quinta-feira, 23 de março de 2017
Experiência de Sucesso!

No 2º semestre de 2016 decidimos inovar a forma como nos relacionávamos com as escolas e com o nosso público estudantil. Durante algumas reuniões semanais do PIBID revisamos metodologias, avaliamos procedimentos e resultados e também auto-críticas. Decidimos, então, iniciar o trabalho do 2º semestre com uma nova abordagem: as atividades seriam planejadas a partir de um grande projeto. Após a anuência das Supervisoras e muita reflexão, chegamos à seguinte proposta, como um plano de ação a ser desenvolvido pelas duplas no campo de atuação:




Organizações não governamentais – seu papel na formação da cidadania

Justificativa
Resultado de imagem para fotos imagens greenpeace            O presente projeto se justifica pela necessidade de levar aos aludo Ensino nédio e fundamental, conhecimentos que estimulem a criatividade, a reflexão, a criticidade e a cidadania responsável. A proposta de trabalho escolhido, apresenta possibilidades de discussões que levarão à conscientização sobre as novas abordagens de manutenção sustentável do meio ambiente.


Objetivos
- Caracterizar as ONGs como entidade que se propões a desenvolver ações sociais nas lacunas deixadas pelo poder público;
- Apresentar a ONG Greenpeace como um exemplo de proposta ligada ao meio ambiente;
- Discutir os diferentes subprojetos mantidos pelo Greenpeace para assegurar seu alcance global;
- Eleger um subprojeto daqueles atualmente disponíveis para desenvolver atividades que promovam mudanças de atitudes pessoais a partir de novos conhecimentos;
- Propor a criação de uma ONG escolar voltada às necessidades do contexto escolar ou da localidade em que os alunos vivem.


Metodologia
            O projeto vai ser desenvolvido, a princípio, a partir de algumas atividades.
- Coleta e apresentação de informações sobre a estrutura das ONGs, com destaque à estrutura do Greenpeace.
- Destaque aos pontos que particularizam o Greenpeace – subprojetos.
- Desenvolvimento de atividades artísticos culturais que explorem a criatividade dos alunos a partir das informações apresentadas.
- Criação de uma ONG voltada as necessidades detectadas pelos alunos.
Avaliação

            O projeto será avaliado na totalidade de suas ações, culminando com a criação da ONG.



A cada dupla coube elaborar uma metodologia específica, a partir das especificidades das turmas de atuação, das escolas e das demandas da professora supervisora. A sequência do trabalho, bem como seus resultados, podem ser verificados a seguir.


Acadêmicos: Adriana Aleixo e Marcel Augusto Gonçalves
Temática: Papel das ONG’s na formação da cidadania
Tema: Protegendo as florestas

Objetivo:
·         Estimular a criatividade, a reflexão, a criticidade, a cidadania responsável, e discutir a abordagens de manutenção sustentável do meio ambiente.
Metodologia: Apresentação interativa dos conteúdos propostos através da confecção de materiais expositivos relacionado ao tema supracitado, criação e pratica de uma ONG escolar.
Recursos: Giz, quadro, data show, cartolina, tinta, mudas de árvore, pá.

Aula 1:
Metodologia: Iniciar a aula expondo problemas ambientais e possíveis soluções para eles. Apresentar o vídeo clipe Ready To Fall - Rise Against e discutir com os alunos sobre os temas presentes no vídeo. Apresentar o que é uma Organização Não Governamental (ONG), enfatizando a ONG GreenPeace.
Atividade 1: Identificar e anotar palavras chaves acerca do tema
Atividade 2: Discutir as ações e propostas do GreenPeace quanto a preservação das florestas.
Aula 2:
Metodologia: Apresentar as características de uma ONG, como uma entidade que propõe ações sociais, mudanças de atitudes pessoais e globais.
Atividade 1: Criar uma ONG escolar que aborde assuntos relacionados ao desmatamento e proteção das florestas.
Atividade 2:  Dividir a sala em grupos, cada grupo deverá organizar ideias para a criação de cartazes que serão expostos na escola.
Aula 3:
Metodologia: Confeccionar cartazes de conscientização sobre questões ambientais, utilizando materiais entregues aos alunos.
Atividade 1: Cada grupo previamente criado deverá confeccionar um cartaz abordando tópicos prejudiciais as florestas e ao meio ambiente.
Aula 4:
Metodologia: Colocar em prática a ONG criada pelos alunos, realizando atividades ao ar livre.
Atividade 1: Distribuir mudas de árvores para os alunos.
Atividade 2: Levar os alunos para plantar as mudas na escola.





































