Experiência de Sucesso!
No 2º semestre de 2016 decidimos inovar a forma como nos relacionávamos com as escolas e com o nosso público estudantil. Durante algumas reuniões semanais do PIBID revisamos metodologias, avaliamos procedimentos e resultados e também auto-críticas. Decidimos, então, iniciar o trabalho do 2º semestre com uma nova abordagem: as atividades seriam planejadas a partir de um grande projeto. Após a anuência das Supervisoras e muita reflexão, chegamos à seguinte proposta, como um plano de ação a ser desenvolvido pelas duplas no campo de atuação:
Organizações não governamentais – seu papel na formação da cidadania
Justificativa
O presente
projeto se justifica pela necessidade de levar aos aludo Ensino nédio e
fundamental, conhecimentos que estimulem a criatividade, a reflexão, a
criticidade e a cidadania responsável. A proposta de trabalho escolhido,
apresenta possibilidades de discussões que levarão à conscientização sobre as
novas abordagens de manutenção sustentável do meio ambiente.
Objetivos
- Caracterizar as ONGs como entidade que se propões a
desenvolver ações sociais nas lacunas deixadas pelo poder público;
- Apresentar a ONG Greenpeace como um exemplo de proposta
ligada ao meio ambiente;
- Discutir os diferentes subprojetos mantidos pelo
Greenpeace para assegurar seu alcance global;
- Eleger um subprojeto daqueles atualmente disponíveis para
desenvolver atividades que promovam mudanças de atitudes pessoais a partir de
novos conhecimentos;
- Propor a criação de uma ONG escolar voltada às
necessidades do contexto escolar ou da localidade em que os alunos vivem.
Metodologia
O projeto
vai ser desenvolvido, a princípio, a partir de algumas atividades.
- Coleta e apresentação de informações sobre a estrutura das
ONGs, com destaque à estrutura do Greenpeace.
- Destaque aos pontos que particularizam o Greenpeace –
subprojetos.
- Desenvolvimento de atividades artísticos culturais que
explorem a criatividade dos alunos a partir das informações apresentadas.
- Criação de uma ONG voltada as necessidades detectadas
pelos alunos.
Avaliação
O projeto
será avaliado na totalidade de suas ações, culminando com a criação da ONG.
A cada dupla coube elaborar uma metodologia específica, a partir das especificidades das turmas de atuação, das escolas e das demandas da professora supervisora. A sequência do trabalho, bem como seus resultados, podem ser verificados a seguir.
Acadêmicos: Adriana Aleixo e Marcel
Augusto Gonçalves
Temática: Papel das ONG’s na formação da
cidadania
Tema: Protegendo as florestas
Objetivo:
·
Estimular
a criatividade, a reflexão, a criticidade, a cidadania responsável, e discutir
a abordagens de manutenção sustentável do meio ambiente.
Metodologia: Apresentação interativa dos
conteúdos propostos através da confecção de materiais expositivos relacionado
ao tema supracitado, criação e pratica de uma ONG escolar.
Recursos: Giz, quadro, data show,
cartolina, tinta, mudas de árvore, pá.
Aula
1:
Metodologia: Iniciar a
aula expondo problemas ambientais e possíveis soluções para eles. Apresentar o
vídeo clipe Ready To Fall - Rise Against e
discutir com os alunos sobre os temas
presentes no vídeo. Apresentar o que é uma Organização Não Governamental (ONG),
enfatizando a ONG GreenPeace.
Atividade 1: Identificar
e anotar palavras chaves acerca do tema
Atividade 2: Discutir
as ações e propostas do GreenPeace quanto a preservação das florestas.
Aula
2:
Metodologia: Apresentar
as características de uma ONG, como uma entidade que propõe ações sociais,
mudanças de atitudes pessoais e globais.
Atividade 1: Criar uma
ONG escolar que aborde assuntos relacionados ao desmatamento e proteção das
florestas.
Atividade 2: Dividir a sala em grupos, cada grupo deverá
organizar ideias para a criação de cartazes que serão expostos na escola.
Aula
3:
Metodologia: Confeccionar
cartazes de conscientização sobre questões ambientais, utilizando materiais
entregues aos alunos.
Atividade 1: Cada grupo
previamente criado deverá confeccionar um cartaz abordando tópicos prejudiciais
as florestas e ao meio ambiente.
