quinta-feira, 1 de março de 2018

Portfólio de Atividades - Kael Lima


PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCENCIA – PIBID
PORTFÓLIO

Nome: Kael Rodrigues Alves de Lima
Subprojeto: Letras Inglês
Coordenador (es): Ruth Mara Buffa
Função:  ( X ) Bolsista de Iniciação à Docência
              (     ) Supervisor (a)
              (     ) Coordenador (a) de Área
               (     ) Coordenador (a) de Gestão

Iniciei as atividades do PIBID em março de 2016, período esse o qual foi realizado leituras complementares á respeito da teoria do caos e complexidade. No mesmo período foi escolhido e desenvolvido o tema para a elaboração das praticas pedagógicas relacionadas com o programa. O tema desse semestre foi “Relações Humanas e Responsabilidade Social”, o qual tinha por fim criar um diálogo com alunos e prática pedagógica estimulando a reflexão, criticidade, formação individual e relações humanas na construção de um cidadão atuante e responsável pelo seu meio social. O tema foi dividido em subtemas e cada dupla do grupo ficou responsável para realizar as atividades de acordo com o subtema escolhido. Depois de produzidos os planos de aulas, deram-se inicio às observações na escola, sendo essa a Escola Estadual Pio XII e sob a supervisão da professora Marcia Molinari, com turmas do sexto e sétimo anos. E então, iniciamos a intervenção na escola, cujas atividades e objetivos descrevo abaixo:... Em juho de 2017 aconteceu a II Feira de Internalização, evento o qual conseguimos uma banca para mostrar os trabalhos já realizados pelo PIBID, para isso levamos banners e atividades realizadas.
Após isso as atividades ficaram focadas na preparação para a V Semana de Integração, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE). Ficou então, decidido que os alunos produziriam oficinas de elaboração de atividades par o ensino da língua inglesa. Contamos com duas oficibas: gincanas e atividades em sala. Depois voltamos com as atividades dentro da escola Pio XII. As atividades foram finalizadas com leituras de textos teóricos, discussões sobre as atividades realizadas no segundo semestre e compilamento de tudo realizado individualmente no formato desse portfólio.

ANEXO 1
Programa Instituição de Bolsas de Iniciação á Docência
Bolsista: Kael Lima