Promover Alimentos Sustentáveis
Acadêmicos: Ana Carolina Batista / Luiz Eduardo Perek
Turma: 7º Anos
Colégio: Pio XII

Aula 1
Passo 1: Apresentar o tema que será trabalhado (ONGs);
Passo 2: Discutir sobre o que os alunos sabem sobre ONG;
Passo 3: Anotar as sugestões no quadro. Brainstorm com as palavras-chave das respostas.
Passo 4: Depois dar a descrição de uma ONG, usando o Greenpeace como modelo;
Passo 5: Discutir com os alunos se eles conhecem o Greenpeace, o surgimento da ONG e quais seus objetivos;
Passo 6: Comentar sobre os subprojetos que o Greenpeace desenvolve, e determinar qual deles será trabalhado com os alunos.
Passo 7: Apresentar o subprojeto “Promoting Sustainable Food”, e qual sua função no Greenpeace.


Promoting Sustainable Food
Resultado de imagem para fotos imagens greenpeaceFood that’s good for people and the planet
Food is life. Food is happiness. Food is love. Our relationship with it is universal, primal, historic, rich in tradition and pride.
Right now, most of us do not know where our food comes from. A greedy elite are industrializing, commodifying and controlling every aspect of our food system—from genome to grocery store. They’re growing our food on huge monoculture farms, spraying genetically modified crops with obscene amounts of chemicals and feeding these crops to factory-farmed animals.
The result is a broken system: soils drained of nutrients, poisoned waterways and the destruction of a precious diversity of crop varieties that have enabled human societies to thrive from the mountains to the coast for millennia. At the other end of the food chain, urban consumers — especially the poor — have little choice but to buy pre-packaged food built devoid of nutrition.
Feeding the world’s growing population is no small challenge. But the false solutions pushed by big industrial farming corporations, GMOs and toxic pesticides, to name a few—come at steep costs for the environment and human health.
Did You Know?
  • Six big agribusiness giants control nearly 70 percent of the world’s seed market, much of which has been genetically modified so they can reap profits on every seed they sell.
  • Four global corporations control 75 percent of all global grain trade.
  • The top 10 global food processing companies control 26 percent of global food markets.
  • The livestock sector accounts for 14 percent of greenhouse gas emissions worldwide, roughly equivalent to emissions from the transportation sector.
Fixing Our Food System
A growing food movement is starting to form around the world. More people are demanding to know where their food is coming from. Farmers and communities are reclaiming control over the seeds of life and their right to self-determination through the food they grow and eat. A number of far-sighted corporations are looking to meet the evolving demands of the consumers they serve with a food system that matches this growing shift in consciousness.
We’re here to support the global food movement based on “ecological farming” — where most of our food is grown ecologically and farmers and consumers alike reject toxic pesticides, chemical fertilizers and genetically modified seeds. It’s a future in which people from all walks of life work together to build a system that is best for their families, farmers and for the planet.
But all need to act if we’re going to make a dent.









Acadêmicos: Bruno Porazzi e Jaqueline Correia
Temática: Debater e contextualizar ONGs como Greenpeace
Tema: Alimentos sem agrotóxicos Alimentos Orgânicos

Objetivo geral do plano de ensino
Apresentar a ONG Greenpeace como um exemplo de proposta ligada ao meio ambiente;
Discutir os diferentes subprojetos mantidos pelo Greenpeace com enfoque nos agrotóxicos e na produção orgânica para assegurar seu alcance global; trabalhar expressões e novas palavras em inglês relacionadas a alimentos orgânicos.

Metodologia:

 Apresentação interativa dos conteúdos propostos, utilização de técnicas de inglês instrumental para leitura e compreensão de textos e atividades.

Recursos: Giz, quadro, televisão.

