sexta-feira, 14 de junho de 2013 0 comentários

Formação em Ação

Núcleos seguem com etapas do Formando em Ação

As etapas do Programa Formação em Ação 2013 estão sendo realizadas em vários Núcleos Regionais de Educação para professores, pedagogos e funcionários. O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Educação e tem carga horária de 16 horas, dividida em duas etapas distintas de 8 horas, uma em cada semestre. 
O Núcleo Regional de Educação de Toledo iniciou essa semana a primeira etapa, que acontece em três municípios pólos: Palotina (que atenderá os Guaíra, Terra Roxa, Palotina e Maripá); Toledo e Marechal Cândido Rondon (que começa na próxima segunda-feira (17). Estão inscritos 3.790 profissionais da educação.
O Formação em Ação assegura para os profissionais da Educação do Estado do Paraná, o direito à formação continuada com momentos de reflexão e debate sobre temas que envolvem os trabalhos que são desenvolvidos nas escolas. “É oportunidade de uma parada nas atividades da escola para fazer uma reflexão do todo, com todos, com a finalidade de se melhorar cada vez mais a atuação profissional”, disse o chefe da regional de Toledo, Léo Inácio Anschau. 
A professora Magda de Carli, que atua no Colégio Estadual Domingos Francisco Zardo, em Palotina, relata a impressão sobre o encontro desta terça. “Além das palestras terem sido excelentes, houve troca de experiência com os colegas. Acredito que todos saíram com mais ânimo e motivação, e isso faz toda a diferença no dia a dia na escola”, refletiu. 
Neste ano, os funcionários estão discutindo temas que envolvem a diversidade. O funcionário Fábio Nunes Gonçalves, que participou de oficina com Mauro Dietrich, diretor da Escola Estadual Indígena Araju Porá, aprendeu um pouco mais sobre a história indígena, desde o processo de colonização até os dias atuais. “A oficina me ajudou a entender e respeitar os direitos dos indígenas e buscar compreender melhor essa questão, tendo em vista que lidamos com essas questões nas escolas”, disse Gonçalves.

Os pibidianos e a coordenadora do PIBID de Letras Inglês de Irati ajudaram e participaram ministrando oficinas de língua inglesa com os professores no Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira. As fotos você confere aqui.
terça-feira, 4 de junho de 2013 0 comentários

A lenda e a realidade na formação da identidade cultural

Héliton Diego Lau  (G-UNICENTRO)
Avanilde Polak (UNICENTRO)

Resumo

A série Crepúsculo, da autora Stephanie Meyer, apresenta uma mistura de costumes e lendas que mesclam o que a representação do mundo empírico que vivemos e o mundo das lendas de seres sobrenaturais, tendo como enfoque central a lenda dos vampiros. A série tem como protagonistas o casal Bella, uma jovem mortal, e Edward, um vampiro. Nesta análise, temos como objetivo analisar apenas a obra Crepúsculo que inicia a saga dos personagens. A escolha dessa obra, deve-se ao fato que nesta, a personagem Bella deixa de morar com sua mãe em uma cidade grande e vai morar com seu pai em Forks, uma cidade pequena e cheia de lendas e costumes típicos da região, até então, desconhecidos pela jovem. Partindo de pressupostos teóricos da Análise do Discurso (AD) através de abordagens como Brandão (2004), Mussalim (2004), Orlandi (2005), entre outros, serão analisados fragmentos da obra, onde é ressaltado o contato cultural da personagem, com o “novo” contexto social. Os resultados mostram o “choque” cultural que a personagem sofre ao entrar em contato com a região diferente do contexto que estava acostumada, ameniza-se na convivência com os habitantes de Forks e do descobrimento através do diálogo.

Palavras-chave: Análise do discurso, Crepúsculo, cultura, identidade.

Para ler mais, faça o download do artigo completo aqui.
terça-feira, 28 de maio de 2013 0 comentários

Aniversariante do mês: Conan Doyle

Arthur Conan Doyle (1859-1930)

Arthur Conan Doyle formou-se em medicina, que praticou até 1891. Tornou-se famoso graças aos contos e romances policiais que escreveu - e, particularmente, à sua criação máxima: o detetive Sherlock Holmes, bem como seu inseparável companheiro, o médico dr. Watson.
Foi a publicação, em 1887, de "Um estudo em vermelho" que deu a Conan Doyle notoriedade imediata. Nesse, como em suas outras histórias policiais, o personagem principal é o detetive de inteligência penetrante, que toca violino e faz uso de morfina para aliviar as tensões provocadas pelo excesso de concentração em cada caso.
Sherlock Holmes é o detetive eminentemente cerebral, capaz de, à vista de um simples cartão de visita, traçar o perfil de seu dono, fornecendo dados que causam surpresa e admiração.
Nos livros de Doyle há sempre um duelo entre o detetive e seu inimigo oculto, também dotado de inteligência rara: Moriarty.