Teoria do Caos e da Complexidade
O modelo de ensino brasileiro vem, hoje em dia, passando por diversas modificações e modernizações. Diversos autores trazem teorias para ampliar a qualidade de ensino no Brasil, desmistificando as antigas praticas pedagógicas anteriormente concebidas como práticas essenciais e assertivas. Essas práticas se baseiam na separação dos conhecimentos, isolando as partes dessa grande habilidade humana e dando foco apenas para os conteúdos específicos da área escolhida, sem levar em consideração as realidades de vida dos alunos, pois, como seres humanos, vivemos em mundo em que todas essas partes completam um todo, o qual não há maneiras de dissociação quando postas na realidade. Ademais, a educação do país, ainda, encara também a questão do autoritarismo de alguns profissionais, fator esse que não permite estimular a capacidade critica dos alunos e que não leva em consideração os conhecimentos que os mesmos trazem de fora da escola. Porém como dito antes, esse modelo está passando por modificações e estudos estão surgindo para tentar trazer melhorias para dentro da sala de aula, para isso é necessário haver mudanças de pensamento e visão da pratica do ensino brasileiro. Ramos (2008), por exemplo, traz em seu trabalho “A educação e o conhecimento: uma abordagem complexa” toda a história sócio-política brasileira, fatos esses importantes, pois a educação depende também das politicas e seus governantes para tomar um rumo. Ele explica as situações que o país enfrentou politicamente concluindo que ainda a educação está se movendo hegemonicamente pelo Método Cartasiano, o qual apenas fortifica a separação dos instrumentos que no contexto da vida real são impossíveis de dissociação. Para esse fenômeno o autor utiliza-se do termo “esquizofrenização do conhecimento”. O autor não desqualifica esse modelo e afirma que este só é capaz de dar conta da ordem, mas não da desordem e assume que há no pensamento uma desordem e que não há estudos para dar conta do mesmo, ainda. Santos (2008), em seu trabalho: “Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido” aborda também a teoria da complexidade, afirmando que ela seria uma boa ferramenta para um pensamento não tradicional, assumindo que as práticas pedagógicas perderam o elo com a realidade e estão muito focadas apenas nas dicotomias da existência humana. Ademais, ela relaciona cinco princípios norteadores que podem funcionar como base para trazer esse terceiro termo incluído. Tais princípios são: O holográfico em que afirma que há uma interligação entre todas as coisas; O principio de trasndisciplinaridade que diz que não há apenas um nível de realidade, e que há sim uma terceira parte incluída nos pares binários, o que faz com que toda a verdade supostamente já comprovada, possua uma nova visão e que esta está sempre na possibilidade de mudanças no decorrer do tempo; Principio de complementaridade dos opostos aonde a ideia é de articular os opostos utilizando a conjunção “e” ao invés de “ou”; O principio da incerteza que assume que a certeza é incerta, ou seja, a impossibilidade de se criar algo objetivo; e por ultimo o principio da autopoiese em que a ideia é em estimular os alunos a produzir o próprio conhecimento, pois “todo conhecimento é uma reprodução do conhecimento” (Santos 2008). Mariotti(  ), por sua vez aborda a complexidade e o pensamento complexo argumentando que esse traz para os indivíduos uma nova visão de mundo afirmando, ainda, que o real está em constante mudança. Em relação ao pensamento linear e ao pensamento sistêmico, sem desqualificar nenhum deles, o autor afirma que um complementa o outro e que a junção desses modelos, é o pensamento complexo, ou seja, tudo está ligado a tudo. Ferreira (In Borges, 2016) em “Um modelo caótico de desenvolvimento reflexivo da profissionalidade de professores de línguas” foca sua discussão na necessidade de “modelos de formação reflexiva que reflitam o fenômeno do desenvolvimento docente como um sistema adaptativo complexo”, pois a formação dos docentes deve ser também pautada nas questões da ciência da complexidade. Todos os textos ajudam a entender melhor a complexidade do pensamento humano e ajudam a embasar a atuação do professor em todos os âmbitos, pois é a partir da quebra das praticas tradicionais que a educação brasileira se transformará.

REFERÊNCIAS
BORGES, E. F. V.     Um modelo caótico de desenvolvimento reflexivo da profissionalidade de professores de línguas. ReVEL, v.14, n. 27, 2016.
RAMOS, R. A educação e o conhecimento: uma abordagem complexa. Educar, Curitiba, n. 32, p. 75-86, 2008. Editora UFPR.
SANTOS, A. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, 2008.0

