segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Encerrando Ciclos (I)

Encerrando Ciclos (I)

Teaching word cloudO ano de 2017 já terminou e com ele a certeza de ter sido um período de muita atividade e comprometimento dos pibidianos de Inglês do Campus de Irati. Neste ano que se encerrou foi notável a superação de limites possibilitada pela aquisição de conhecimentos técnico-teóricos, empenho e criatividade na elaboração de projetos de ensino com suas diversas nuances contextuais e a suprema certificação da competência: as brilhantes apresentações realizadas na V SIEPE, na UNICENTRO, em final de Outubro. Pode causar estranhamento a alguns esta postagem no primeiro dia de 2018... mas existe um propósito: olhar para trás com os olhos da admiração por tudo que 2017 representou na vida de todos os envolvidos no PIBID/Inglês: acadêmicos, escolas conveniadas, Supervisoras, Coordenadoras - Profª Ruth e Profª Cristiane Malinoski Pianaro, que abraçou o trabalho com sua amorosidade e competências características quando de meu afastamento, no início do 2º semestre de 2017.Mesmo afastada continuei acompanhando o progresso de acadêmicos tão especiais quanto notáveis. Convidada pela Profª Cristiane assisti maravilhada às apresentações dos trabalhos pela propriedade com que discorriam sobre teorias utilizadas ou referenciadas em suas práticas; observei o profissionalismo e o discernimento com que admitiam falhas, sucessos e a comprovação (ou não) da eficácia da aplicação de uma determinada metodologia. No balanço de 2017, o saldo foi extremamente positivo: dez competentíssimos profissionais estão preparados para assumir seu papelo no mundo fascinante do ensino de Língua Inglesa! Grata por terem feito parte da minha jornada pessoal e profissional!!!


TRABALHOS/APRESENTADORES PIBID /INGLÊS IRATI 

DURANTE A V SIEPE.



Adriana Carolina Aleixo
Relações Familiares no Ensino de Língua Inglesa
Ana Carolina Batista
Relações Humanas e Responsabilidade Social: Igualdade de Gênero
Bruno Henrique Porazzi
PIBID Inglês: a Formação do aulno como cidadão em uma sociedade caótica direcionada ao compromisso social
Jade Cristiane Dantas Fonseca
PIBID Inglês: a Formação do aulno como cidadão em uma sociedade caótica direcionada ao compromisso social
Luiz Eduardo Perek
Relações Humanas e Responsabilidade Social
Roberta Aparecida Diadio
Relações Humanas e Responsabilidade Social: Igualdade de Gênero
Taís Mikalski
Relações Humanas e Responsabilidade Social
Tobias Miguel Batista de Freitas
Relações Familiares no Ensino de Língua Inglesa





RESUMOS EXPANDIDOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO



RELAÇÕES ÉTICAS E VALORES FAMILIARES NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Adriana Carolina Aleixo (PIBID/UNICENTRO), aleixo.adrianac@gmail.com, Cristiane Malinoski Pianaro Angelo/ Ruth Mara Buffa, Universidade Estadual do Centro-Oeste – Departamento de Letras, Irati-PR.

Tobias Miguel Batista de Freitas (PIBID/UNICENTRO), tobiasmiguel@outlook.com, Cristiane Malinoski Pianaro Angelo/ Ruth Mara Buffa, Universidade Estadual do Centro-Oeste – Departamento de Letras, Irati – PR.


ÁREA DE SUBMISSÃO - ENSINO.
Palavras-chave:
PIBID, língua inglesa, relações familiares, ensino.

Resumo

Este trabalho relata a intervenção do PIBID Inglês nas turmas de 6º ano A e B, trabalhando sob o tema de “relações éticas e valores familiares”, que foi desenvolvido em conjunto pelos bolsistas do projeto. Levou-se como base teórica a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Metodologia Pós-Método, desenvolvida por B. Kumaravadivelu no livro “Understanging Language Teaching. As aulas desenvolveram-se com o propósito do ensino da língua inglesa e trabalhar conteúdos que despertem esse aprendizado nos alunos.

Introdução

Este trabalho foi realizado com base na intervenção do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no Colégio Estadual Trajano Gracia em Irati – PR, em que atuamos nas turmas de 6º anos A e B, a partir de um projeto desenvolvido pelo PIBID Inglês intitulado “Relações Humanas e Responsabilidade Social”, o qual a nossa dupla optou por trabalhar com o tema “Relações Éticas e Valores Familiares”.
Quanto ao componente curricular da Língua Estrangeira Moderna, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) diz que se deve garantir ao aluno o direito de conhecimento através do uso da pratica linguística, oferecendo condições e conhecimentos que relacionem os textos na língua em estudo com situações cotidianas dos alunos, e que os façam interagir com outras culturas e nacionalidades. Pensando nisso, optamos por trabalhar as relações éticas e os valores familiares dentro da língua inglesa, fazendo com que os alunos pudessem relacionar a matéria que estava sendo passada com as suas experiências cotidianas.
Utilizando a Metodologia Pós-Método, desenvolvida por B. Kumaravadivelu no livro “Understanging Language Teaching”, consideramos o parâmetro da possibilidade – que está relacionado com a identidade individual do professor e do aluno, levando em conta os contextos sociais, econômicos e políticos que estão inseridos – para desenvolvermos as nossas aulas.


Materiais e métodos

Levando em consideração que os alunos das turmas em que trabalhamos eram, em sua grande maioria, vindos de localidades do interior de Irati e de famílias tradicionais, analisamos o contexto dos alunos e pensamos as atividades que envolvessem o tema das relações familiares com a sala de aula, e que de forma lúdica e interativa o inglês fluísse de forma prazerosa e interessante.
Pensamos em nossas aulas objetivando que os alunos desenvolvessem as quatro habilidades, como: listening, ouvindo quando nós pronunciávamos as palavras e frases; reading, acompanhando as atividades impressas; speaking, quando pedíamos para eles repetirem o vocabulário que estava sendo trabalhado; writing, ao desenvolver as frases no cartão que eles levaram para entregar para a família em casa.
Iniciamos a primeira aula levando um vocabulário relacionado aos membros da família, notando que muitas palavras eram desconhecidas por eles, porém houve uma grande colaboração dos alunos na discussão do tema. Na segunda aula, trabalhamos com eles a árvore genealógica e pedimos para eles desenharem suas famílias, pensando que como ainda são crianças, uma atividade lúdica seria bem proveitosa. Na terceira aula, desenvolvemos cartazes com fotos dos alunos e de suas famílias – foi pedido em aulas anteriores para que os alunos pedissem para seus responsáveis autorização para levar fotos para o trabalho em sala –, porém poucos alunos levarem as fotos, e estes que não levaram fizeram a atividade com desenhos ou trouxeram as fotos na aula seguinte para apenas colar no cartaz. Na quarta aula, a ideia foi de que os alunos criassem um cartão para suas famílias, com frases do vocabulário que foi trabalhado e frases que eles criaram em inglês, com a finalidade de estendermos a atividade da comunidade escolar para família dos alunos.

Resultados e Discussão

            As aulas foram realizadas com foco no ensino e aprendizagem da língua inglesa, levando em consideração o projeto que visava desenvolver o tema sobre as relações éticas e valores familiares.
            Os alunos participaram das aulas de forma bastante positiva, realizando os trabalhos e as atividades propostas e, por fim, como era a ideia do projeto, eles puderam discutir a respeito das relações que tinham com seus contextos familiares, utilizando o vocabulário ensinado e criar trabalhos envolvendo a temática, como pode ser visto no seguinte trabalho realizado por uma aluna:



Considerações Finais

A proposta inicial do projeto era de trabalharmos assuntos entre o ensino de língua inglesa envolvendo a comunidade escolar, fazendo com que os alunos pudessem relacionar a matéria que estava sendo ensinada com as suas experiências familiares. O desenvolvimento desta proposta ocorreu conforme o esperado e obtivemos resultados muito positivos nesta experiência.
Os alunos estiveram dispostos a colaborar no desenvolvimento das aulas e a participação deles foi de grande importância para a nossa intervenção. Pudemos notar o desenvolvimento deles nas atividades, a motivação também para a realização dos exercícios propostos e também o interesse pelo aprendizado da língua inglesa.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – Documento preliminar. MEC. Brasília, DF, 2015.
Kumaravadivelu, B. Understanding Language Teaching: From Method To Postmethod. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum, 2006.





PIBID/INGLÊS – Relações Humanas e Responsabilidades Sociais: Igualdade de Gênero


Ana Carolina Batista (PIBID/CNPq-UNICENTRO), anacarolinabatista11@gmail.com, Cristiane Malinoski Pianaro Angelo/Ruth Mara Buffa, Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, Departamento de Letras/Irati – DELET/I, Irati-PR.

Roberta Aparecida Diadio (PIBID/CNPq-UNICENTRO), robertaro95@gmail.com, Cristiane Malinoski Pianaro Angelo/Ruth Mara Buffa, Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, Departamento de Letras/Irati – DELET/I, Irati-PR.

ÁREA DE SUBMISSÃO - ENSINO

Palavras-chave: ensino, aprendizado, grau comparativo, cidadania, desigualdade

Resumo:
No trabalho que se segue apresentado estão presentes relatos sobre a experiência obtida em sala de aula, assim como o embasamento teórico já estudado e aplicado tanto em sala quanto neste resumo, serão apresentados também os resultados atingidos durante a atuação em sala de aula. As aulas dadas ocorreram em três oitavos anos, em uma das escolas cadastradas ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), e onde foi aplicado planos de aula, elaborados e adaptados depois de feitas observações nas classes.

Introdução:
O estudo de uma língua estrangeira tem como principal função a aquisição de uma segunda língua, para que o aluno, conforme as Leis de Diretrizes e Bases tenham a total competência de se envolver em diversos discursos.
No Brasil, a formação de professores de línguas se preocupa bastante com o desenvolvimento da profissionalidade na formação inicial e continuada na visão da perspectiva reflexiva do professor fundamentadas em modelos de ensino reflexivo.
Na formação de professores há varias metodologias, que tem em vista melhorar a prática dos docentes, principalmente a perspectiva reflexiva, em harmonia com a pedagogia mais crítica inserida na filosofia da educação. A formação pela reflexão provém da conscientização do professor para com sua alienação e forças que limitam e/ou impulsionam sua profissão.
Para que haja um desenvolvimento reflexivo do professor de línguas necessita-se de etapas, observação, reflexão, intervenção e avaliação, e subetapas como, produção de planos de aula e materiais didáticos, análise de livros didáticos, etc.
A educação brasileira e as etapas que ela teve durantes os governos do país, e a insistência em continuar a usar o método cartesiano que promove a fragmentação do conhecimento, e assim como em outros tenta mudar esse tipo de pensamento para que o ensino seja abordado de maneira mais complexa e ao mesmo tempo cumpra as necessidades dos alunos e não priorizar um só tipo de conhecimento.