Desenvolvimento da criminologia
O estilo direto da narrativa e a vivacidade dos diálogos, acrescidos do poder de imaginação nas tramas, fazem de Conan Doyle um autor lido sempre com agrado. Sua engenhosidade teve o mérito de estimular o desenvolvimento da criminologia. E seus livros jamais foram superados - nem mesmo pelo moderno romance policial, quase sempre de estilo mais agressivo.
A ampla bibliografia de Arthur Conan Doyle, em que se relatam as aventuras de Sherlock Holmes e seu companheiro dr. Watson, é conhecida como "cânone holmesiano", e é formada por quatro romances e 56 contos.

Referências
L&PM. Autores - vida e obra: Arthur Conan Doyle. Disponível em: <http://www.lpm.com.br/site/default.asp?TroncoID=805134&SecaoID=948848&SubsecaoID=0&Template=../livros/layout_autor.asp&AutorID=43>. Acesso em: 28 maio 2013.

______. Conan Doyle. Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/biografias/conan-doyle.jhtm>. Acesso em: 28 maio 2013.

sábado, 18 de maio de 2013 0 comentários

Planos de aula

Professor, você já conhece os planos de aula organizados pela equipe da Nova Escola? São mais de 2500 planos de aula e projetos que você pode usar ou adaptar para o seu dia a dia em todas as disciplinas. Confira aqui.
quinta-feira, 2 de maio de 2013 0 comentários

Plano de aula dos pibidianos Patrick e Taline para o 8º ano


PLANO DE ENSINO
NOME (S): Taline Galan Stelle e Patrick Kozelinski
TURMA (S): 8° ano C.
DATAS: 25/02/2013
NÚMERO DE AULAS: 4 aulas
ASSUNTO:  There To Be (present)
TEMÁTICA:
1. Diferenciar unicidade de multiplicidade.
2. Ensinar o There To Be no presente.
4. Posição dos adjetivos, posicionamento espacial por meio de preposições.

OBJETIVO DO ASSUNTO: Trabalhar o presente do There to be.
OBJETIVO DA TEMÁTICA: Trabalhar o assunto do There To Be, contextualizando o vocabulário de acordo com o dia-a-dia dos alunos.

METODOLOGIA: 1° aula.
1. Dividir a turma em dois grupos, para encontrar , no espaço escolar , itens que sejam singulares (grupo 1) e  plurais (grupo2).
2. Sair com os alunos no pátio da escola, para que eles encontrem palavras a serem utilizadas no plural e singular nas aulas, acompanhadas de pelo menos um adjetivo.
3. Voltar para a sala e listar no quadro todas as palavras encontradas pelos alunos, para que todos tenham o vocabulário que será trabalhado.

TEMPO: 50 minutos.
10 Minutos para saída.
20 Minutos para escrever as palavras no plural e singular encontrado na escola.
10 Minutos para voltar.
10 Minutos para passar no quadro as palavras encontradas.

METODOLOGIA: 2° aula, 50 minutos.
1. Passar para o inglês as palavras dos itens encontrados na escola: substantivos e adjetivos. (10 minutos)
2. Ler as palavras em inglês e solicitar a repetição. (5 minutos)
3. Apresentar as preposições que constam do quadro abaixo para situar os substantivos nominados. (15 min.)
4. Montar algumas frases no quadro para ensinar aos alunos a diferença entre unicidade e multiplicidade, posição dos adjetivos em relação aos adjetivos e as preposições que os localizam no contexto. (20 minutos)

SINGULAR
THERE IS = há, existe (afirmativa)

PLURAL
THERE ARE= há, existem (afirmativa)