ANEXO 2

Programa Instituição de Bolsas de Iniciação á Docência
Bolsista: Kael Lima
Pós método
Como sabemos aprender e ensinar uma língua é uma tarefa complexa que vai além do simples fato de aprendizagem de destrezas ou das regras gramaticais, para isso é necessário que o indivíduo seja inserido na cultura e os costumes que permeiam a aquisição de uma nova língua. Para isso então não basta apenas o professor estra interessado em ensinar, mas para que a aquisição seja eficiente é necessário que haja um conjunto de interesses em comum entre professores e alunos. Muitos docentes trazem para sala de aula diversas maneiras para chamar a atenção dos alunos, trazendo assim mais confiança para os discentes e isso se da através de uma metodologia de ensino a qual o mediador do conhecimento utilizará. Uma dessas metodologias disponíveis para os profissionais é o Pós-Método, o qual é uma combinação do conhecimento teórico e de todo o contexto que permeia a educação, tendo em vista uma breve avaliação de como o individuo está inserido no ambiente externo de aprendizagem formal, analisando fatores que possam vir a intervir no ensino, desta forma o professor utiliza uma abordagem e tira dela aquilo que acha ser pertinente para àquela hora e aquele (a) aluno (a), sendo assim o professor acaba por se tornar um pesquisador capaz de identificar quais medidas das teorias auxiliam melhor na sua pratica possibilitando um instrumento que contribua para alternativas e proporcione adaptações que sejam capaz de melhor o desempenho na sala.
            O Pós-Método pode ser embasado em três parâmetros pedagógicos, os quais formam e são formados pelo outro, eles se interagem em uma relação sinérgica aonde o todo é mais importantes que as partes separadas, tais parâmetros são a particularidade, a praticidade e a possibilidade. O primeiro defende que o professor deve estar familiarizado com a teoria para utilizar partes delas no seu planejamento, ademais é por meio da particularidade que educador consegue ter uma sensibilidade em relação ao contexto do aluno, com ela o professor é capaz de observar seus atos, avaliar os resultados, observar sua pratica, identificar problemas, achar soluções, e testa-las novamente para verificar quais funcionam e quais não. Já a praticidade envolve a relação teoria-pratica e da habilidade de auto monitoramento do professor em sua efetividade, ela foca na ação e reflexão do professor para sua pratica pedagógica o que esta ligado com o discernimento e intuição. O parâmetro da possibilidade visa na identidade e individualidade dos alunos e professores, ela afirma a ideia de que é necessário o desenvolvimento e teorias, formas de conhecimento e praticas sociais que funcionem com as experiências de vida trazidas pelas pessoas participantes na educação.
            Sendo assim, podemos concluir que o Pós-método pode ser uma ótima ferramenta auxiliadora para melhor pratica de ensino de uma língua, exigido um trabalho maior do professor baseado e uma formação continuada, abrindo possibilidades de tornar a aula mais atrativa e interessante consequentemente trazendo melhores resultados.

REFERÊNCIA
KUMARAVADIVELU, B. Understanding Language Teaching: From Method to Postmethod. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum, 2006.

ANEXO 3

Programa Instituição de Bolsas de Iniciação á Docência
Bolsista: Kael Lima

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos possuem direito na educação básica. Na historia do país é possível perceber que discussões a respeito da educação brasileira foram discutidas a muito tempo recebendo contribuições de milhares de profissionais da educação e da sociedade para elaboração de uma base comum para todo o Brasil. A BNCC ajuda na elaboração dos currículos e das propostas pedagógicas das escolas publicas e privadas e também, politicas para a formação de professores, produção de material didático e a avaliação. Cada disciplina ministrada nas escolas possuem suas diretrizes especificas, assim como há uma diferenciação entre as bases do Ensino Fundamental e o Ensino Médio.
Na fase do Ensino Médio o jovem encontra-se em um momento da vida em que começa a participar mais efetivamente das questões sociais, criando maior autonomia para essas práticas. É nesse período que começam a refletir mais profundamente sobre o mundo que estão herdando, por essa razão é importante que os estudantes possuam oportunidades para que possam aprofundar o conhecimento sobre a vida em sociedade e as atuações individuais e coletivas. No campo das línguas estrangeiras é importante enfatizar para os alunos que e a língua que constitui-nos como sujeitos e expressam valores construídos nas práticas sociais. No ensino médio foca-se sobre a relação entre língua, cultura, sociedade e politica, fortalece a compreensão dos impactos de decisões e ações humanas, protagonismo para fins sociais e as possíveis maneiras de criar autonomia intelectual, cultural e política.
Na organização dos conteúdos de língua estrangeira as práticas da linguagem são acompanhadas por perguntas por meio de textos  e recursos linguísticos-discursivos e culturais  para melhor imersão da língua como um todo, levando em consideração a atualidade da vida dos jovens do tempo em que se está, isso ajuda com que os jovens possam se ver como participantes da vida em sociedade, aumentando o seus protagonismo em ações coletivas para fins soiais. Ao darem continuidade ao aprendizado de línguas os alunos terão a possibilidade de se expressarem e de ampliar sua visão de mundo, ampliando as habilidades discursivas também em outra língua.
Ao finalizar o ensino médio espera-se que o estudante tenha adquirido maior vivencias com outras formas de pensar, organizar, dizer e valorizar o mundo e que entenda que é possível de ser protagonista nas relações e que possa usar conhecimentos linguísticos-discursivos e culturais em outras línguas.