Aula
4:
Metodologia: Colocar em
prática a ONG criada pelos alunos, realizando atividades ao ar livre.
Atividade 1: Distribuir
mudas de árvores para os alunos.
Promover Alimentos Sustentáveis
Acadêmicos:
Ana Carolina Batista / Luiz Eduardo Perek
Turma:
7º Anos
Colégio: Pio
XII
Aula 1
Passo 1: Apresentar o
tema que será trabalhado (ONGs);
Passo 2: Discutir sobre
o que os alunos sabem sobre ONG;
Passo 3: Anotar as
sugestões no quadro. Brainstorm com as palavras-chave das respostas.
Passo 4: Depois dar a
descrição de uma ONG, usando o Greenpeace como modelo;
Passo 5: Discutir com
os alunos se eles conhecem o Greenpeace, o surgimento da ONG e quais seus
objetivos;
Passo 6: Comentar sobre
os subprojetos que o Greenpeace desenvolve, e determinar qual deles será
trabalhado com os alunos.
Passo 7: Apresentar o
subprojeto “Promoting Sustainable Food”, e qual sua função no Greenpeace.
Promoting Sustainable Food
Food is life. Food is happiness. Food is
love. Our relationship with it is universal, primal, historic, rich in
tradition and pride.
Right now, most of us do not know where our food comes from. A greedy
elite are industrializing, commodifying and controlling every aspect of our
food system—from genome to grocery store. They’re growing our food on huge
monoculture farms, spraying genetically modified crops with obscene amounts of
chemicals and feeding these crops to factory-farmed animals.
The result is a broken system: soils drained of nutrients, poisoned
waterways and the destruction of a precious diversity of crop varieties that
have enabled human societies to thrive from the mountains to the coast for millennia.
At the other end of the food chain, urban consumers — especially the poor —
have little choice but to buy pre-packaged food built devoid of nutrition.
Feeding the world’s growing population is no small challenge. But the
false solutions pushed by big industrial farming corporations, GMOs and toxic
pesticides, to name a few—come at steep costs for the environment and human
health.
Did You Know?
- Six big agribusiness
giants control nearly 70 percent of the world’s seed market, much of which
has been genetically modified so they can reap profits on every seed they
sell.
- Four global
corporations control 75 percent of all global grain trade.
- The top 10 global food
processing companies control 26 percent of global food markets.
- The livestock
sector accounts for 14 percent of
greenhouse gas emissions worldwide, roughly equivalent to emissions from
the transportation sector.
Fixing Our Food System
A growing food movement is starting to form around the world. More
people are demanding to know where their food is coming from. Farmers and
communities are reclaiming control over the seeds of life and their right to
self-determination through the food they grow and eat. A number of far-sighted
corporations are looking to meet the evolving demands of the consumers they
serve with a food system that matches this growing shift in consciousness.
We’re here to support the global food movement based on “ecological
farming” — where most of our food is grown ecologically and
farmers and consumers alike reject toxic pesticides, chemical fertilizers
and genetically modified seeds. It’s a future in which people from
all walks of life work together to build a system that is best for their
families, farmers and for the planet.
But all need to act if we’re going to make a dent.
Acadêmicos: Bruno Porazzi e Jaqueline Correia
Temática:
Debater e contextualizar ONGs como Greenpeace
Tema:
Alimentos sem agrotóxicos Alimentos Orgânicos
Objetivo
geral do plano de ensino
Apresentar a ONG Greenpeace como um exemplo
de proposta ligada ao meio ambiente;
Discutir os diferentes subprojetos mantidos
pelo Greenpeace com enfoque nos agrotóxicos e na produção orgânica para
assegurar seu alcance global; trabalhar expressões e novas palavras em inglês
relacionadas a alimentos orgânicos.
Metodologia:
Apresentação interativa dos conteúdos
propostos, utilização de técnicas de inglês instrumental para leitura e
compreensão de textos e atividades.
Recursos:
Giz, quadro, televisão.
Aula
1: Introductory lesson
Metodologia: Iniciar a aula conversando com
os alunos sobre ONGs:
Do you know what is an NGO?
Do you know any NGO?
Are there NGO in your city? Which are?
Do you know greenpeace NGO?
Debatendo sobre a importância das ONGs, Ouvir
a opinião dos alunos e anotar algumas ideia no quadro.
