PARANÁ.
Diretrizes Curriculares da Educação
Básica: Língua Estrangeira Moderna. Curitiba: SEED, 2008.
______As
Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Língua Estrangeira Moderna
apresentam tópicos para orientar professores, diretores, supervisores e demais
profissionais da área da educação no Paraná.
______Questiona
quem são os sujeitos da educação básica, afirmando que eles são fruto de um
contexto histórico, social e cultural, tornando-os únicos e isso deve ser
considerado.
______A
respeito do currículo, as Diretrizes apontam que se ele for visto apenas como
um documento impresso, o seu caráter político é deixado de lado. O currículo
pode ser fruto de debates amplos entre professores, alunos, comunidades, quanto
ser fruto de debates fechados, sem a participação dos sujeitos que realmente
possuem interesse em seu resultado final. Há alguns tipos de currículos conhecidos
por possuírem lados positivos e negativos; é o caso do currículo vinculado ao
academicismo; o vinculado às subjetividades; e o vinculado às teorias críticas.
______O
conhecimento e as disciplinas curriculares visam mostrar a participação ativa
dos professores na construção do currículo e das disciplinas na escola. São
conteúdos que trabalham conceitos sociais.
______Nestas
Diretrizes, as disciplinas são tratadas como sendo pressupostos para a
interdisciplinaridade. Elas não são fechadas em si, podem a partir de suas
especialidades se completarem sem com que haja uma interdisciplinaridade
radical ou uma antidisciplinaridade.
______A
contextualização sócio-histórica está relacionada com a interdisciplinaridade.
O contexto histórico é o ponto de partida para as atividades serem
desenvolvidas em sala de aula, trazendo as experiências e valores culturais
advindos dos alunos.
______As
Diretrizes tratam a avaliação como um instrumento que acompanhe o desempenho
dos alunos, orientar no futuro e mudar algumas práticas que sejam
insuficientes. O objetivo da avaliação na perspectiva das Diretrizes é formar
sujeitos críticos pela sua visão social e histórica da qual são frutos, ajudar
para o entendimento das dificuldades de aprendizagem dos alunos. Quem coordena
a forma de avaliação é o professor que deve trabalhar a mesma como um processo
contínuo.
______O
ensino de língua estrangeira moderna só começou a ser valorizado a partir do
decreto de 22 de junho, assinado por D. João VI em 1809. A partir daí surgiram
alguns tipos de abordagens e métodos, que são: a abordagem gramática-tradução;
o método direto; o método áudio-oral; a abordagem comunicativa.
______A
respeito dos fundamentos teórico-metodológicos, as Diretrizes ressaltam ensinar
uma língua estrangeira moderna através da cultura da mesma, não somente o
ensino de gramática.
______Andréa
Sabat Seminotti e Héliton Diego Lau são acadêmicos do curso de Letras Inglês da
Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO – Campus Irati.
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