PREPOSIÇÕES
NEAR, OPPOSITE, BETWEEN, BEHIND, BESIDE,IN FRONT OF


4. Formar frases utilizando o quadro para explicar o conteúdo apresentado. Ensinar o There To Be, com o auxílio das palavras já trabalhadas e quando uso There is, There are. Exemplo: (10 minutos)
ü    There is a tree.
ü    There are trees.
5. Pedir para os alunos ajudarem a formar novas frases depois da explicação. (10 minutos)
METODOLOGIA: 3° aula.
1. Relembrar o vocabulário já utilizado nas aulas anteriores. (10 minutos)
2. Retomar o conteúdo da aula passada, formando frases utilizando There is, There are, adjetivos e as preposições trabalhadas. (20 minutos)
3. Apresentar as preposições NEAR, OPPOSITE, BETWEEN, BEHIND, BESIDE,IN FRONT OF, por meio de exemplos reais.a partir das frases construídas anteriormente  (20 minutos)
PREPOSITIONS
PREPOSIÇÃO
Near
Perto/próximo
In front of
Em frente a
Opposite
Oposto a
Between
Entre
Behind
Atrás
Beside
Ao lado de




METODOLOGIA: 4° aula.
1.      Dividir a turma em grupos.
Distribuir revistas para os alunos encontrem imagens e descreverem as cenas, utilizando o There to be, adjetivos e preposições.
terça-feira, 30 de abril de 2013 0 comentários

Aniversariante do mês: John Boyne


Nasceu em 30 de abril de 1971, em Dublin, Irlanda. Boyne começou a escrever com 19 anos, porém somente teve seu romance publicado dez anos mais tarde. Boyne possui mais 70 short stories, 7 romances, entre artigos não ficcionais e revisões de livros. Ele é mundialmente conhecido pelo livro que se tornou best seller e for até mesmo adaptando ao cinema: The Boy in the Striped Pyjamas, em que recebeu vários prêmios. Atualmente, reside em Dublin.

BIBLIOGRAPHY:
NOVELS:

o    The Thief of Time (2000)
o    The Congress of Rough Riders (2001)
o    Crippen (2004)
o    Next of Kin (2006)
o    Mutiny On The Bounty (2008)
o    The House of Special Purpose (2009)
o    The Absolutist (2011)
o    This House Is Haunted (forthcoming, April 2013)


NOVELS FOR YOUNGER READERS:
o    The Boy In The Striped Pyjamas (2006)
o    Noah Barleywater Runs Away (2010)
o    The Terrible Thing That Happened To Barnaby Brocket (2012)
o    Stay Where You Are And Then Leave (forthcoming, October 2013)


REFERÊNCIAS:

BOYNE, J. Biography. Disponível em: http://www.johnboyne.com/about/. Acesso em: 29 de abril 2013.

_____. Biografia: John Boyne. Disponível em: http://universoliterario.blogspot.com.br/2011/03/john-boyne.html. Acesso em: 29 de abril 2013.




quinta-feira, 25 de abril de 2013 0 comentários

Comissão aprova punição para aluno que desrespeitar professor

Mandetta afirma que a violência contra
professores em sala de aula é crescente.

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou na quarta-feira (28) proposta que prevê punição para estudantes que desrespeitarem professores ou violarem regras éticas e de comportamento de instituições de ensino.
Pelo Projeto de Lei 267/11, da deputada Cida Borghetti (PP-PR), o estudante infrator ficará sujeito a suspensão e, na hipótese de reincidência grave, será encaminhamento à autoridade judiciária competente. A proposta muda o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) para incluir o respeito aos códigos de ética e de conduta das escolas como responsabilidade e dever da criança e do adolescente estudante.
O relator, deputado Mandetta (DEM-MS), destacou que a violência contra professores do ensino médio e do fundamental é uma das causas da falta de qualidade da educação brasileira. “Professores com medo de sofrer violência ou represálias verbais e físicas, principalmente por parte de alunos, somado à falta de punição administrativa e/ou judicial dos estudantes indisciplinados ou violentos somente corroboram a existência de sérios problemas educacionais”, afirmou.
O parlamentar disse ainda que um estatuto que assegura apenas direitos, sem determinar deveres, desrespeita uma das regras básicas da educação, que é o respeito aos direitos dos outros. “É fato que há uma crescente violência contra professores e diretores em sala de aula, que não vem sendo coibida adequadamente pelas normas hoje em vigor. Cremos que o sistema de proteção integral determinado pela Constituição Federal às crianças e adolescentes também passa por imposição e cumprimento de deveres”, concluiu.
Tramitação
A proposta, que tramita em caráter exclusivo, ainda será analisada pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


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