Materiais e métodos
No mês de abril fizemos observações no Colégio PIO XII. Nas aulas observadas dos 8ºs A, B e C, a professora regente estava trabalhando com eles, um trabalho avaliativo com consulta ao dicionário, sendo que, participamos no esclarecimento de dúvidas dos alunos.
Conversamos também com a professora, se ela queria que trabalhássemos alguns conteúdos específicos, ao que ela respondeu sobre o grau comparativo dos adjetivos, elaboramos então, o nosso plano de trabalho com base no tema “Igualdade de Gênero” e incorporamos o grau comparativo.
As atuações começaram no mês de maio onde foram dadas quatro aulas em cada turma, sendo elas a discussão e introdução do tema, foi apresentado também, um vídeo com informações da desigualdade de gênero no Brasil, que em seguida foi discutido com os alunos.
Na segunda aula, com já algumas informações, os alunos assistiram a um episódio dos Simpsons, que tratava do tema abordado nos planos de aula. Em seguida, foi requisitado dos alunos um desenho e uma frase que representasse o tema e sua visão sobre ele.
O desenho e a frase, que foi traduzida para o inglês, demoraram duas aulas para serem concluídos.
Na última aula, foi abordado o grau comparativo, onde foram explicadas as regras e em seguida a resolução de 3 (três) exercícios, que foram corrigidos no quadro pelos alunos nesta mesma aula.

Resultados e Discussão
            As turmas foram bastante participativas, apesar das dificuldades apresentadas, no final eles conseguiram compreender as atividades e a importância do tema para suas vidas, e mesmo não tendo deixado a gramática tão explícita, pudemos perceber que além dos obstáculos que os alunos acreditavam ter no caminho, conseguiram enfrentar e “aprender-brincando” uma segunda língua, neste caso, a Língua Estrangeira Moderna, o Inglês.
           


Considerações Finais
            O tema Igualdade de Gênero precisa ser trabalhado respeitando as individualidades, pois nem todas as pessoas se atentam para o fato de que igualdade de gênero não envolve apenas o gênero masculino e feminino, mas há uma variedade a ser tratada. As aulas foram desenvolvidas e aplicadas com tamanha dedicação, que pudemos perceber a absorção do conteúdo por parte dos alunos, sendo aulas bastante satisfatórias.

Referências

BOEIRA, Sérgio Luís. Paradigma e Complexidade: Breve Introdução.

BORGES, Elaine Ferreira do Vale. Um Modelo Caótico de Desenvolvimento Reflexivo da Profissionalidade de Professores de Línguas. ReVEL, v. 14, n. 27, 2016 [WWW.revel.inf.br].

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN): Terceiro e Quarto ciclos do Ensino Fundamental – Língua Estrangeira. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1998.


MARIOTTI, Humberto. Complexidade e Pensamento Complexo (Texto Introdutório). São Paulo: Editora Palas Athena, 2000.

PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação.
Diretrizes curriculares de língua estrangeira para a educação básica. Curitiba: SEED, 2008.

RAMOS, Roberto.
A Educação e o Conhecimento: Uma Abordagem Complexa. Educar, Curitiba, n. 32, p. 75-86, 2008. Editora UFPR.

SANTOS, Akiko.
Complexidade e Transdisciplinaridade em Educação: Cinco Princípios Para Resgatar o Elo Perdido. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, jan/abr, 2008.





PIBID INGLÊS: A FORMAÇÃO DO ALUNO COMO CIDADÃO EM UMA SOCIEDADE CAÓTICA DIRECIONADA AO COMPROMISSO SOCIAL

Bruno Henrique Porazzi (PIBID/Inglês - UNICENTRO) brunno.porazzi@gmail.com,
Cristiane Malinoski Pianaro / Ruth Mara Buffa, Universidade Estadual do Centro-Oeste – Departamento de Letras, Irati – PR.

Jade Cristine Dantas Fonseca (PIBID/Inglês - UNICENTRO) jade_cristinne@hotmail.com, Cristiane Malinoski Pianaro / Ruth Mara Buffa, Universidade Estadual do Centro-Oeste – Departamento de Letras, Irati – PR.

ÁREA DE SUBMISSÃO - ENSINO.

Palavras-chave: Consumismo Irresponsável; Desmatamento; Bioma Marinho; Complexidade;


Resumo: O presente resumo tem como objetivo traçar um paralelo entre a complexidade do ensino da língua estrangeira no ambiente escolar e as exigências da formação do aluno como um cidadão crítico e reflexivo de acordo com as DCEs e PCNs. Os temas abordados neste trabalho são associados a função dos alunos diante seus posicionamentos ao meio ambiente, tais como: consumo irresponsável, desmatamento e vida marinha. Tudo isso sendo relacionado ao ensino de língua inglesa e apresentando, de forma contextualizada, uma continuidade ao conteúdo gramatical discutido pela professora regente da escola onde o projeto foi aplicado.

Introdução

O aprendizado de línguas, por ser notavelmente cada vez mais complexo, requer também diversas abordagens para que se possa desenvolver um processo mais eficiente. Segundo Kumaravadivelu (2006) os conceitos e fatores para o ensino da língua, geram inúmeras discussões e debates sobre sua constituição, para entender, aprender e ensiná-la.
Tal concepção gera uma profunda discussão acerca da teoria do caos e da complexidade, cuja ideia é de que a Educação é parte do contexto histórico e social, onde atuam as dimensões econômica, política, psicológica, biológica, etc., e esse todo está conectado e é indissociável. Seguindo essa linha de pensamento, nas palavras de Bartlett (1990, apud BORGES, 2016), um professor reflexivo é aquele que avalia todas as origens e consequências do seu trabalho. Com base na busca pela reflexão do aluno, o professor reconhece os conhecimentos prévios do discente e os objetivos do que está sendo ensinado no cotidiano deste, de modo que os dois estejam intrínsecos.
O projeto PIBID tem como objetivo a produção de um material autêntico e de qualidade para que seja aplicado nas escolas de forma que a metodologia do professor não se baseie apenas na aplicação do livro didático, mas sim na versatilidade do profissional em inovar cada vez mais, contando com atividades atuais e diversificadas, não apenas envolvendo a escrita, mas também a oralidade, que podem estar impressos no material didático ou de autoria própria. Todavia, é de extrema relevância o professor saber dosar essa ampla área de conteúdo, fazendo com que as aulas não se tornem algo exaustivo, e muito menos desinteressante, pois o estudo da língua estrangeira deve ser desenvolvido da maneira mais acessível e simples possível. 
Com base na criação de um material de fácil acesso, os professores buscaram apresentar um conteúdo pertinente a todos, o compromisso social. O tema foi aplicado de acordo com o teórico Mariotti (2000), explorando os materiais em diferentes, porém essenciais, níveis do pensamento, são eles: pensamento linear, trata-se de uma abordagem para as práticas mecânicas; pensamento sistêmico, refere-se à um instrumento de compreensão da complexidade do mundo natural; e o pensamento complexo que resulta na complementariedade das visões de mundo sistêmica e linear.

Materiais e métodos

Para abranger os conceitos metodológicos supracitados, foram elaboradas cinco aulas visando explorar a condição do aluno diante da sociedade em diferentes níveis: cultural, político e econômico nos quais ele está inserido. O conteúdo escolhido foi o compromisso social, tema no qual foi subdividido em 3 partes correspondentes a cada turma: 7º ano, consumo irresponsável; 8º ano, desmatamento; e, por fim, o 9º ano, preservação do ambiente marinho. Nas turmas nas quais foram desenvolvidas as atividades, foi possível identificar alunos com necessidades especiais que levaram a uma reestruturação do conteúdo aplicado, de modo que o ensino se tornasse mais viável.
As aulas ministradas tiveram o intuito de promover a reflexão de valores pessoais de cada estudante, explorando maneiras viáveis de sustentabilidade e o compromisso dos alunos como cidadãos. Além de enfatizar questões sociais em um ponto de vista diferente, o conteúdo gramatical ministrado foi aconselhado pela professora regente da escola.
Na primeira aula, foram discutidos os temas pressupostos e escolhidos pelos próprios alunos de cada turma. Os assuntos foram introduzidos com o objetivo inicial de demonstrar a influência das ações individuais dos alunos no meio ambiente, e a importância de estarmos cientes de que devemos zelar pelo planeta. Depois de apresentadas perguntas gerais em inglês sobre os temas, a discussão foi direcionada aos assuntos específicos de cada turma, em que houve a participação dos alunos e um proveitoso debate.
Na segunda aula, foram apresentados os diferentes conteúdos gramaticais: 7º ano, auxiliares do tempo presente do e does; 8º ano, futuro simples will; 9º ano, presente perfeito e presente perfeito contínuo, conteúdos esses que foram discutidos a partir de perguntas que fizessem uso da gramática estudada e que estivessem relacionadas ao compromisso social da aula anterior, contextualizando o aprendizado desenvolvido ali.
Na terceira e quarta aulas, os alunos praticaram o que aprenderam através da confecção de cartazes em que deveriam sugerir possíveis soluções para a diminuição da poluição do planeta. Foi disponibilizado um vocabulário contendo palavras como: Water – Água; Planet Earth – Terra; Soil – Solo; Trash – Lixo; Toxic waste – Resíduos tóxicos; Harvesting – Colheita; Energy – Energia; Lifestyle – Estilo de vida; Humanity – Humanidade; Polluting – Poluição; Technological advances – Avanços tecnológicos; To grow – Crescer; Habits – Hábitos. Foi-se adicionando palavras a esse vocabulário de acordo com perguntas dos alunos, o que gerou mais um breve debate sobre o assunto e sobre a língua inglesa, fortificando o processo de ensino-aprendizagem.
Na quinta e última aula, cujo objetivo foi fortalecer a ideia de que o compromisso social depende do indivíduo (aluno), foi realizada uma dinâmica. Cada aluno e aluna teve a oportunidade de concluir que a mudança começava nele(a) mesmo(a).


