado, 24 de agosto de 2013 0 comentários

Rupert Brooke
 


          O poeta inglês Rupert Brooke nasceu em 1887 na cidade de Rugby, situada no condado de Warwickshire, na Inglaterra. Desde criança mostrava grande desempenho tanto na escola como nos esportes, e desde os nove anos de idade se interessava pelo mundo das palavras.
            Brooke escrevia seus poemas desde a infância, sempre com muita criatividade e qualidade – chamando atenção de todos ao seu redor -, e sua beleza física também era notável por todos à sua volta.
            No ano de 1909 publicou seus primeiros poemas, depois se mudou para a vila de Grantchester, próxima à Cambridge, a qual ele trata em seu poema 'The Old Vicarage, Grantchester'. Em 1911 publicou seu primeiro livro: “Poemas” (“Poems”).
            Em 1912, Rupert Brooke deixou a Inglaterra para viajar para a Alemanha e para a França por vários meses. Depois de voltar para seu país, Brooke escreveu sua obra “Georgian Poetry”, ainda em 1912. Dois anos depois, em 1914 – durante a I Guerra Mundial -, Rupert foi convocado para se tornar um soldado da marinha, foi aí que foi produzido seu trabalho mais famoso: “1914 and Other Poems”.
            Em 1915 – ainda muito jovem -, durante sua rota com a marinha, Brooke morreu por envenenamento causado por um inseto muito venenoso. Sua morte causou grande impacto na sociedade: um poeta tão novo e gentil acabara morrendo tão cedo e de forma tão trágica.





1914 V: The Soldier

If I should die, think only this of me:
That there’s some corner of a foreign field
That is for ever England. There shall be
In that rich earth a richer dust concealed;
A dust whom England bore, shaped, made aware,
Gave, once, her flowers to love, her ways to roam,
A body of England’s, breathing English air,
Washed by the rivers, blest by suns of home.

And think, this heart, all evil shed away,
A pulse in the eternal mind, no less
Gives somewhere back the thoughts by England given;
Her sights and sounds; dreams happy as her day;
And laugher, learnt of friends; and gentleness,
In hearts at peace, under the English heaven.


Rupert Brooke.
sexta-feira, 2 de agosto de 2013 0 comentários

Algumas palavrinhas da Coordenação... (II)

Algumas palavrinhas da Coordenação... (II)


O segundo desafio dos pibidianos foi a exposição pública por meio da escrita. Com o objetivo de participar da II Semana de Integração, Ensino e Extensão (SIEPE) da UNICENTRO, os receios e inseguranças próprios de futuros profissionais éticos e responsáveis vieram à tona: adequação metodológica, pertinência da temática, academicismo da forma, relevância do conteúdo... Depois de passado o susto e vencida a insegurança, passou-se à discussão dos fatores apontados acima. Alguns preferiram aprofundar suas reflexões teórico/práticas; outros decidiram apresentar temáticas voltadas a aspectos teóricos da aprendizagem e situações conflitivas na escola pública. 


A organização do arcabouço teórico/metodológico exigiu a retomada da leituras anteriores e a reavaliação de momentos de escrita socializados pelo grupo; as percepções adquiridas e os conceitos formalizados durante a prática nas salas de aula foram colocados em discussão e avaliação; decisões pessoais foram tomadas e transmitidas ao grupo, que manifestou-se apoiando, sugerindo e

 contribuindo com o trabalho dos colegas. As temáticas, que serão aqui apresentadas em forma de artigo, ficaram assim definidas:
Andrea -  O Black English Vernacular (BEV) como exemplo de variação linguística; Eduardo -  Teorias de ensino de Língua Estrangeira na escola pública: uma reflexão pertinente; Heliton -  Fatores identitários da homossexualidade no cotidiano escolar; Marilize - Uma reflexão acerca do  ensino/aprendizagem de Língua estrangeira e Taline - A teoria na prática: um recorte do PIBID/Língua Inglesa. E o Diego? Ainda realizando as leituras básicas...



 E, para finalizar, queremos compartilhar a consagração pedagógica do Heliton! Pibidiano dedicado e (já) comprometido com as questões que permeiam o cotidiano escolar, Heliton foi convidado pela Profª Marili Vieira Teixeira, do Colégio Estadual João XXII para participar da Semana Pedagógica na condição de palestrante, devido ao trabalho desenvolvido em torno da temática da homossexualidade e a construção da identidade. No último dia 26 de julho, Heliton apresentou aos docentes reunidos no colégio sua análise do filme Orações para Bobby, discorrendo com propriedade e seriedade sobre o tema da construção da identidade homossexual, recebendo aplausos e participando ativamente dos debates que se seguiram à apresentação.



E assim, passaram-se dois meses... Agora, já refeitos mentalmente, o trabalho continua nas salas de aula. Na próxima semana avaliaremos os planos de ensino/aula finalizados durante o recesso e, em seguida, voltaremos à escola! Aguardem mais posts literários a partir deste mês!!!
Um ótimo retorno a todos!!!
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