Aula 1: Introductory lesson
Metodologia: Iniciar a aula conversando com os alunos sobre ONGs:
Do you know what is an NGO?
Do you know any NGO?
Are there NGO in your city? Which are?
Do you know greenpeace NGO?
Debatendo sobre a importância das ONGs, Ouvir a opinião dos alunos e anotar algumas ideia no quadro.
Em seguida passar o vídeo ‘’Greenpeace Greece Presentation Video’’(https://youtu.be/HhlFbVEPqmU);

What would you understand about Greenpeace NGO through the video?


Aula 2
Relembrar os tópicos discutidos na aula anterior e apresentar, brevemente, as propostas do Greenpeace para sua colaboração com o meio ambiente, tais como: aquecimento global, salve os oceanos, salve as florestas, produção de alimentos orgânicos e dando destaque aos agrotóxicos.

Após a discussão será apresentado o vídeo “My Potato Project” (https://www.youtube.com/watch?v=6QOcEjktuGI).

What we can understand about the video?

Em seguida, será proposta a criação de uma ONG dentro da escola e posteriormente, discutir as necessidades presentes na escola.

Após a discussão do vídeo, em grupo, será realizada a confecção de um pote para que posteriormente seja feito um projeto relacionado à produção de alimentos orgânicos.

Aula 3
Será plantada uma semente nesse pote e os alunos deverão dar a devida atenção para que a semente germine. Esse trabalho será uma maneira de obtenção de nota futuramente.
Também será realizada o preparo de um cartaz com a seguinte temática, “Uma vida melhor sem conservantes”. Nesse projeto, o aluno deverá fazer desenhos relacionados à, produção de alimentos, produção de uma vida sustentável e demais tópicos que façam jus à uma vida melhor.

Aula 4
Os cartazes serão finalizados e depois colocados nos corredores da escola.
Como última atividade, será feito um jogo da memória com alimentos, tais como verduras, legumes, frutas entre outros, para que os alunos fixem o conhecimento linguístico relacionado à produção orgânica.









 








Acadêmicos:Fabiane Caron Novaes e Tobias Miguel Batista de Freitas.
Temática:Greenpeace - educação ambiental.
Tema:Protegendo os oceanos e mares.


Objetivo:
·         Desenvolver com os alunos a consciência sobre a preservação de nossos oceanos e mares.
Resultado de imagem para fotos imagens greenpeaceMetodologia:Apresentação interativa dos conteúdos, utilizando vídeos, imagens e atividades práticas relacionadas à educação ambiental, trabalhando também textos para desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos na língua inglesa.
Recursos: Giz, quadro, vídeos, imagens, textos.

Aula 1:
Metodologia:Iniciar a aula conversando com os alunos sobre o que eles conhecem do Greenpeace e dos projetos desenvolvidos. Apresentar a eles imagens, vídeos e destacar os cinco oceanos e o mar mediterrâneo. Focar na proteção dos oceanos e mares.

Atividade 1:Instigar os alunos sobre as frases de conscientização que aparecem no vídeo: Marine Reserves Now, Inspiring Action, Pacific Tuna Destroyer, Enough is Enough, The future of the planet is in your hands, Help End Whaling, No Fish, No Future, This fragile Earth deserves a voice. It needs solution, it needs change, it needs action!

Atividade 2:Trabalhar jogo de caça palavras relacionado ao tema exposto na aula.


Referência - disponível em:
<http://www.greenpeace.org/brasil/pt/quemsomos/Greenpeace-no-mundo/>

Aula 2
Metodologia:Retomar com os alunos acerca do Greenpeace e dos projetos desenvolvidos. Correção das frases. Trabalhar com o verbo can.

Atividade 1:Apresentar o verbo can, escrever as 3 formas afirmativa, negativa e interrogativa no quadro. Após fazer um diálogo usando o verbo can.
Ator 1:I Love my Summer vacation.
Ator 2: Let’s play volleyball?
Ator 1: No, thanks. I can’t play volleyball because I can’t jump.
Ator 2: So, let’s make a sandcastle?
Ator 1: Yes, I can make it.
Atividade 2: Os alunos, em duplas, farão a dinâmica trocando o esporte.
Atividade 3: entrega da atividade em anexo.
Can you swim?


Can you play beach volleyball?


Can you play matkot?


Can you make a big sandcastle?


Can you stay at the beach all day?


Can you play beach cricket?


Can you practice Stand up paddle?



Yes, I can.

No, I can’t.