Resultados e Discussão

Ao decorrer das aulas foram perceptíveis a interação e a curiosidade dos alunos nos temas propostos, os tópicos gramaticais foram discutidos e uma aula inteira foi destinada a sanar dúvidas a respeito de tal conteúdo. Os alunos demostraram grande empenho na realização das atividades e suas ideias diante do compromisso social foram muito satisfatórias. Ao passo que as aulas foram acontecendo, foi notável uma melhor compreensão dos tópicos aplicados.



Considerações Finais

O plano de ensino foi executado sem nenhum obstáculo, sendo visível o envolvimento dos alunos nos temas discutidos. Os alunos participaram ativamente de todas as atividades propostas.


Referências
BORGES, Elaine Ferreira do Vale. Um Modelo Caótico de Desenvolvimento Reflexivo da Profissionalidade de Professores de Línguas. ReVEL, v. 14, n. 27, 2016.
BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN): Terceiro e Quarto ciclos do Ensino Fundamental – Língua Estrangeira. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1998.
KUMARAVADIVELU, B. Understanding Language Teaching – From Method to Postmethod: Concepts and Precepts. San Jose State University, 2006.
MARIOTTI, Humberto. Complexidade e Pensamento Complexo (Texto Introdutório). São Paulo: Editora Palas Athena, 2000.
PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes curriculares de língua estrangeira para a educação básica. Curitiba: SEED, 2008.




FORMAÇÃO DO INDIVIDUO NO ENSINO DA LINGUA INGLESA


Kael Rodrigues Alves de Lima (PIBID/LETRAS INGLÊS), kaelima1@gmail.com, Cristiane Malinoski Pianaro Angelo/ Ruth Mara Buffa, UNICENTRO/DELET, Irati-Paraná.

ÁREA DE SUBMISSÃO - ENSINO.
Palavras-chave:
PIBID, ensino, língua inglesa, formação do individuo.

Resumo:
Considerando-se a conveniência de abordar o tema das relações humanas e da responsabilidade social dentro das salas de aula na sociedade brasileira dos dias atuais optou-se por utilizar a Teoria do Caos e da Complexidade. Este trabalho relaciona estes dois conceitos com a temática das relações humanas atuais trazendo as experiências da pratica didática dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em escolas publicas da cidade de Irati-PR. Para alcançar o objetivo proposto foi realizado um projeto inicial para se desenvolver atividades que relacionam as ideias da Teorias da Complexidade e Caos, as relações humanas e suas problemáticas e o ensino de língua inglesa.

Introdução
O modelo de ensino brasileiro vem, hoje em dia, passando por diversas modificações e modernizações. Diversos autores trazem teorias para ampliar a qualidade de ensino no Brasil, desmitificando as antigas praticas pedagógicas anteriormente concebidas como práticas essenciais e assertivas. Essas práticas se baseiam na separação dos conhecimentos, isolando as partes dessa grande habilidade humana e dando foco apenas para os conteúdos específicos da área escolhida, sem levar em consideração as realidades de vida dos alunos, pois, como seres humanos, vivemos em mundo em que todas essas partes completam um todo, o qual não há maneiras de dissociação quando postas na realidade. Ademais, a educação do país, ainda, encara também a questão do autoritarismo de alguns profissionais, fator esse que não permite estimular a capacidade critica dos alunos e que não leva em consideração os conhecimentos que os mesmos trazem de fora da escola. Porém como dito antes, esse modelo está passando por modificações e estudos estão surgindo para tentar trazer melhorias para dentro da sala de aula, para isso é necessário haver mudanças de pensamento e visão da pratica do ensino brasileiro. Diversos autores como Ramos (2008), Santos (2008), Mariotti (2000) e Borges (2016) trazem a Teorias da Complexidade e do Caos como uma ferramenta eficaz, ajudando a entender melhor a complexidade do pensamento humano e ajudam a embasar a atuação do professor em todos os âmbitos, pois é a partir da quebra das praticas tradicionais que a educação brasileira se transformará.

Materiais e métodos

O trabalho ficou sobre supervisão da Professora Marcia Molinari, nas terças feiras das 13h40min às 17h30min com as turmas de sextos e sétimos anos A e B ambos na Escola Estadual Pio XII. Para pratica em sala, foi produzido um plano de aula com quatro aulas, relacionando o assunto do projeto (formação do indivíduo) juntamente com os assuntos gramaticais que a Profª Márcia abordaria com as turmas, sendo esses conteúdos: advérbios de frequência com simple present e verb to be nas formas negativas e interrogativas para os sétimos e sextos anos respectivamente.
Na primeira aula de atuação foi decidido que o trabalho se desenvolveria com algumas sentenças abordando situações que acontecem em sala de aula e na escola -  chamamos essas sentenças de dilemas. Os dilemas estavam escritos em português e inglês e a atividade proposta era que os alunos trabalhassem em grupos e traduzissem as sentenças. Cada grupo recebeu uma frase diferente, alguns precisaram traduzir o dilema do inglês para o português e outros vice versa, com a ajuda de dicionários cedidos pela escola. O objetivo da atividade era de apresentar para os alunos o assunto a ser abordado através dos dilemas relacionando com o ensino da língua inglesa e para as turmas de sétimos e sextos anos. O desempenho dos alunos nessa atividade foi bem variado, alguns grupos conseguiram efetivamente traduzir dois ou ate três dilemas e alguns outros não conseguiram nem ao menos terminar uma sentença sem a ajuda de um professor.
A partir da segunda aula de prática, foram necessárias mudanças no plano de aula dos sextos anos devido ao fato que os alunos não conseguiram trabalhar em grupos na primeira aula e fizeram muita bagunça, sendo assim a atividade dessas turmas foi adaptada para a produção de um historia em quadrinho (HQ) trazendo uma possível solução para o dilema que o antigo grupo pegara, entretanto não foi possível a conclusão da atividade em apenas uma aula, pois os alunos tiveram dificuldades na compreensão de produção de uma HQ. Ao oposto, nos sétimos anos foi possível concluir o plano e na segunda aula as traduções dos dilemas foram corrigidas e continuou-se a atividade proposta. Os alunos, então, se reuniram novamente nos grupos formados na primeira aula e começaram a elaborar uma apresentação em forma de teatro sobre o dilema que pegaram e uma possível solução para eles. Todavia o tempo de aula não permitiu a conclusão completa da correção dos dilemas e a produção da apresentação. Os alunos foram orientados sobre o que deveriam fazer para a próxima aula, tendo assim uma pequena mudança no plano de aula dos sétimos períodos também.
Na terceira aula as produções das HQs nos sextos anos e a apresentação do teatro nos sétimos teve continuidade. Em ambos os anos e em todas as turmas de cada ano, a maioria dos alunos teve dificuldade em pensar nas possíveis soluções dos dilemas sem o uso da violência, sendo necessária a intervenção direta dos professores na produção dos trabalhos de maneira a guiar o pensamento dos alunos para uma forma não violenta. Nessa aula tivemos a oportunidade de levar as turmas do sétimo ano para atividades fora de sala de aula. As HQs foram entregues e a atividade foi finalizada, ao passo que nos sétimos a apresentação ficou marcada para a próxima aula.
No ultimo dia de atuação foi decidido levar uma atividade avaliativa impressa e individual para os alunos dos sextos anos, os exercícios dessa atividade estavam focados no ensino do conteúdo gramatical verb to be nas formas negativas e interrogativas, sendo necessária a explicação desses conteúdos durante a atividade. Como nas atividades anteriores, alguns alunos conseguiram efetivamente entender, fazer e finalizar o trabalho no dia, ao passo que outros não tiveram o mesmo desempenho. Nos sétimos anos foi realizada a apresentação dos teatros, aonde todos os alunos participaram, prestando atenção na apresentação de seus colegas e fazendo a própria apresentação, houve apenas um caso de um grupo que não quis apresentar e alguns poucos casos de grupos que não levaram no dia o que haviam produzido na aula anterior. Após a apresentação de cada grupo, foi necessário fazer algumas perguntas sobre a apresentação do grupo para os colegas da sala, atividade também completada efetivamente por todos os alunos.

Resultados e Discussão

            O tema do projeto escolhido foi Formação do individuo em que foram trabalhadas questões éticas da vida em sociedade e do convívio dos indivíduos entre si. Para a atuação em sala de aula pensou-se em direcionar as questões de convívio dentro da escola. As aulas de observação foram úteis tanto para analisar o comportamento dos alunos em relação às aulas de inglês quanto para perceber quais seriam as melhores questões éticas na escola a serem abordadas. O desenvolvimento e soluções das atividades realizadas foi bem sucedido, pois todos conseguiram achar uma solução plausível para o dilema sorteado. Em alguns grupos os professores precisaram guiar o pensamento dos alunos para soluções mais éticas das quais os alunos primeiramente, pensaram em utilizar como solução. Esses, quando perguntado o que fariam se encontrasse em uma situação igual a do dilema, responderam que a melhor forma para se achar uma resposta é com a violência, por isso os professores precisaram guia-los para um pensamento menos violento e mais ético, ou seja, há a necessidade de debates sobre questões rotineiras que acontecem na vida dos humanos e que há soluções mais humanas de resolve-las.

Considerações Finais

Utilizando dos pressupostos apresentados neste trabalho, considero que há uma necessidade de se abordar a temática de relações humanas dentro da sala de aula, de maneira que integre a sociedade, alunos e profissionais da educação, para assim poder formar cidadãos cada vez mais capazes de formar pensamento critico e inovador e resolver situações de forma menos violenta.

Referências

BORGES, Elaine Ferreira do Vale. Um modelo caótico de desenvolvimento reflexivo da profissionalidade de professores de  línguas. ReVEL, v.14, n.27, 2016.

MARIOTTI, Humberto. As paixões do ego: complexidade, política e solidariedade. São Paulo: Editora palas Athena, 2000.

RAMOS, Roberto. A educação e o conhecimento: uma abordagem complexa. Educar, Curitiba, n. 32, p. 75-86, 2008. Editora UFPR.

SANTOS, A. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Laboratório de Estudos e Pesquisas Transdisciplinares. Revista Brasileira de Educação, v.13, n. 37, 2008.