Em
seguida passar o vídeo ‘’Greenpeace Greece Presentation Video’’(https://youtu.be/HhlFbVEPqmU);
What
would you understand about Greenpeace NGO through the video?
Aula 2
Relembrar
os tópicos discutidos na aula anterior e apresentar, brevemente, as propostas
do Greenpeace para sua colaboração com o meio ambiente, tais como: aquecimento
global, salve os oceanos, salve as florestas, produção de alimentos orgânicos e
dando destaque aos agrotóxicos.
Após
a discussão será apresentado o vídeo “My Potato Project” (https://www.youtube.com/watch?v=6QOcEjktuGI).
What
we can understand about the video?
Em
seguida, será proposta a criação de uma ONG dentro da escola e posteriormente,
discutir as necessidades presentes na escola.
Após a discussão do vídeo, em grupo, será
realizada a confecção de um pote para que posteriormente seja feito um projeto
relacionado à produção de alimentos orgânicos.
Aula 3
Será plantada uma semente nesse pote e os alunos
deverão dar a devida atenção para que a semente germine. Esse trabalho será uma
maneira de obtenção de nota futuramente.
Também será realizada o preparo de um cartaz com
a seguinte temática, “Uma vida melhor sem conservantes”. Nesse projeto, o aluno
deverá fazer desenhos relacionados à, produção de alimentos, produção de uma
vida sustentável e demais tópicos que façam jus à uma vida melhor.
Aula 4
Os cartazes serão finalizados e depois colocados
nos corredores da escola.
Como última atividade, será feito um jogo da
memória com alimentos, tais como verduras, legumes, frutas entre outros, para
que os alunos fixem o conhecimento linguístico relacionado à produção orgânica.
Acadêmicos:Fabiane
Caron Novaes e Tobias Miguel Batista de Freitas.
Temática:Greenpeace
- educação ambiental.
Tema:Protegendo
os oceanos e mares.
Objetivo:
·
Desenvolver com os alunos a consciência sobre
a preservação de nossos oceanos e mares.
Metodologia:Apresentação
interativa dos conteúdos, utilizando vídeos, imagens e atividades práticas
relacionadas à educação ambiental, trabalhando também textos para
desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos na língua inglesa.
Recursos:
Giz, quadro, vídeos, imagens, textos.
Aula
1:
Metodologia:Iniciar
a aula conversando com os alunos sobre o que eles conhecem do Greenpeace e dos
projetos desenvolvidos. Apresentar a eles imagens, vídeos e destacar os cinco
oceanos e o mar mediterrâneo. Focar na proteção dos oceanos e mares.
Atividade 1:Instigar os alunos sobre as frases de conscientização
que aparecem no vídeo: Marine Reserves Now, Inspiring Action, Pacific Tuna
Destroyer, Enough is Enough, The future of the planet is in your hands, Help
End Whaling, No Fish, No Future, This fragile Earth deserves a voice. It
needs solution, it needs change, it needs action!
Atividade
2:Trabalhar
jogo de caça palavras relacionado ao tema exposto na aula.
Referência - disponível
em:
<http://www.greenpeace.org/brasil/pt/quemsomos/Greenpeace-no-mundo/>
Aula
2
Metodologia:Retomar
com os alunos acerca do Greenpeace e dos projetos desenvolvidos. Correção das
frases. Trabalhar com o verbo can.
Atividade
1:Apresentar
o verbo can, escrever as 3 formas afirmativa, negativa e interrogativa no
quadro. Após fazer um diálogo usando o verbo can.
Ator 1:I Love my
Summer vacation.
Ator 2: Let’s play volleyball?
Ator 1: No, thanks. I can’t play volleyball because I
can’t jump.
Ator 2: So, let’s make a sandcastle?
Ator 1: Yes, I can make it.
Atividade
2: Os
alunos, em duplas, farão a dinâmica trocando o esporte.
Atividade
3: entrega
da atividade em anexo.
Can you swim?
|
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Can you play beach volleyball?
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Can you play matkot?
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Can you make a big sandcastle?
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Can you stay at the beach all day?
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Can you play beach cricket?
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Can you practice Stand up paddle?
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Yes, I can.
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No, I can’t.
