PERÍODO: Setembro/2015 a Março/ 2016
Adriana Carolina Aleixo, Jaqueline Correia
Atividades desenvolvidas:
Durante
o mês de setembro foram realizadas a leitura e discussão do livro Understanding Language Teaching, de
Kumaravadivelu. Outubro foi dedicado à elaboração dos planos de aula, e aos
trabalhos que foram apresentados na Semana de Integração, Ensino, Pesquisa e
Extensão (SIEPE). A intervenção pibidiana foi realizada nas aulas de Língua
Inglesa no Ensino Fundamental, na Escola Estadual Pio XII no município de
Irati, nas turmas de sexto ano, durante o mês de novembro. Tendo em vista que
muitos dos estudantes destas salas vivenciam uma diversidade familiar, optou-se
por debater, refletir e identificar membros da família. As atividades
exploraram a estrutura da língua inglesa, a linguagem visual e técnicas de
inglês instrumental para a expansão do vocabulário dos alunos.
A
primeira aula, que ocorreu no dia 03 de novembro, foi iniciada debatendo sobre
a formação familiar tradicional e outras formas de formação familiar, ouvindo a
opinião dos alunos e anotando algumas ideias no quadro. Para melhor fixação do
conteúdo, foi utilizada uma atividade para tradução e compreensão de
vocabulário, e um caça-palavras contendo os membros da família. Na segunda aula
(10 de novembro) foi relembrado o conteúdo da aula anterior e explicado o caso
genitivo (‘s) a partir de formação de frases através de material visual,
mostrando uma imagem (ex.: house) e relacionando com outra imagem (ex.: girl,
dog) para formar frases, ex.: “The girl’s house”.
Na
terceira aula (27 de novembro) foi montada a árvore genealógica da família
Simpsons de modo interativo, utilizando fotos dos membros da família Simpsons coladas
no quadro, e cada aluno recebeu uma palavra como “sister”, “mother” e “father”,
para colar de acordo com a imagem apresentada. A quarta e última aula (01 de
dezembro), foi relembrada a matéria passada nas aulas anteriores, e para
finalizar os alunos montaram a sua árvore genealógica em cartolinas a partir de
recortes de revistas.
No mês de janeiro foram realizadas
as seguintes resenhas: capítulo 2 Learning:
Factors and Processes do livro Understanding
Language Teaching, de Kumaravadivelu; Diretrizes
Curriculares da Educação Básica, da Secretaria de Estado da Educação do
Paraná; e Parâmetros Curriculares
Nacionais, do Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação
Fundamental. Em fevereiro foi discutido os conteúdos das resenhas. No mês de
março estudamos e discutimos novas metodologias de ensino baseadas em arquivos
disponibilizados on line pelo British Council e outras fontes disponíveis.
Plano de Aula
Acadêmicas: Adriana Aleixo e Jaqueline
Correia
Temática: Debater e identificar membros
da família
Tema: Membros da família
Objetivo: Reconhecer
expressões e palavras em inglês relacionadas a família
Metodologia: Apresentação interativa dos
conteúdos propostos, utilização de técnicas de inglês instrumental para leitura
e compreensão de textos e atividades.
Recursos: Giz, quadro, textos impressos,
cartolina, giz de cera, televisão.
Aula 1:
Metodologia:
Iniciar a aula assistindo o vídeo “This is my Family” e debatendo sobre a
formação familiar tradicional e outras formas de formação famíliar. Ouvir a
opinião dos alunos e anotar algumas ideia no quadro.
Atividade
1: Identificar os membros de uma família tradicional em Inglês e traduzir a
folha de atividade nº1.
Atividade
2: Para melhor fixação do conteúdo entregar caça-palavras sobre os membros da
família.
Atividade
3: Colorir fotocópia com a família Simpsons.
Aula 2:
Metodologia:
Explicar caso genitivo (‘s) a partir de formação de frases através de material
visual. Iremos mostrar uma imagem (ex.: house) e relacionar com outra imagem
(ex.: girl, dog) para formar frases, ex.: “The girl’s house”.
Atividade
1: Entregar folha de atividades nº 3
para fixação do caso genitivo.
Aula 3:
Metodologia:
Utilizar imagens da família Simpson coladas no quadro e entregar palavras como
“sister”, “mother” e “father” para os alunos montarem a árvore genealógica da
família de modo interativo.
Atividade
1: Realizar atividade em sala montando árvore genealógica dos Simpsons no
quadro negro, executando várias montagens a partir de diferentes pontos de
vista (persoagens).
Aula 4:
Metodologia:
Levar cartolinas e revistas para recorte para os alunos montarem a sua árvore
genealógica.
Criar a
árvore genealógica dos alunos como atividade avaliativa.
0 comentários:
Postar um comentário