quarta-feira, 27 de março de 2013

Resenha sobre o livro How Languages are Learned, por Patrick e Taline


LIGHTBOWN, Patsy M. & SPADA, Nina. How Languages are Learned. Oxford: Oxford University Press, 1993.

_____As pessoas têm maneiras diferentes de aprender um idioma. O livro How Languages are Learned, escrito por Lightbown e Spada no ano de 1993, relata teorias da aquisição de linguagem, sendo as principais a behaviorista, inatista e interacionista. A teoria Behaviorista concentra seu foco na repetição, aplicada na maioria dos métodos de aquisição de uma segunda língua. Noam Chomsky, por sua vez, acredita na aquisição inatista, isto é, que todas as crianças nascem biologicamente preparadas para aprender, mas cada um tem própria sua maneira de facilitar o aprendizado. Na aquisição interacionista é preciso que as crianças aprendam a falar em diferentes contextos, interagindo sobre diversos assuntos.
_____Aprender uma segunda língua é diferente para adultos e crianças. As crianças tem facilidade em aprender de forma informal, e adultos aprendem melhor de maneira formal. Aprendizes adultos de uma segunda língua podem ter sucesso na aquisição da segunda, mas quando jovens a facilidade de adquirir uma nova língua é maior. Uma explicação para essa diferença é que há um momento no desenvolvimento humano quando o cérebro está mais pré-disposto para o sucesso na aprendizagem de línguas, e as mudanças no desenvolvimento do cérebro alteram a natureza de aquisição de segunda língua.
_____Um dos problemas na aquisição é quando a aprendizagem é afetada pelo chamado filtro afetivo, que é quando o aluno apresenta comportamentos como irritação, tédio, ansiedade ou está tenso por algum motivo, perdendo o foco na aula e as informações recebidas não são aproveitadas.
_____As etapas para a aprendizagem de uma primeira e uma segunda língua são as mesmas, mas cada aluno tem um modo particular de aprender línguas. Aprender uma segunda língua é mais fácil quando a aquisição é natural, e é possível transformar a sala de aula em um lugar que facilite a aprendizagem, com jogos, conversação, cartazes, trabalhos em grupos, entre outras atividades dinâmicas e criativas, fugindo do tradicional.
_____Quanto mais cedo um segundo idioma é introduzido em programas escolares, maior a probabilidade de sucesso na aprendizagem. Os professores devem ensinar estruturas de linguagem simples antes das complexas, para facilitar o entendimento do aluno; os erros durante a aprendizagem são acontecimentos normais, mas que devem ser corrigidos assim que são cometidos, a fim de evitar a formação de maus hábitos e, quando o erro persistir o professor precisa trazer o problema para o a atenção dos alunos.
_____O professor deve buscar diferentes maneiras de trabalhar os conteúdos da nova língua em sala de aula. As atividades em grupo são interessantes porque os alunos se sentem livres para interagir com os colegas e acabam aprendendo com erros e acertos dos outros. O que muitos podem pensar é que o trabalho em grupo gera bagunça conversa em excesso, mas aprender uma nova língua exige que o aluno se sinta motivado a falar, cometer erros e acertar. Uma língua só é aprendida se ocorrer na prática, aplicada em contextos do dia-a-dia e em interações e atividades.

0 comentários:

Postar um comentário

Powered By Blogger
© Copyright 2013
 
;