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Acadêmicas: Roberta Aparecida Diadio;
Vanderléia Tadra;
Série de atuação: 1º e 2° ano (Ensino Médio)
Tema: Aquecimento Global (Global Warming)
AULA
1
Procedimentos:
Passo 1: Nos apresentamos, em seguida
falamos aos alunos que trabalharemos um assunto muito polêmico e que eles deverão adivinhar o que
é;
Passo 2: Mostrar 3 imagens (cada uma em
folha A4), e perguntar o que eles imaginam que seja o tema da aula;
Passo 3: Perguntar o que é, quais são as
causas e conseqüências;
Passo 4: Anotar as ideias dos alunos
sobre aquecimento global (global warming).
(Perguntar, por exemplo, como que escreve queimada em inglês?). Após, pedir
para anotarem tudo no caderno;
Passo 5: Entregar uma folha com um breve
texto sobre aquecimento global (global warming).
Após, fazer a leitura;
Passo 6: Pedir para sublinharem as
palavras que conhecem. Em seguida, traduzir o referido texto juntamente com os
alunos;
Fechamento: Finalizar a aula revisando o
que foi aprendido.
Texto sobre Global
Warming
What is Global
Warming?
Global warming refers to an average increase in the
Earth’s temperature, which in turn causes changes in climate. A warmer Earth
may lead to changes in rainfall patterns, a rise in sea level, and a wide
range of impacts on plants, wildlife, and humans. When scientists talk about
the issue of climate change, their concern is about global warming caused by
human activities. Global warming is one of the most serious problems
affecting the environment. It puts at risk our planet’s life. Experts predict
that the temperature will increase up to 6C in the next 100 years. In a
hotter world extreme weather: heat waves, tornadoes, hurricanes, floods,
droughts, fire, etc. will be stronger, more frequent and dangerous. Global
warming is caused mainly by human activities. When a car burns gasoline it
releases carbon dioxide (CO2) and other gases. Gases that are also released
by industries with the burning of fossil fuels, like coal, natural gas and
oil that in the atmosphere form a hazy blanket around the Earth, named
“greenhouse effect”, which is the major cause of the increase of global
warming. Global warming is a problem of all the people. Are you doing your
part to help the planet?
|
Fonte:http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/md_selma_mara_nunes.pdf.
AULA 2
Procedimentos:
Passo
1: Distribuir
uma atividade com imagens e embaixo de cada imagem uma linha para eles
completarem com as palavras que encontrarem no texto trabalhado na aula
anterior. Estas palavras devem se referir as imagens;
Passo
2: Passar um
vídeo sobre Global Warming (Disponível
em: https://www.youtube.com/watch?v=OyQDpZVMzRg
);
Passo 3: Pedir aos alunos pegarem uma
folha separada, anotar no quadro a seguinte pergunta? What’s the message of the
vídeo? Então, pedir para que escrevam (em português), no mínimo um parágrafo
sobre a referida pergunta;
Passo 4: Recolher as folhas ao final da
aula e debater sobre o referido assunto;
Fechamento: Os alunos serão avaliados pela
participação em sala e desenvolvimento das atividades.
AULA 3
Procedimentos:
Passo 1: Relembrar todas (ou as mais
importantes) palavras em inglês que se referem ao Global Warming;
Passo 2: Perguntar a eles se conhecem
algum gênero textual e em seguida, o que sabem sobre o gênero ‘bilhete’;
Passo 3: Explicar mais a fundo o que é
gênero ‘bilhete’ e como deve ser feito (passar um esquema no quadro, se preciso
for);
Passo 4: Pedir que façam um bilhete (em
inglês) para suas futuras gerações, e que nesse bilhete contenha apenas uma
informação, por exemplo: “Filha, economize água, pois hoje está faltando aqui e
eu estou passando sede”;
Passo 5: Passar nas carteiras para
auxiliá-los;
Passo 6: Sorteio e apresentação de
alguns bilhetes;
Fechamento: Os alunos serão avaliados pela
participação em sala e desenvolvimento das atividades.
AULA 4
Procedimentos:
Passo 1: Pedir aos alunos para formarem
duplas ou trios;
Passo 2: Distribuir cartolinas aos alunos
para que eles confeccionem um cartaz sobre Global
Warming , com imagens ou desenhos, utilizando frases ou palavras (em
inglês);
Fechamento: Os alunos serão avaliados pela
participação em sala e desenvolvimento das atividades.
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