ANEXO 4

PLANO DE AULA 6º ANO

Acadêmicos: Kael Lima e Marcel Augusto Gonçalves
Temática: Relações Humanas e Responsabilidade Social.
Tema: Formação do indivíduo.
Recursos: Giz, Lápis, Lápis de cor, Canetinhas, Cola, Tesoura, Giz de cera, Materiais Impressos e dicionários.
Turmas: 6º A e B – Escola Estadual Pio XII

Aula 1:
Objetivos: Apresentação e discussão de conceitos sobre a formação do indivíduo, tais como: empatia, respeito, solidariedade, dignidade, fraternidade e amizade. Utilização de dicionários.
Metodologia:
·         Dividir a sala em grupos de no máximo 4 alunos;
·         Levar cartões em um recipiente com dilemas cotidianos;
·         Cada grupo deverá retirar um cartão do recipiente;
·         O grupo terá que traduzir os dilemas dos cartões;
·         Cada grupo deverá então traduzir seus cartões, usando dicionário, uma vez do inglês para o português e depois do português para o inglês;
Dilemas dos cartões: Clementina and Juquinha study in the same class.  Juquinha always asks cheating for Clementina;
Joãozinho never let anybody of the class talk. He always talks when other students and teachers are speaking;
Josefina never does her homework and never brings her school materials to class;
Bento usually throws his school materials and some dangerous objects at his classmates, he thinks this is very funny;
Rosinha is an intelligent girl and likes to study, but sometimes, she corrects her classmates in front of everybody;
Joaquim and Florentina are best friends and study together. But they always talk about and make fun of their classmates;
Matilde often gives nicknames to her classmates. These nicknames are usually mean;
Bartolomeu and Joelson usually draw things on the school’s walls;
Clementina e Juquinha estudam na mesma classe. Juquinha sempre pede cola para Clementina;
Joãozinho nunca deixa ninguém da sala falar, ele sempre conversa quando outros alunos e professores estão falando;
Josefina nunca faz sua lição de casa e nunca traz o material didático pra aula;
Bento geralmente joga seus materiais escolares e objetos perigosos nos seus colegas, ele acha que isso é muito divertido;
Rosinha é uma menina inteligente e gosta de estudar, mas às vezes, ela corrige seus colegas na frente de toda a sala;
Joaquim e Florentina são melhores amigos e estudam juntos. Mas eles sempre conversam e fazem piadas de seus colegas;
Matilde frequentemente dá apelidos para seus amigos da sala. Esses apelidos são geralmente sem graça;
Bartolomeu e Joelson geralmente escrevem nas paredes da escola.

Aula 2:
Objetivos: Corrigir as traduções e alunos devem escrever as frases no caderno. Após isso, eles deverão produzir uma história em formato de quadrinhos com o dilema de seus respectivos grupos, propondo possíveis soluções para o dilema.
Metodologia:
·         Corrigir no quadro, junto com os alunos, as traduções dos dilemas;
·         Distribuir uma folha de sulfite para cada aluno e, se necessário, materiais para produção das histórias;
·         Com o auxilio dos docentes, começar a produção das histórias em português.
·         Os alunos deverão, individualmente, reproduzir em forma de História em Quadrinhos uma possível solução para os dilemas que traduziram na aula 1 e 2;


Materiais: Folhas coloridas, lápis de cor, canetinhas, giz de cera.

Aula 3:

Objetivos: Continuação da produção das histórias em quadrinhos do dilema das aulas 1 e 2.
Metodologia:
·         Com o auxilio dos docentes, finalizar a produção das histórias em quadrinhos.