Acadêmicas: Roberta Aparecida Diadio; Vanderléia Tadra;
Série de atuação: 1º e 2° ano (Ensino Médio)
Tema: Aquecimento Global (Global Warming)

AULA 1
Procedimentos:
Passo 1: Nos apresentamos, em seguida falamos aos alunos que trabalharemos um assunto muito  polêmico e que eles deverão adivinhar o que é;

Passo 2: Mostrar 3 imagens (cada uma em folha A4), e perguntar o que eles imaginam que seja o tema da aula;

Passo 3: Perguntar o que é, quais são as causas e conseqüências;

Passo 4: Anotar as ideias dos alunos sobre aquecimento global (global warming). (Perguntar, por exemplo, como que escreve queimada em inglês?). Após, pedir para anotarem tudo no caderno;

Resultado de imagem para fotos imagens greenpeacePasso 5: Entregar uma folha com um breve texto sobre aquecimento global (global warming). Após, fazer a leitura;

Passo 6: Pedir para sublinharem as palavras que conhecem. Em seguida, traduzir o referido texto juntamente com os alunos;

Fechamento: Finalizar a aula revisando o que foi aprendido.


Texto sobre Global Warming

What is Global Warming?
Global warming refers to an average increase in the Earth’s temperature, which in turn causes changes in climate. A warmer Earth may lead to changes in rainfall patterns, a rise in sea level, and a wide range of impacts on plants, wildlife, and humans. When scientists talk about the issue of climate change, their concern is about global warming caused by human activities. Global warming is one of the most serious problems affecting the environment. It puts at risk our planet’s life. Experts predict that the temperature will increase up to 6C in the next 100 years. In a hotter world extreme weather: heat waves, tornadoes, hurricanes, floods, droughts, fire, etc. will be stronger, more frequent and dangerous. Global warming is caused mainly by human activities. When a car burns gasoline it releases carbon dioxide (CO2) and other gases. Gases that are also released by industries with the burning of fossil fuels, like coal, natural gas and oil that in the atmosphere form a hazy blanket around the Earth, named “greenhouse effect”, which is the major cause of the increase of global warming. Global warming is a problem of all the people. Are you doing your part to help the planet?



AULA 2
Procedimentos:
Passo 1: Distribuir uma atividade com imagens e embaixo de cada imagem uma linha para eles completarem com as palavras que encontrarem no texto trabalhado na aula anterior. Estas palavras devem se referir as imagens;

Passo 2: Passar um vídeo sobre Global Warming (Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OyQDpZVMzRg );


Passo 3: Pedir aos alunos pegarem uma folha separada, anotar no quadro a seguinte pergunta? What’s the message of the vídeo? Então, pedir para que escrevam (em português), no mínimo um parágrafo sobre a referida pergunta;

Passo 4: Recolher as folhas ao final da aula e debater sobre o referido assunto;

Fechamento: Os alunos serão avaliados pela participação em sala e desenvolvimento das atividades.


AULA 3
Procedimentos:
Passo 1: Relembrar todas (ou as mais importantes) palavras em inglês que se referem ao Global Warming;
Passo 2: Perguntar a eles se conhecem algum gênero textual e em seguida, o que sabem sobre o gênero ‘bilhete’;

Passo 3: Explicar mais a fundo o que é gênero ‘bilhete’ e como deve ser feito (passar um esquema no quadro, se preciso for);

Passo 4: Pedir que façam um bilhete (em inglês) para suas futuras gerações, e que nesse bilhete contenha apenas uma informação, por exemplo: “Filha, economize água, pois hoje está faltando aqui e eu estou passando sede”;

Passo 5: Passar nas carteiras para auxiliá-los;

Passo 6: Sorteio e apresentação de alguns bilhetes;

Fechamento: Os alunos serão avaliados pela participação em sala e desenvolvimento das atividades.



AULA 4

Procedimentos:
Passo 1: Pedir aos alunos para formarem duplas ou trios;

Passo 2: Distribuir cartolinas aos alunos para que eles confeccionem um cartaz sobre Global Warming , com imagens ou desenhos, utilizando frases ou palavras (em inglês);

Fechamento: Os alunos serão avaliados pela participação em sala e desenvolvimento das atividades.






0 comentários:

Postar um comentário

© Copyright 2013
 
;