PIBID INGLÊS - RELAÇÕES HUMANAS E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Luiz Eduardo Perek (PIBID subprojeto Inglês Irati ), luizperek@hotmail.com, Cristiane Malinoski Pianaro Angelo/ Ruth Mara Buffa, Universidade Estadual do Centro- Oeste, DELET, Irati-PR

Taís Mikalski (PIBID subprojeto Inglês Irati), taismikalski@hotmail.com, Cristiane Malinoski Pianaro Angelo/ Ruth Mara Buffa, Universidade Estadual do Centro- Oeste, DELET, Irati-PR

ÁREA DE SUBMISSÃO - ENSINO

Palavras-chave

PIBID, cidadania, coletividade.

Resumo

O presente trabalho relata as atividades desenvolvidas pelo PIBID Inglês no primeiro semestre, quando foram trabalhadas cinco aulas planejadas para abordar o tema cidadania e coletividade. O objetivo do projeto foi centrado nas relações sociais e interação entre os alunos e professores durante o aprendizado da língua inglesa, levando em consideração o contexto social dos alunos e ambiente escolar no qual o plano foi executado.

Introdução

As atividades relatadas aqui foram realizadas pelo PIBID Inglês no Colégio Duque de Caxias da cidade de Irati- PR, nas turmas de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio do período matutino, durante os meses de abril para observações e maio e junho para regência. O tema abordado foi cidadania e coletividade, sugerido pela professora coordenadora do subprojeto Inglês, Ruth Mara Buffa. As aulas foram divididas em 5 aulas no 6º e 7º ano e 4 aulas no 3º ano. O assunto gramatical abordou a forma negativa e interrogativa do verbo to be para o Ensino Fundamental e Simple Past no Ensino Médio.
Desse modo, pudemos observar que os planos de ensino incentivaram a coletividade e cidadania por parte dos alunos e desenvolveram a atividade coletiva na sala de aula.


Materiais e métodos

               Durante a primeira aula, iniciamos com uma conversação referente ao tema trabalhado, cidadania e coletividade, para tomar ciência do conhecimento prévio dos alunos em relação ao assunto.  Expusemos as seguintes palavras: Cooperation, Sincerity, Pardon, Respect, Dialogue, Solidarity, Do not attack, Goodness, Fraternity.  Durante a aula discutimos sobre as palavras com a colaboração dos alunos.  
               Na segunda aula no Ensino Fundamental passamos as formas interrogativas e negativas do verbo to be e posteriormente passamos exercícios relacionados à gramática. No Ensino Médio apresentamos as regras e formas estruturais do Simple Past da língua inglesa e desenvolvemos exercícios associados ao tema. 
               Para a terceira aula revisamos o conteúdo trabalhado na aula anterior e desenvolvemos uma atividade avaliativa com base nos conhecimentos sobre cidadania e coletividade. 
               Na quarta aula do plano aplicamos um jogo que desenvolveu a cidadania e coletividade entre os alunos e explorou a gramática aplicada nas aulas anteriores.
               Para encerrarmos as atividades no âmbito escolar propusemos aos alunos do 6º e 7º ano a confecção de cartazes referentes à temática do plano de ensino. 
 
Resultados e Discussão

            O plano de aula foi construído a partir do projeto que apresenta como tema cidadania e coletividade, a fim de proporcionar a interação entre os alunos e a Língua Inglesa e colaborar para a formação de sujeitos mais críticos, a partir de trabalhos em grupos e discussões acerca do tema, o que ocorreu desde o início.
            A segunda aula abordou a gramática e acabou fugindo do tema, porém foi importante para a realização de atividades posteriores e para aprendizagem de regras, apesar dessa fuga ao tema ter sido uma aula dinâmica e aberta para dúvidas.
            Na aula seguinte foram realizadas algumas atividades referentes ao tema, porém com utilização da gramática o que tornou muito mais fácil a aprendizagem. Posteriormente desenvolvemos uma atividade avaliativa sobre o tema.
            Na quarta aula realizamos um jogo que proporcionou a interação entre os alunos e foi possível aplicar a gramática de maneira divertida e que englobasse o tema: cidadania e coletividade.
            Para finalizarmos o projeto achamos interessante a confecção de cartazes a respeito do tema o que incentivou a colaboração entre os alunos.
            Os alunos tiveram um bom desempenho, foram participativos e se interessaram pelo tema o que coincidiu com as nossas expectativas.




Considerações Finais

Para trabalhar uma temática como relações sociais é necessário conhecer a realidade dos alunos -  e o plano de aula trabalhado na sala de aula proporcionou aos alunos novos conhecimentos gramaticais e principalmente sociais. Os resultados forma os esperados, as aulas foram desenvolvidas sem maiores dificuldades e a interação entre os alunos foi proporcionada, um novo entendimento sobre cidadania e coletividade foi explorado e bem recebido pelos estudantes.

Referências

RAMOS, R. A educação e o conhecimento: uma abordagem complexa. Curitiba: UFPR, 2008
           
 MARIOTTI, Humberto. Complexidade e pensamento complexo. IN. As paixões do ego: complexidade, política e solidariedade. São Paulo: Palas Athena, 2000.
           
 SANTOS, Akiko. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. Revista Brasileira de Educação, 2008.
 
BORGES, Elaine Ferreira do Vale. Um modelo caótico de desenvolvimento reflexivo da profissionalidade de professores de línguas. ReVEL, 2016
           
 BOEIRA, Sérgio Luís. Paradigma e complexidade: breve introdução.

KUMARAVADIVELU, B. Understanding Language Teaching – From Method to Postmethod: Concepts and Precepts. San Jose State University, 2006.




 RELAÇÕES FAMILIARES NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Tobias Miguel Batista de Freitas (PIBID/UNICENTRO), tobiasmiguel@outlook.com, Cristiane Malinoski Pianaro Angelo/ Ruth Mara Buffa, Universidade Estadual do Centro-Oeste – Departamento de Letras, Irati – PR.

Adriana Carolina Aleixo (PIBID/UNICENTRO), aleixo.adrianac@gmail.com, Cristiane Malinoski Pianaro Angelo/ Ruth Mara Buffa, Universidade Estadual do Centro-Oeste – Departamento de Letras, Irati-PR.

ÁREA DE SUBMISSÃO - ENSINO.
Palavras-chave:
PIBID, língua inglesa, relações familiares, ensino.

Resumo

Neste trabalho consta o relato da intervenção do PIBID Inglês com turmas do 6ºano, trabalhando sob o tema de “relações éticas e valores familiares”, tema proposto coletivamente pelos bolsistas do projeto. Levou-se como base teórica as Diretrizes Curriculares de Educação Básica, e artigos relacionados à teoria da complexidade. As aulas desenvolveram-se com o propósito do ensino da língua inglesa e trabalhar conteúdos que despertem esse aprendizado nos alunos.

Introdução

O seguinte trabalho foi desenvolvido na intervenção do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), no Colégio Estadual Trajano Gracia, Irati – PR, em duas turmas de 6ºano. O projeto do PIBID Inglês para o primeiro semestre de 2017, foi intitulado “Relações Humanas e Responsabilidade Social”, no qual foram desenvolvido subtemas, e a nossa dupla trabalhou as “relações éticas e valores familiares”.

Antes do início do trabalho, foram feitas observações nas turmas nas quais seriam feitas as atuações. Posteriormente, na intervenção, foram realizadas as aulas de forma interativa com os alunos para que eles apresentassem suas famílias, e os ambientes familiares onde que eles convivem, pois ao falarmos em escola pública, temos em mente as Diretrizes Curriculares de Educação Básica (DCE) do Paraná, pois

Da perspectiva das teorias críticas da educação, as primeiras questões que se apresentam são: Quem são os sujeitos da escola pública? De onde eles vêm? Que referências sociais e culturais trazem para a escola? Um sujeito é fruto de seu tempo histórico, das relações sociais em que está inserido, mas é, também, um ser singular, que atua no mundo a partir do modo como o compreende e como dele lhe é possível participar. (PARANÁ, 2008, p.14)

Levamos em consideração primeiramente conhecer nossos alunos e as relações familiares a que eles pertencem e a diversidade de nossos discentes no ensino público, para a continuação de nossas aulas. Sabemos que nossos alunos são compostos por muitos contextos, e “a educação é parte de um todo – o contexto social e histórico, onde atuam diversas dimensões. ” (RAMOS, 2008, p.82).

A proposta do PIBID Inglês, foi pensada para desenvolver a transdisciplinaridade no ensino de língua inglesa, entendendo que “os conhecimentos disciplinares e transdisciplinares não se antagonizam, mas se completam. (AKIKO, 2008, p.75). Portanto, os planos também são pensados para levar o aprendizado de inglês aos alunos, e também trabalhar temas que geralmente não são entendidos como temas presentes em sala de aula.

Materiais e métodos

            As aulas ocorreram de forma interativa e lúdica com os alunos, pois, eles relataram sobre suas famílias, e nas atividades foram usadas fotografias as quais os alunos trouxeram deles mesmo e fotografias deles com suas famílias.

Um dos trabalhos desenvolvido foi um cartaz onde os alunos expuseram suas fotos com frases apresentando suas famílias para exposição em sala, para que todos os colegas conhecessem todas as famílias e também demonstrassem o aprendizado do inglês, através das frases escritas nos cartazes.
           
            Foram realizados trabalhos pensando em valorizar e analisar o aprendizado dos alunos. Em um outro momento, foram desenvolvidos cartões para que os alunos levassem para a sua respectiva família, envolvendo assim o ambiente social do aluno, a comunidade escolar dentro do contexto de ensino/aprendizagem da língua inglesa.
           
Resultados e Discussão

            As aulas foram realizadas, com o principal objetivo no ensino da língua inglesa, e levando em mente o projeto que visava desenvolver o tema sobre as relações éticas e valores familiares.

            Os alunos participaram das aulas de forma bastante positiva, realizando os trabalhos e as atividades propostas. Segue uma imagem de um trabalho feito por uma aluna. Neste trabalho os alunos tiveram que fazer um cartão para entregar à sua família com frases sobre valores familiares.



            Os trabalhos, em sua maioria, ficaram bem feitos. Os alunos foram estimulados a fazer suas atividades bem bonitas, afinal de contas eles seriam expostos em sala e entregues aos seus familiares. E, como era a ideia do projeto, conversar com eles a respeito das relações que tinham com seus contextos familiares, cada aluno deveria realizar suas atividades com carinho e capricho para quem eles amavam.