Aula 4:
Objetivos: Explicar verb to be nas formas negativa e interrogativa.
Metodologia:
·         No quadro e com frases como exemplo, explicar para os alunos verb to be nas formas negativa e interrogativa;
·         Os alunos resolverão uma atividade avaliativa sobre o tema gramatical “verb to be”.
Exercícios:
1) Complete os espaços abaixo usando am, is ou are.
a) São Paulo ________________ a big city.
b) São Paulo and Rio de Janeiro ___________________ big cities.
c) My dog _______________ very fat.
d) We _______________ good students.
e) They _______________ my friends.
f) Maria ______________ my best friend.
g) He ________________ Peter’s brother.
h) I _________________ a teacher.

2) Complete as frases abaixo com os pronomes I, he, she, it, we ou they.
a) This is Filomena. __________ is my sister.
b) These are my students. ______________ are very intelligent.
c) _____ am an English teacher.
d) Juqinha, Matilde and I are from Brazil. ___________ are Brazilian
e) Bartolomeu is a cool boy. ________ is my best friend.
f) Cloe is a cat. ______ is my cat.

3) Responda as perguntas abaixo.
a) What’s your name?
_________________________________________________________________
b) What is your father’s name?
 _________________________________________________________________
c) What are your favorite foods?
 _________________________________________________________________
d) What is your pet’s name?
 _________________________________________________________________
e) What’s your best friend’s name?
__________________________________________________________________
f) What are your favorite colors?
__________________________________________________________________


ANEXO 5

PLANO DE AULA 7º ANO

Acadêmicos: Kael Lima e Marcel Augusto Gonçalves
Temática: Relações Humanas e Responsabilidade Social.
Tema: Formação do indivíduo.
Recursos: Giz, Lápis, Lápis de cor, Canetinhas, Cola, Tesoura, Giz de cera, Materiais Impressos.
Turmas: 7º A e B – Escola Estadual Pio XII

Aula 1:
Objetivos: Apresentação e discussão de conceitos sobre a formação do indivíduo, tais como: empatia, respeito, solidariedade, dignidade, fraternidade e amizade utilizando os conteúdos gramaticais: Present Simple e Adverbs of Frequency.
Metodologia:
·         Dividir a sala em grupos de no máximo 4 alunos;
·         Levar cartões em um recipiente com dilemas cotidianos;
·         Cada grupo deverá retirar um cartão do recipiente;
·         O grupo terá que traduzir os dilemas dos cartões;
·         Cada grupo deverá então traduzir seus cartões, usando dicionário, uma vez do inglês para o português e depois do português para o inglês;
Dilemas dos cartões: Clementina and Juquinha study in the same class.  Juquinha always asks cheating for Clementina;
Joãozinho never let anybody of the class talk. He always talks when other students and teachers are speaking;
Josefina never does her homework and never brings her school materials to class;
Bento usually throws his school materials and some dangerous objects at his classmates, he thinks this is very funny;
Rosinha is an intelligent girl and likes to study, but sometimes, she corrects her classmates in front of everybody;
Joaquim and Florentina are best friends and study together. But they always talk about and make fun of their classmates;
Matilde often gives nicknames to her classmates. These nicknames are usually mean;
Bartolomeu and Joelson usually draw things on the school’s walls;
Clementina e Juquinha estudam na mesma classe. Juquinha sempre pede cola para Clementina;
Joãozinho nunca deixa ninguém da sala falar, ele sempre conversa quando outros alunos e professores estão falando;
Josefina nunca faz sua lição de casa e nunca traz o material didático pra aula;
Bento geralmente joga seus materiais escolares e objetos perigosos nos seus colegas, ele acha que isso é muito divertido;
Rosinha é uma menina inteligente e gosta de estudar, mas às vezes, ela corrige seus colegas na frente de toda a sala;
Joaquim e Florentina são melhores amigos e estudam juntos. Mas eles sempre conversam e fazem piadas de seus colegas;
Matilde frequentemente dá apelidos para seus amigos da sala. Esses apelidos são geralmente sem graça;
Bartolomeu e Joelson geralmente escrevem nas paredes da escola.

