sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Algumas palavrinhas da Coordenação... (II)

Algumas palavrinhas da Coordenação... (II)


O segundo desafio dos pibidianos foi a exposição pública por meio da escrita. Com o objetivo de participar da II Semana de Integração, Ensino e Extensão (SIEPE) da UNICENTRO, os receios e inseguranças próprios de futuros profissionais éticos e responsáveis vieram à tona: adequação metodológica, pertinência da temática, academicismo da forma, relevância do conteúdo... Depois de passado o susto e vencida a insegurança, passou-se à discussão dos fatores apontados acima. Alguns preferiram aprofundar suas reflexões teórico/práticas; outros decidiram apresentar temáticas voltadas a aspectos teóricos da aprendizagem e situações conflitivas na escola pública. 


A organização do arcabouço teórico/metodológico exigiu a retomada da leituras anteriores e a reavaliação de momentos de escrita socializados pelo grupo; as percepções adquiridas e os conceitos formalizados durante a prática nas salas de aula foram colocados em discussão e avaliação; decisões pessoais foram tomadas e transmitidas ao grupo, que manifestou-se apoiando, sugerindo e

 contribuindo com o trabalho dos colegas. As temáticas, que serão aqui apresentadas em forma de artigo, ficaram assim definidas:
Andrea -  O Black English Vernacular (BEV) como exemplo de variação linguística; Eduardo -  Teorias de ensino de Língua Estrangeira na escola pública: uma reflexão pertinente; Heliton -  Fatores identitários da homossexualidade no cotidiano escolar; Marilize - Uma reflexão acerca do  ensino/aprendizagem de Língua estrangeira e Taline - A teoria na prática: um recorte do PIBID/Língua Inglesa. E o Diego? Ainda realizando as leituras básicas...



 E, para finalizar, queremos compartilhar a consagração pedagógica do Heliton! Pibidiano dedicado e (já) comprometido com as questões que permeiam o cotidiano escolar, Heliton foi convidado pela Profª Marili Vieira Teixeira, do Colégio Estadual João XXII para participar da Semana Pedagógica na condição de palestrante, devido ao trabalho desenvolvido em torno da temática da homossexualidade e a construção da identidade. No último dia 26 de julho, Heliton apresentou aos docentes reunidos no colégio sua análise do filme Orações para Bobby, discorrendo com propriedade e seriedade sobre o tema da construção da identidade homossexual, recebendo aplausos e participando ativamente dos debates que se seguiram à apresentação.



E assim, passaram-se dois meses... Agora, já refeitos mentalmente, o trabalho continua nas salas de aula. Na próxima semana avaliaremos os planos de ensino/aula finalizados durante o recesso e, em seguida, voltaremos à escola! Aguardem mais posts literários a partir deste mês!!!
Um ótimo retorno a todos!!!

0 comentários:

Postar um comentário

Powered By Blogger
© Copyright 2013
 
;