Considerações Finais

A proposta inicial do projeto, para trabalharmos assuntos entre o ensino de língua inglesa e também envolver a comunidade escolar, sendo ela, as famílias trazidas para a sala de aula pelos alunos, ocorreram conforme o esperado e proposto.

Os alunos estiveram dispostos a colaborar no desenvolvimento das aulas e, durante essas, a participação deles foi muito importante para a intervenção. Pudemos notar o envolvimento deles nas atividades, a motivação também para a realização dos exercícios propostos e também o interesse pelo aprendizado da língua inglesa.

Referências

Governo do Paraná. Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Departamento de Educação Básica. Diretrizes Curriculares da Educação Básica – Língua Estrangeira Moderna, 2008.
Ramos, R. A educação e o conhecimento: uma abordagem complexa. Educar, Curitiba, n.32, p.75-86, 2008. Editora UFPR.
Santos, A. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v.13, n.37, 2008.




Banners de apoio às apresentações durante  a V SIEPE/UNICENTRO.







TRABALHOS/APRESENTADORES PIBID /INGLÊS IRATI 

DURANTE A V SIEPE.



Adriana Carolina Aleixo
Relações Familiares no Ensino de Língua Inglesa
Ana Carolina Batista
Relações Humanas e Responsabilidade Social: Igualdade de Gênero
Bruno Henrique Porazzi
PIBID Inglês: a Formação do aulno como cidadão em uma sociedade caótica direcionada ao compromisso social
Jade Cristiane Dantas Fonseca
PIBID Inglês: a Formação do aulno como cidadão em uma sociedade caótica direcionada ao compromisso social
Luiz Eduardo Perek
Relações Humanas e Responsabilidade Social
Roberta Aparecida Diadio
Relações Humanas e Responsabilidade Social: Igualdade de Gênero
Taís Mikalski
Relações Humanas e Responsabilidade Social
Tobias Miguel Batista de Freitas
Relações Familiares no Ensino de Língua Inglesa





RESUMOS EXPANDIDOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO



RELAÇÕES ÉTICAS E VALORES FAMILIARES NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Adriana Carolina Aleixo (PIBID/UNICENTRO), aleixo.adrianac@gmail.com, Cristiane Malinoski Pianaro Angelo/ Ruth Mara Buffa, Universidade Estadual do Centro-Oeste – Departamento de Letras, Irati-PR.

Tobias Miguel Batista de Freitas (PIBID/UNICENTRO), tobiasmiguel@outlook.com, Cristiane Malinoski Pianaro Angelo/ Ruth Mara Buffa, Universidade Estadual do Centro-Oeste – Departamento de Letras, Irati – PR.


ÁREA DE SUBMISSÃO - ENSINO.
Palavras-chave:
PIBID, língua inglesa, relações familiares, ensino.

Resumo

Este trabalho relata a intervenção do PIBID Inglês nas turmas de 6º ano A e B, trabalhando sob o tema de “relações éticas e valores familiares”, que foi desenvolvido em conjunto pelos bolsistas do projeto. Levou-se como base teórica a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Metodologia Pós-Método, desenvolvida por B. Kumaravadivelu no livro “Understanging Language Teaching. As aulas desenvolveram-se com o propósito do ensino da língua inglesa e trabalhar conteúdos que despertem esse aprendizado nos alunos.

Introdução

Este trabalho foi realizado com base na intervenção do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no Colégio Estadual Trajano Gracia em Irati – PR, em que atuamos nas turmas de 6º anos A e B, a partir de um projeto desenvolvido pelo PIBID Inglês intitulado “Relações Humanas e Responsabilidade Social”, o qual a nossa dupla optou por trabalhar com o tema “Relações Éticas e Valores Familiares”.
Quanto ao componente curricular da Língua Estrangeira Moderna, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) diz que se deve garantir ao aluno o direito de conhecimento através do uso da pratica linguística, oferecendo condições e conhecimentos que relacionem os textos na língua em estudo com situações cotidianas dos alunos, e que os façam interagir com outras culturas e nacionalidades. Pensando nisso, optamos por trabalhar as relações éticas e os valores familiares dentro da língua inglesa, fazendo com que os alunos pudessem relacionar a matéria que estava sendo passada com as suas experiências cotidianas.
Utilizando a Metodologia Pós-Método, desenvolvida por B. Kumaravadivelu no livro “Understanging Language Teaching”, consideramos o parâmetro da possibilidade – que está relacionado com a identidade individual do professor e do aluno, levando em conta os contextos sociais, econômicos e políticos que estão inseridos – para desenvolvermos as nossas aulas.


Materiais e métodos

Levando em consideração que os alunos das turmas em que trabalhamos eram, em sua grande maioria, vindos de localidades do interior de Irati e de famílias tradicionais, analisamos o contexto dos alunos e pensamos as atividades que envolvessem o tema das relações familiares com a sala de aula, e que de forma lúdica e interativa o inglês fluísse de forma prazerosa e interessante.
Pensamos em nossas aulas objetivando que os alunos desenvolvessem as quatro habilidades, como: listening, ouvindo quando nós pronunciávamos as palavras e frases; reading, acompanhando as atividades impressas; speaking, quando pedíamos para eles repetirem o vocabulário que estava sendo trabalhado; writing, ao desenvolver as frases no cartão que eles levaram para entregar para a família em casa.
Iniciamos a primeira aula levando um vocabulário relacionado aos membros da família, notando que muitas palavras eram desconhecidas por eles, porém houve uma grande colaboração dos alunos na discussão do tema. Na segunda aula, trabalhamos com eles a árvore genealógica e pedimos para eles desenharem suas famílias, pensando que como ainda são crianças, uma atividade lúdica seria bem proveitosa. Na terceira aula, desenvolvemos cartazes com fotos dos alunos e de suas famílias – foi pedido em aulas anteriores para que os alunos pedissem para seus responsáveis autorização para levar fotos para o trabalho em sala –, porém poucos alunos levarem as fotos, e estes que não levaram fizeram a atividade com desenhos ou trouxeram as fotos na aula seguinte para apenas colar no cartaz. Na quarta aula, a ideia foi de que os alunos criassem um cartão para suas famílias, com frases do vocabulário que foi trabalhado e frases que eles criaram em inglês, com a finalidade de estendermos a atividade da comunidade escolar para família dos alunos.

Resultados e Discussão

            As aulas foram realizadas com foco no ensino e aprendizagem da língua inglesa, levando em consideração o projeto que visava desenvolver o tema sobre as relações éticas e valores familiares.
            Os alunos participaram das aulas de forma bastante positiva, realizando os trabalhos e as atividades propostas e, por fim, como era a ideia do projeto, eles puderam discutir a respeito das relações que tinham com seus contextos familiares, utilizando o vocabulário ensinado e criar trabalhos envolvendo a temática, como pode ser visto no seguinte trabalho realizado por uma aluna:



Considerações Finais

A proposta inicial do projeto era de trabalharmos assuntos entre o ensino de língua inglesa envolvendo a comunidade escolar, fazendo com que os alunos pudessem relacionar a matéria que estava sendo ensinada com as suas experiências familiares. O desenvolvimento desta proposta ocorreu conforme o esperado e obtivemos resultados muito positivos nesta experiência.
Os alunos estiveram dispostos a colaborar no desenvolvimento das aulas e a participação deles foi de grande importância para a nossa intervenção. Pudemos notar o desenvolvimento deles nas atividades, a motivação também para a realização dos exercícios propostos e também o interesse pelo aprendizado da língua inglesa.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – Documento preliminarMEC. Brasília, DF, 2015.
Kumaravadivelu, B. Understanding Language Teaching: From Method To Postmethod. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum, 2006.





PIBID/INGLÊS – Relações Humanas e Responsabilidades Sociais: Igualdade de Gênero


Ana Carolina Batista (PIBID/CNPq-UNICENTRO), anacarolinabatista11@gmail.com, Cristiane Malinoski Pianaro Angelo/Ruth Mara Buffa, Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, Departamento de Letras/Irati – DELET/I, Irati-PR.

Roberta Aparecida Diadio (PIBID/CNPq-UNICENTRO), robertaro95@gmail.com, Cristiane Malinoski Pianaro Angelo/Ruth Mara Buffa, Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, Departamento de Letras/Irati – DELET/I, Irati-PR.

ÁREA DE SUBMISSÃO - ENSINO

Palavras-chave: ensino, aprendizado, grau comparativo, cidadania, desigualdade

Resumo:
No trabalho que se segue apresentado estão presentes relatos sobre a experiência obtida em sala de aula, assim como o embasamento teórico já estudado e aplicado tanto em sala quanto neste resumo, serão apresentados também os resultados atingidos durante a atuação em sala de aula. As aulas dadas ocorreram em três oitavos anos, em uma das escolas cadastradas ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), e onde foi aplicado planos de aula, elaborados e adaptados depois de feitas observações nas classes.

Introdução:
O estudo de uma língua estrangeira tem como principal função a aquisição de uma segunda língua, para que o aluno, conforme as Leis de Diretrizes e Bases tenham a total competência de se envolver em diversos discursos.
No Brasil, a formação de professores de línguas se preocupa bastante com o desenvolvimento da profissionalidade na formação inicial e continuada na visão da perspectiva reflexiva do professor fundamentadas em modelos de ensino reflexivo.
Na formação de professores há varias metodologias, que tem em vista melhorar a prática dos docentes, principalmente a perspectiva reflexiva, em harmonia com a pedagogia mais crítica inserida na filosofia da educação. A formação pela reflexão provém da conscientização do professor para com sua alienação e forças que limitam e/ou impulsionam sua profissão.
Para que haja um desenvolvimento reflexivo do professor de línguas necessita-se de etapas, observação, reflexão, intervenção e avaliação, e subetapas como, produção de planos de aula e materiais didáticos, análise de livros didáticos, etc.
A educação brasileira e as etapas que ela teve durantes os governos do país, e a insistência em continuar a usar o método cartesiano que promove a fragmentação do conhecimento, e assim como em outros tenta mudar esse tipo de pensamento para que o ensino seja abordado de maneira mais complexa e ao mesmo tempo cumpra as necessidades dos alunos e não priorizar um só tipo de conhecimento.