Aula 2:
Objetivos: Corrigir as traduções e os alunos devem escrever as frases no caderno e inspirados pela aula anterior. Durante a aula os alunos deverão criar possíveis soluções para os dilemas e assim apresenta-los em forma de representação corporal (teatro).
Metodologia:
·         Um representante do grupo deve ler o conteúdo do cartão para a sala;
·         Corrigir no quadro, junto com os alunos, as traduções dos dilemas;
·         Mantendo os grupos formados na última aula, com o auxílio dos alunos-professores, cada grupo deverá começar a trabalhar em possíveis soluções para seus dilemas, elaborando frases e falas em português e então traduzir por inglês.



Aula 3:

Objetivos: Finalizar a produção  dos trabalhos desenvolvidos durante as aulas 2 e 3.
Metodologia:
·         Com o auxilio dos docentes, os alunos deverão finalizar a apresentação de seus trabalhos.
Aula 4:

Objetivos: Apresentar os trabalhos desenvolvidos durante as aulas 2 e 3.
Metodologia:
·         Reorganizar a sala de maneira que haja espaço suficiente para os grupos se apresentarem;
·         Cada grupo deve-se dirigir para o espaço organizado e apresentar a situação em inglês, podendo recorrer ao auxílio dos alunos-professores em dificuldades de pronuncia.

ANEXO 6
ATIVIDADES V SIEPE
QUIZ
1-      Which is the capital city of England?
a.       Liverpool
b.      London
c.       Bristol
d.      Manchester

2-      Who is the author of the “Lord of the Rings” saga?
a.       John Ronald Reuel Tolkien
b.      George Orwell
c.       William Shakespeare
d.      Jane Austen

3-      Which is the only English-speaking country in South America?
a.       Guyana
b.      Suriname
c.       Uruguay
d.      Argentina

4-      Where did the girls band “Spice Girls” come from?
a.       United States of America
b.      Ireland
c.       England
d.      Scotland

5-      When did the tragedy of the Twin Towers happen?
a.       October, 21st
b.      December, 18th
c.       March, 2nd
d.      September, 11th



6-      Which continent New Zealand is located?
a.       Africa
b.      Asia
c.       Oceania
d.      Europe

7-      Which country in Africa is an English-speaking country?
a.       Kenya
b.      Mozambique
c.       Angola
d.      Egypt

8-       Alaska is a state of…
a.       Canada
b.      U.S.A.
c.       Iceland
d.      Wales

9-       Kingston is the capital city of which country?
a.       South Africa
b.      Jamaica
c.       Australia
d.      Nigeria

10-  Edgar Allan Poe is a famous writer from…
a.       Scotland
b.      Wales
c.       England
d.      U.S.A.

11-  Kangaroos are animals from…
a.       Australia
b.      Philippines
c.       Canada
d.      New Zealand
How can I say 1º in English? First
How can I say 2º in English? Second
How can I say 3º in English? Third
How can I say 4º in English? Fourth
How can I say 5º in English? Fifth
How can I say 6º in English? Sixth
How can I say 7º in English? Seventh
How can I say 8º in English? Eighth
How can I say 9º in English? Ninth
How can I say 10º in English? Tenth
How can I say 11º in English? Eleventh
How can I say 12º in English? Twelfth
How can I say 13º in English? Thirteenth
How can I say 20º in English? Twentieth
How can I say 30º in English? Thirtieth

This is the first month of the year. January
This is the second month of the year. February
This is the third month of the year. March
This is the fourth month of the year. April
This is the fifth month of the year. May
This is the sixth month of the year. June
This is the seventh month of the year. July
This is the eighth month of the year. August
This is the ninth month of the year. September
This is the tenth month of the year. October
This is the eleventh month of the year. November
This is the twelfth month of the year. December

Big animal that has one horn. Rhino
This animal has a very long neck. Giraffe
Man’s best friend. Dog
Lives in the cold and waddles. Penguin
Slow moving and has a shell. Turtle
Striped animal that looks like a horse. Zebra
Can swim under the water and walk on land and has one big bite. Crocodile
This animal has a long trunk. Elephant
This animal loves bananas. Monkey
Some says this animal has nine lives. Cat
Has big ears and like to hop. Rabbit
King of the jungle. Lion


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