segunda-feira, 8 de abril de 2013

Plano de ensino dos pibidianos Andréa e Héliton para o 6º ano


Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO
Campus Universitário de Irati
Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Departamento de Letras

PLANO DE ENSINO

Identificação
Nome(s): Andréa Sabat Seminotti e Héliton Diego Lau
Turma(s): 6º ano
Número de aulas: 4

Tema: The alphabet

Temática:
1.      Vowel sounds
2.      Consonant sounds
3.      Vocabulary
4.      Greetings

Objetivos e metodologia

Aula 1
Objetivo
·         Ensinar o alfabeto em língua inglesa

Metodologia
·         Apresentar as vogais, modulando-as conforme os sons produzidos na Língua Inglesa, destacando suas variações; (10’)
·         Apresentar as consoantes, reproduzindo os sons da Língua Inglesa, destacando os contrastes existentes com o Português; (20’)
·         Utilizar um vocabulário específico e previamente selecionado para apresentar o alfabeto e explicar os sons das vogais e consoantes (Anexo I); (10’)

Aula 2
Objetivo
·         Praticar fonologicamente o alfabeto da Língua Inglesa a partir das gravuras apresentadas, usando-as como exemplos (10’)

Metodologia
·         Jogo da soletração: dividir a turma em 4 equipes, sendo que cada equipe escolherá um representante. O representante deverá escolher uma das fichas apresentadas a eles no início da aula e retirar uma ficha com o valor da resposta. Em seguida, o representante volta ao grupo e pede auxílio para soletração. Ao sinal dos acadêmicos os representantes deverão voltar a frente da turma para apresentar sua soletração. Havendo acerto, o grupo ganha a pontuação que foi sorteada. (30’)

Aula 3
Objetivo
·         Elaborar frases e expressões do dia a dia (Anexo II).

Metodologia
·         Interagir com os alunos anotando nomes em inglês no quadro, sugerindo a eles que escolham um para se identificarem nas aulas de inglês. (15’)
·         Inserir o texto previamente preparado com formas de apresentação e saudação, de acordo com o contexto e utilizando os nomes escolhidos (10’)
·         Desenvolver a fala e tonalidade das expressões, perguntas e respostas ensinadas aos alunos; (15’)

Vocabulary and Expressions

Hi
Hello
What’s your name?
Name
Middle name
Last name
Nickname
How are you?
Fine
Nice to meet you
Welcome to school
Good morning
Good afternoon
Good evening
Good night


Aula 4
Atividades de fixação.

Avaliação
Os alunos serão avaliados pela participação, esforço, dedicação e realização das atividades em sala de aula e tarefa.

Recursos
Quadro, giz, apagador, rádio, CD, atividade impressa, TV pen drive.

Referência
PAIXÃO, Leonardo Dias; LEAL, Ricardo Moraes. Influx English School. 6 ed, 2010.


Anexos

Activities

1) Answer the questions below:

a) What’s your first name?
_________________________________________

b) What’s your last name?
_________________________________________

c) What’s your nickname?
_________________________________________


2) Scrambled words:

a) is / What / name / your / ?
_______________________________________

b) John / name / is / My /.
_______________________________________

c) you / are / How / ?
_______________________________________

d) fine / I’m / thanks /.
_______________________________________

e) nickname / your / What’s / ?
_______________________________________

f) meet / you / Nice / to /.
_______________________________________


Anexo II

First day of class
P: Hi.
J: Hello!
P: What’s your name?
J: My name is Jennifer Smith, and what is your name?
P: My name is Pamela Aniston. How are you Jennifer?
J: I’m fine thanks, and you Pamela?
P: I’m fine too. What´s your nickname Jennifer?
J: My nickname is Jenny. And what is your nickname?
P: My nickname is Pam. Nice to meet you Jenny.
J: Nice to meet you too Pam. And welcome to my school.

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