Materiais e métodos
No mês de abril fizemos observações no Colégio PIO XII. Nas aulas observadas dos 8ºs A, B e C, a professora regente estava trabalhando com eles, um trabalho avaliativo com consulta ao dicionário, sendo que, participamos no esclarecimento de dúvidas dos alunos.
Conversamos também com a professora, se ela queria que trabalhássemos alguns conteúdos específicos, ao que ela respondeu sobre o grau comparativo dos adjetivos, elaboramos então, o nosso plano de trabalho com base no tema “Igualdade de Gênero” e incorporamos o grau comparativo.
As atuações começaram no mês de maio onde foram dadas quatro aulas em cada turma, sendo elas a discussão e introdução do tema, foi apresentado também, um vídeo com informações da desigualdade de gênero no Brasil, que em seguida foi discutido com os alunos.
Na segunda aula, com já algumas informações, os alunos assistiram a um episódio dos Simpsons, que tratava do tema abordado nos planos de aula. Em seguida, foi requisitado dos alunos um desenho e uma frase que representasse o tema e sua visão sobre ele.
O desenho e a frase, que foi traduzida para o inglês, demoraram duas aulas para serem concluídos.
Na última aula, foi abordado o grau comparativo, onde foram explicadas as regras e em seguida a resolução de 3 (três) exercícios, que foram corrigidos no quadro pelos alunos nesta mesma aula.

Resultados e Discussão
            As turmas foram bastante participativas, apesar das dificuldades apresentadas, no final eles conseguiram compreender as atividades e a importância do tema para suas vidas, e mesmo não tendo deixado a gramática tão explícita, pudemos perceber que além dos obstáculos que os alunos acreditavam ter no caminho, conseguiram enfrentar e “aprender-brincando” uma segunda língua, neste caso, a Língua Estrangeira Moderna, o Inglês.
           


Considerações Finais
            O tema Igualdade de Gênero precisa ser trabalhado respeitando as individualidades, pois nem todas as pessoas se atentam para o fato de que igualdade de gênero não envolve apenas o gênero masculino e feminino, mas há uma variedade a ser tratada. As aulas foram desenvolvidas e aplicadas com tamanha dedicação, que pudemos perceber a absorção do conteúdo por parte dos alunos, sendo aulas bastante satisfatórias.

Referências

BOEIRA, Sérgio Luís. Paradigma e Complexidade: Breve Introdução.

BORGES, Elaine Ferreira do Vale. Um Modelo Caótico de Desenvolvimento Reflexivo da Profissionalidade de Professores de Línguas. ReVEL, v. 14, n. 27, 2016 [WWW.revel.inf.br].

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN): Terceiro e Quarto ciclos do Ensino Fundamental – Língua Estrangeira. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1998.


MARIOTTI, Humberto. Complexidade e Pensamento Complexo (Texto Introdutório). São Paulo: Editora Palas Athena, 2000.

PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. 
Diretrizes curriculares de língua estrangeira para a educação básica. Curitiba: SEED, 2008.

RAMOS, Roberto. 
A Educação e o Conhecimento: Uma Abordagem Complexa. Educar, Curitiba, n. 32, p. 75-86, 2008. Editora UFPR.

SANTOS, Akiko. 
Complexidade e Transdisciplinaridade em Educação: Cinco Princípios Para Resgatar o Elo Perdido. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, jan/abr, 2008.





PIBID INGLÊS: A FORMAÇÃO DO ALUNO COMO CIDADÃO EM UMA SOCIEDADE CAÓTICA DIRECIONADA AO COMPROMISSO SOCIAL

Bruno Henrique Porazzi (PIBID/Inglês - UNICENTRO) brunno.porazzi@gmail.com,
Cristiane Malinoski Pianaro / Ruth Mara Buffa, Universidade Estadual do Centro-Oeste – Departamento de Letras, Irati – PR.

Jade Cristine Dantas Fonseca (PIBID/Inglês - UNICENTRO) jade_cristinne@hotmail.com, Cristiane Malinoski Pianaro / Ruth Mara Buffa, Universidade Estadual do Centro-Oeste – Departamento de Letras, Irati – PR.

ÁREA DE SUBMISSÃO - ENSINO.

Palavras-chave: Consumismo Irresponsável; Desmatamento; Bioma Marinho; Complexidade;


Resumo: O presente resumo tem como objetivo traçar um paralelo entre a complexidade do ensino da língua estrangeira no ambiente escolar e as exigências da formação do aluno como um cidadão crítico e reflexivo de acordo com as DCEs e PCNs. Os temas abordados neste trabalho são associados a função dos alunos diante seus posicionamentos ao meio ambiente, tais como: consumo irresponsável, desmatamento e vida marinha. Tudo isso sendo relacionado ao ensino de língua inglesa e apresentando, de forma contextualizada, uma continuidade ao conteúdo gramatical discutido pela professora regente da escola onde o projeto foi aplicado.

Introdução

O aprendizado de línguas, por ser notavelmente cada vez mais complexo, requer também diversas abordagens para que se possa desenvolver um processo mais eficiente. Segundo Kumaravadivelu (2006) os conceitos e fatores para o ensino da língua, geram inúmeras discussões e debates sobre sua constituição, para entender, aprender e ensiná-la.
Tal concepção gera uma profunda discussão acerca da teoria do caos e da complexidade, cuja ideia é de que a Educação é parte do contexto histórico e social, onde atuam as dimensões econômica, política, psicológica, biológica, etc., e esse todo está conectado e é indissociável. Seguindo essa linha de pensamento, nas palavras de Bartlett (1990, apud BORGES, 2016), um professor reflexivo é aquele que avalia todas as origens e consequências do seu trabalho. Com base na busca pela reflexão do aluno, o professor reconhece os conhecimentos prévios do discente e os objetivos do que está sendo ensinado no cotidiano deste, de modo que os dois estejam intrínsecos.
O projeto PIBID tem como objetivo a produção de um material autêntico e de qualidade para que seja aplicado nas escolas de forma que a metodologia do professor não se baseie apenas na aplicação do livro didático, mas sim na versatilidade do profissional em inovar cada vez mais, contando com atividades atuais e diversificadas, não apenas envolvendo a escrita, mas também a oralidade, que podem estar impressos no material didático ou de autoria própria. Todavia, é de extrema relevância o professor saber dosar essa ampla área de conteúdo, fazendo com que as aulas não se tornem algo exaustivo, e muito menos desinteressante, pois o estudo da língua estrangeira deve ser desenvolvido da maneira mais acessível e simples possível. 
Com base na criação de um material de fácil acesso, os professores buscaram apresentar um conteúdo pertinente a todos, o compromisso social. O tema foi aplicado de acordo com o teórico Mariotti (2000), explorando os materiais em diferentes, porém essenciais, níveis do pensamento, são eles: pensamento linear, trata-se de uma abordagem para as práticas mecânicas; pensamento sistêmico, refere-se à um instrumento de compreensão da complexidade do mundo natural; e o pensamento complexo que resulta na complementariedade das visões de mundo sistêmica e linear.

Materiais e métodos

Para abranger os conceitos metodológicos supracitados, foram elaboradas cinco aulas visando explorar a condição do aluno diante da sociedade em diferentes níveis: cultural, político e econômico nos quais ele está inserido. O conteúdo escolhido foi o compromisso social, tema no qual foi subdividido em 3 partes correspondentes a cada turma: 7º ano, consumo irresponsável; 8º ano, desmatamento; e, por fim, o 9º ano, preservação do ambiente marinho. Nas turmas nas quais foram desenvolvidas as atividades, foi possível identificar alunos com necessidades especiais que levaram a uma reestruturação do conteúdo aplicado, de modo que o ensino se tornasse mais viável.
As aulas ministradas tiveram o intuito de promover a reflexão de valores pessoais de cada estudante, explorando maneiras viáveis de sustentabilidade e o compromisso dos alunos como cidadãos. Além de enfatizar questões sociais em um ponto de vista diferente, o conteúdo gramatical ministrado foi aconselhado pela professora regente da escola.
Na primeira aula, foram discutidos os temas pressupostos e escolhidos pelos próprios alunos de cada turma. Os assuntos foram introduzidos com o objetivo inicial de demonstrar a influência das ações individuais dos alunos no meio ambiente, e a importância de estarmos cientes de que devemos zelar pelo planeta. Depois de apresentadas perguntas gerais em inglês sobre os temas, a discussão foi direcionada aos assuntos específicos de cada turma, em que houve a participação dos alunos e um proveitoso debate.
Na segunda aula, foram apresentados os diferentes conteúdos gramaticais: 7º ano, auxiliares do tempo presente do e does; 8º ano, futuro simples will; 9º ano, presente perfeito e presente perfeito contínuo, conteúdos esses que foram discutidos a partir de perguntas que fizessem uso da gramática estudada e que estivessem relacionadas ao compromisso social da aula anterior, contextualizando o aprendizado desenvolvido ali.
Na terceira e quarta aulas, os alunos praticaram o que aprenderam através da confecção de cartazes em que deveriam sugerir possíveis soluções para a diminuição da poluição do planeta. Foi disponibilizado um vocabulário contendo palavras como: Water – Água; Planet Earth – Terra; Soil – Solo; Trash – Lixo; Toxic waste – Resíduos tóxicos; Harvesting – Colheita; Energy – Energia; Lifestyle – Estilo de vida; Humanity – Humanidade; Polluting – Poluição; Technological advances – Avanços tecnológicos; To grow – Crescer; Habits – Hábitos. Foi-se adicionando palavras a esse vocabulário de acordo com perguntas dos alunos, o que gerou mais um breve debate sobre o assunto e sobre a língua inglesa, fortificando o processo de ensino-aprendizagem.
Na quinta e última aula, cujo objetivo foi fortalecer a ideia de que o compromisso social depende do indivíduo (aluno), foi realizada uma dinâmica. Cada aluno e aluna teve a oportunidade de concluir que a mudança começava nele(a) mesmo(a).


Resultados e Discussão

Ao decorrer das aulas foram perceptíveis a interação e a curiosidade dos alunos nos temas propostos, os tópicos gramaticais foram discutidos e uma aula inteira foi destinada a sanar dúvidas a respeito de tal conteúdo. Os alunos demostraram grande empenho na realização das atividades e suas ideias diante do compromisso social foram muito satisfatórias. Ao passo que as aulas foram acontecendo, foi notável uma melhor compreensão dos tópicos aplicados.



Considerações Finais

O plano de ensino foi executado sem nenhum obstáculo, sendo visível o envolvimento dos alunos nos temas discutidos. Os alunos participaram ativamente de todas as atividades propostas.


Referências
BORGES, Elaine Ferreira do Vale. Um Modelo Caótico de Desenvolvimento Reflexivo da Profissionalidade de Professores de Línguas. ReVEL, v. 14, n. 27, 2016.
BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN): Terceiro e Quarto ciclos do Ensino Fundamental – Língua Estrangeira. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1998.
KUMARAVADIVELU, B. Understanding Language Teaching – From Method to Postmethod: Concepts and Precepts. San Jose State University, 2006.
MARIOTTI, Humberto. Complexidade e Pensamento Complexo (Texto Introdutório). São Paulo: Editora Palas Athena, 2000.
PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes curriculares de língua estrangeira para a educação básica. Curitiba: SEED, 2008.




FORMAÇÃO DO INDIVIDUO NO ENSINO DA LINGUA INGLESA


Kael Rodrigues Alves de Lima (PIBID/LETRAS INGLÊS), kaelima1@gmail.com, Cristiane Malinoski Pianaro Angelo/ Ruth Mara Buffa, UNICENTRO/DELET, Irati-Paraná.

ÁREA DE SUBMISSÃO - ENSINO.
Palavras-chave:
PIBID, ensino, língua inglesa, formação do individuo.

Resumo:
Considerando-se a conveniência de abordar o tema das relações humanas e da responsabilidade social dentro das salas de aula na sociedade brasileira dos dias atuais optou-se por utilizar a Teoria do Caos e da Complexidade. Este trabalho relaciona estes dois conceitos com a temática das relações humanas atuais trazendo as experiências da pratica didática dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em escolas publicas da cidade de Irati-PR. Para alcançar o objetivo proposto foi realizado um projeto inicial para se desenvolver atividades que relacionam as ideias da Teorias da Complexidade e Caos, as relações humanas e suas problemáticas e o ensino de língua inglesa.

Introdução
O modelo de ensino brasileiro vem, hoje em dia, passando por diversas modificações e modernizações. Diversos autores trazem teorias para ampliar a qualidade de ensino no Brasil, desmitificando as antigas praticas pedagógicas anteriormente concebidas como práticas essenciais e assertivas. Essas práticas se baseiam na separação dos conhecimentos, isolando as partes dessa grande habilidade humana e dando foco apenas para os conteúdos específicos da área escolhida, sem levar em consideração as realidades de vida dos alunos, pois, como seres humanos, vivemos em mundo em que todas essas partes completam um todo, o qual não há maneiras de dissociação quando postas na realidade. Ademais, a educação do país, ainda, encara também a questão do autoritarismo de alguns profissionais, fator esse que não permite estimular a capacidade critica dos alunos e que não leva em consideração os conhecimentos que os mesmos trazem de fora da escola. Porém como dito antes, esse modelo está passando por modificações e estudos estão surgindo para tentar trazer melhorias para dentro da sala de aula, para isso é necessário haver mudanças de pensamento e visão da pratica do ensino brasileiro. Diversos autores como Ramos (2008), Santos (2008), Mariotti (2000) e Borges (2016) trazem a Teorias da Complexidade e do Caos como uma ferramenta eficaz, ajudando a entender melhor a complexidade do pensamento humano e ajudam a embasar a atuação do professor em todos os âmbitos, pois é a partir da quebra das praticas tradicionais que a educação brasileira se transformará.

Materiais e métodos

O trabalho ficou sobre supervisão da Professora Marcia Molinari, nas terças feiras das 13h40min às 17h30min com as turmas de sextos e sétimos anos A e B ambos na Escola Estadual Pio XII. Para pratica em sala, foi produzido um plano de aula com quatro aulas, relacionando o assunto do projeto (formação do indivíduo) juntamente com os assuntos gramaticais que a Profª Márcia abordaria com as turmas, sendo esses conteúdos: advérbios de frequência com simple present e verb to be nas formas negativas e interrogativas para os sétimos e sextos anos respectivamente.
Na primeira aula de atuação foi decidido que o trabalho se desenvolveria com algumas sentenças abordando situações que acontecem em sala de aula e na escola -  chamamos essas sentenças de dilemas. Os dilemas estavam escritos em português e inglês e a atividade proposta era que os alunos trabalhassem em grupos e traduzissem as sentenças. Cada grupo recebeu uma frase diferente, alguns precisaram traduzir o dilema do inglês para o português e outros vice versa, com a ajuda de dicionários cedidos pela escola. O objetivo da atividade era de apresentar para os alunos o assunto a ser abordado através dos dilemas relacionando com o ensino da língua inglesa e para as turmas de sétimos e sextos anos. O desempenho dos alunos nessa atividade foi bem variado, alguns grupos conseguiram efetivamente traduzir dois ou ate três dilemas e alguns outros não conseguiram nem ao menos terminar uma sentença sem a ajuda de um professor.
A partir da segunda aula de prática, foram necessárias mudanças no plano de aula dos sextos anos devido ao fato que os alunos não conseguiram trabalhar em grupos na primeira aula e fizeram muita bagunça, sendo assim a atividade dessas turmas foi adaptada para a produção de um historia em quadrinho (HQ) trazendo uma possível solução para o dilema que o antigo grupo pegara, entretanto não foi possível a conclusão da atividade em apenas uma aula, pois os alunos tiveram dificuldades na compreensão de produção de uma HQ. Ao oposto, nos sétimos anos foi possível concluir o plano e na segunda aula as traduções dos dilemas foram corrigidas e continuou-se a atividade proposta. Os alunos, então, se reuniram novamente nos grupos formados na primeira aula e começaram a elaborar uma apresentação em forma de teatro sobre o dilema que pegaram e uma possível solução para eles. Todavia o tempo de aula não permitiu a conclusão completa da correção dos dilemas e a produção da apresentação. Os alunos foram orientados sobre o que deveriam fazer para a próxima aula, tendo assim uma pequena mudança no plano de aula dos sétimos períodos também.
Na terceira aula as produções das HQs nos sextos anos e a apresentação do teatro nos sétimos teve continuidade. Em ambos os anos e em todas as turmas de cada ano, a maioria dos alunos teve dificuldade em pensar nas possíveis soluções dos dilemas sem o uso da violência, sendo necessária a intervenção direta dos professores na produção dos trabalhos de maneira a guiar o pensamento dos alunos para uma forma não violenta. Nessa aula tivemos a oportunidade de levar as turmas do sétimo ano para atividades fora de sala de aula. As HQs foram entregues e a atividade foi finalizada, ao passo que nos sétimos a apresentação ficou marcada para a próxima aula.
No ultimo dia de atuação foi decidido levar uma atividade avaliativa impressa e individual para os alunos dos sextos anos, os exercícios dessa atividade estavam focados no ensino do conteúdo gramatical verb to be nas formas negativas e interrogativas, sendo necessária a explicação desses conteúdos durante a atividade. Como nas atividades anteriores, alguns alunos conseguiram efetivamente entender, fazer e finalizar o trabalho no dia, ao passo que outros não tiveram o mesmo desempenho. Nos sétimos anos foi realizada a apresentação dos teatros, aonde todos os alunos participaram, prestando atenção na apresentação de seus colegas e fazendo a própria apresentação, houve apenas um caso de um grupo que não quis apresentar e alguns poucos casos de grupos que não levaram no dia o que haviam produzido na aula anterior. Após a apresentação de cada grupo, foi necessário fazer algumas perguntas sobre a apresentação do grupo para os colegas da sala, atividade também completada efetivamente por todos os alunos.

Resultados e Discussão

            O tema do projeto escolhido foi Formação do individuo em que foram trabalhadas questões éticas da vida em sociedade e do convívio dos indivíduos entre si. Para a atuação em sala de aula pensou-se em direcionar as questões de convívio dentro da escola. As aulas de observação foram úteis tanto para analisar o comportamento dos alunos em relação às aulas de inglês quanto para perceber quais seriam as melhores questões éticas na escola a serem abordadas. O desenvolvimento e soluções das atividades realizadas foi bem sucedido, pois todos conseguiram achar uma solução plausível para o dilema sorteado. Em alguns grupos os professores precisaram guiar o pensamento dos alunos para soluções mais éticas das quais os alunos primeiramente, pensaram em utilizar como solução. Esses, quando perguntado o que fariam se encontrasse em uma situação igual a do dilema, responderam que a melhor forma para se achar uma resposta é com a violência, por isso os professores precisaram guia-los para um pensamento menos violento e mais ético, ou seja, há a necessidade de debates sobre questões rotineiras que acontecem na vida dos humanos e que há soluções mais humanas de resolve-las.

Considerações Finais

Utilizando dos pressupostos apresentados neste trabalho, considero que há uma necessidade de se abordar a temática de relações humanas dentro da sala de aula, de maneira que integre a sociedade, alunos e profissionais da educação, para assim poder formar cidadãos cada vez mais capazes de formar pensamento critico e inovador e resolver situações de forma menos violenta.

Referências

BORGES, Elaine Ferreira do Vale. Um modelo caótico de desenvolvimento reflexivo da profissionalidade de professores de  línguas. ReVEL, v.14, n.27, 2016.

MARIOTTI, Humberto. As paixões do ego: complexidade, política e solidariedade. São Paulo: Editora palas Athena, 2000.

RAMOS, Roberto. A educação e o conhecimento: uma abordagem complexa. Educar, Curitiba, n. 32, p. 75-86, 2008. Editora UFPR.

SANTOS, A. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Laboratório de Estudos e Pesquisas Transdisciplinares. Revista Brasileira de Educação, v.13, n. 37, 2008.




PIBID INGLÊS - RELAÇÕES HUMANAS E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Luiz Eduardo Perek (PIBID subprojeto Inglês Irati ), luizperek@hotmail.com, Cristiane Malinoski Pianaro Angelo/ Ruth Mara Buffa, Universidade Estadual do Centro- Oeste, DELET, Irati-PR

Taís Mikalski (PIBID subprojeto Inglês Irati), taismikalski@hotmail.com, Cristiane Malinoski Pianaro Angelo/ Ruth Mara Buffa, Universidade Estadual do Centro- Oeste, DELET, Irati-PR 

ÁREA DE SUBMISSÃO - ENSINO

Palavras-chave

PIBID, cidadania, coletividade.

Resumo

O presente trabalho relata as atividades desenvolvidas pelo PIBID Inglês no primeiro semestre, quando foram trabalhadas cinco aulas planejadas para abordar o tema cidadania e coletividade. O objetivo do projeto foi centrado nas relações sociais e interação entre os alunos e professores durante o aprendizado da língua inglesa, levando em consideração o contexto social dos alunos e ambiente escolar no qual o plano foi executado.

Introdução

As atividades relatadas aqui foram realizadas pelo PIBID Inglês no Colégio Duque de Caxias da cidade de Irati- PR, nas turmas de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio do período matutino, durante os meses de abril para observações e maio e junho para regência. O tema abordado foi cidadania e coletividade, sugerido pela professora coordenadora do subprojeto Inglês, Ruth Mara Buffa. As aulas foram divididas em 5 aulas no 6º e 7º ano e 4 aulas no 3º ano. O assunto gramatical abordou a forma negativa e interrogativa do verbo to be para o Ensino Fundamental e Simple Past no Ensino Médio.
Desse modo, pudemos observar que os planos de ensino incentivaram a coletividade e cidadania por parte dos alunos e desenvolveram a atividade coletiva na sala de aula.


Materiais e métodos

               Durante a primeira aula, iniciamos com uma conversação referente ao tema trabalhado, cidadania e coletividade, para tomar ciência do conhecimento prévio dos alunos em relação ao assunto.  Expusemos as seguintes palavras: Cooperation, Sincerity, Pardon, Respect, Dialogue, Solidarity, Do not attack, Goodness, Fraternity.  Durante a aula discutimos sobre as palavras com a colaboração dos alunos.  
               Na segunda aula no Ensino Fundamental passamos as formas interrogativas e negativas do verbo to be e posteriormente passamos exercícios relacionados à gramática. No Ensino Médio apresentamos as regras e formas estruturais do Simple Past da língua inglesa e desenvolvemos exercícios associados ao tema. 
               Para a terceira aula revisamos o conteúdo trabalhado na aula anterior e desenvolvemos uma atividade avaliativa com base nos conhecimentos sobre cidadania e coletividade. 
               Na quarta aula do plano aplicamos um jogo que desenvolveu a cidadania e coletividade entre os alunos e explorou a gramática aplicada nas aulas anteriores.
               Para encerrarmos as atividades no âmbito escolar propusemos aos alunos do 6º e 7º ano a confecção de cartazes referentes à temática do plano de ensino. 
 
Resultados e Discussão

            O plano de aula foi construído a partir do projeto que apresenta como tema cidadania e coletividade, a fim de proporcionar a interação entre os alunos e a Língua Inglesa e colaborar para a formação de sujeitos mais críticos, a partir de trabalhos em grupos e discussões acerca do tema, o que ocorreu desde o início.
            A segunda aula abordou a gramática e acabou fugindo do tema, porém foi importante para a realização de atividades posteriores e para aprendizagem de regras, apesar dessa fuga ao tema ter sido uma aula dinâmica e aberta para dúvidas.
            Na aula seguinte foram realizadas algumas atividades referentes ao tema, porém com utilização da gramática o que tornou muito mais fácil a aprendizagem. Posteriormente desenvolvemos uma atividade avaliativa sobre o tema.
            Na quarta aula realizamos um jogo que proporcionou a interação entre os alunos e foi possível aplicar a gramática de maneira divertida e que englobasse o tema: cidadania e coletividade.
            Para finalizarmos o projeto achamos interessante a confecção de cartazes a respeito do tema o que incentivou a colaboração entre os alunos.
            Os alunos tiveram um bom desempenho, foram participativos e se interessaram pelo tema o que coincidiu com as nossas expectativas.




Considerações Finais

Para trabalhar uma temática como relações sociais é necessário conhecer a realidade dos alunos -  e o plano de aula trabalhado na sala de aula proporcionou aos alunos novos conhecimentos gramaticais e principalmente sociais. Os resultados forma os esperados, as aulas foram desenvolvidas sem maiores dificuldades e a interação entre os alunos foi proporcionada, um novo entendimento sobre cidadania e coletividade foi explorado e bem recebido pelos estudantes.

Referências

RAMOS, R. A educação e o conhecimento: uma abordagem complexa. Curitiba: UFPR, 2008
           
 MARIOTTI, Humberto. Complexidade e pensamento complexo. IN. As paixões do ego: complexidade, política e solidariedade. São Paulo: Palas Athena, 2000.
           
 SANTOS, Akiko. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. Revista Brasileira de Educação, 2008.
BORGES, Elaine Ferreira do Vale. Um modelo caótico de desenvolvimento reflexivo da profissionalidade de professores de línguas. ReVEL, 2016
           
 BOEIRA, Sérgio Luís. Paradigma e complexidade: breve introdução.

KUMARAVADIVELU, B. Understanding Language Teaching – From Method to Postmethod: Concepts and Precepts. San Jose State University, 2006.




 RELAÇÕES FAMILIARES NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Tobias Miguel Batista de Freitas (PIBID/UNICENTRO), tobiasmiguel@outlook.com, Cristiane Malinoski Pianaro Angelo/ Ruth Mara Buffa, Universidade Estadual do Centro-Oeste – Departamento de Letras, Irati – PR.

Adriana Carolina Aleixo (PIBID/UNICENTRO), aleixo.adrianac@gmail.com, Cristiane Malinoski Pianaro Angelo/ Ruth Mara Buffa, Universidade Estadual do Centro-Oeste – Departamento de Letras, Irati-PR.

ÁREA DE SUBMISSÃO - ENSINO.
Palavras-chave:
PIBID, língua inglesa, relações familiares, ensino.

Resumo

Neste trabalho consta o relato da intervenção do PIBID Inglês com turmas do 6ºano, trabalhando sob o tema de “relações éticas e valores familiares”, tema proposto coletivamente pelos bolsistas do projeto. Levou-se como base teórica as Diretrizes Curriculares de Educação Básica, e artigos relacionados à teoria da complexidade. As aulas desenvolveram-se com o propósito do ensino da língua inglesa e trabalhar conteúdos que despertem esse aprendizado nos alunos.

Introdução

O seguinte trabalho foi desenvolvido na intervenção do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), no Colégio Estadual Trajano Gracia, Irati – PR, em duas turmas de 6ºano. O projeto do PIBID Inglês para o primeiro semestre de 2017, foi intitulado “Relações Humanas e Responsabilidade Social”, no qual foram desenvolvido subtemas, e a nossa dupla trabalhou as “relações éticas e valores familiares”.

Antes do início do trabalho, foram feitas observações nas turmas nas quais seriam feitas as atuações. Posteriormente, na intervenção, foram realizadas as aulas de forma interativa com os alunos para que eles apresentassem suas famílias, e os ambientes familiares onde que eles convivem, pois ao falarmos em escola pública, temos em mente as Diretrizes Curriculares de Educação Básica (DCE) do Paraná, pois

Da perspectiva das teorias críticas da educação, as primeiras questões que se apresentam são: Quem são os sujeitos da escola pública? De onde eles vêm? Que referências sociais e culturais trazem para a escola? Um sujeito é fruto de seu tempo histórico, das relações sociais em que está inserido, mas é, também, um ser singular, que atua no mundo a partir do modo como o compreende e como dele lhe é possível participar. (PARANÁ, 2008, p.14)

Levamos em consideração primeiramente conhecer nossos alunos e as relações familiares a que eles pertencem e a diversidade de nossos discentes no ensino público, para a continuação de nossas aulas. Sabemos que nossos alunos são compostos por muitos contextos, e “a educação é parte de um todo – o contexto social e histórico, onde atuam diversas dimensões. ” (RAMOS, 2008, p.82).

A proposta do PIBID Inglês, foi pensada para desenvolver a transdisciplinaridade no ensino de língua inglesa, entendendo que “os conhecimentos disciplinares e transdisciplinares não se antagonizam, mas se completam. (AKIKO, 2008, p.75). Portanto, os planos também são pensados para levar o aprendizado de inglês aos alunos, e também trabalhar temas que geralmente não são entendidos como temas presentes em sala de aula.

Materiais e métodos

            As aulas ocorreram de forma interativa e lúdica com os alunos, pois, eles relataram sobre suas famílias, e nas atividades foram usadas fotografias as quais os alunos trouxeram deles mesmo e fotografias deles com suas famílias.

Um dos trabalhos desenvolvido foi um cartaz onde os alunos expuseram suas fotos com frases apresentando suas famílias para exposição em sala, para que todos os colegas conhecessem todas as famílias e também demonstrassem o aprendizado do inglês, através das frases escritas nos cartazes.
           
            Foram realizados trabalhos pensando em valorizar e analisar o aprendizado dos alunos. Em um outro momento, foram desenvolvidos cartões para que os alunos levassem para a sua respectiva família, envolvendo assim o ambiente social do aluno, a comunidade escolar dentro do contexto de ensino/aprendizagem da língua inglesa.
           
Resultados e Discussão

            As aulas foram realizadas, com o principal objetivo no ensino da língua inglesa, e levando em mente o projeto que visava desenvolver o tema sobre as relações éticas e valores familiares.

            Os alunos participaram das aulas de forma bastante positiva, realizando os trabalhos e as atividades propostas. Segue uma imagem de um trabalho feito por uma aluna. Neste trabalho os alunos tiveram que fazer um cartão para entregar à sua família com frases sobre valores familiares.



            Os trabalhos, em sua maioria, ficaram bem feitos. Os alunos foram estimulados a fazer suas atividades bem bonitas, afinal de contas eles seriam expostos em sala e entregues aos seus familiares. E, como era a ideia do projeto, conversar com eles a respeito das relações que tinham com seus contextos familiares, cada aluno deveria realizar suas atividades com carinho e capricho para quem eles amavam.

Considerações Finais

A proposta inicial do projeto, para trabalharmos assuntos entre o ensino de língua inglesa e também envolver a comunidade escolar, sendo ela, as famílias trazidas para a sala de aula pelos alunos, ocorreram conforme o esperado e proposto.

Os alunos estiveram dispostos a colaborar no desenvolvimento das aulas e, durante essas, a participação deles foi muito importante para a intervenção. Pudemos notar o envolvimento deles nas atividades, a motivação também para a realização dos exercícios propostos e também o interesse pelo aprendizado da língua inglesa.

Referências

Governo do Paraná. Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Departamento de Educação Básica. Diretrizes Curriculares da Educação Básica – Língua Estrangeira Moderna, 2008.
Ramos, R. A educação e o conhecimento: uma abordagem complexa. Educar, Curitiba, n.32, p.75-86, 2008. Editora UFPR.
Santos, A. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v.13, n.37, 2008.




Banners de apoio às apresentações durante  a V SIEPE/UNICENTRO.





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