terça-feira, 25 de outubro de 2016

RELATÓRIO DE ATIVIDADES/PLANOS DE ATIVIDADES (III)

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCENCIA – PIBID
RELATÓRIO DE ATIVIDADES (PORTFÓLIO)
PERÍODO: setembro de 2015 a março de 2016

 Ana Carolina Batista, Roberta Aparecida Diadio, Diego Vinícius Faria do Bomfim 

Atividades desenvolvidas:
O mês de setembro foi dedicado à leitura e desenvolvimento das resenhas e banners para a SIEPE (que ocorreu dos dias 26 a 30 de outubro). No mês de outubro foram feitos os últimos preparativos para as apresentações da SIEPE e o início do desenvolvimento dos planos de aula, assim como observações em sala de aula e reunião com as professoras supervisoras. Em novembro começaram as atuações na escola e o plano desenvolvido foi aplicado e extendido de quatro para seis aulas.
No mês de Janeiro foram desenvolvidas as resenhas de “Parâmetros Curriculares Nacionais, terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental” do Ministério da Educação do Desporto Secretaria de Educação Fundamental, “Diretrizes Curriculares da Educação Básica Língua Estrangeira Moderna” da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, “Understanding Language Teaching” capítulos 1 e 2 de B. Kumaravadivelu.

Em Fevereiro foram discutidos os conteúdos resenhados.

Em Março foram estudadas e discutidas novas metodologias de ensino, disponibilizadas 

online pelo “British Council” e outras fontes disponíveis.




Plano de Aula

AULA 1
Passo 1: Apresentar o video “Public Awareness: Global Warming”;
Passo 2: Discutir o vídeo, depois perguntar: “O que você entende por Danos Ambientais?”, “Quais as ações humanas que causam tais danos?”, “Quais as consequências dos danos?” e “O que podemos fazer para evitar e reparar tais danos?”.
Passo 3: Anotar as sugestões no quadro. Brainstorm com as palavras-chave das respostas.
Passo 4: traduzir as palavras para o inglês.

AULA 2
Passo 1: Retomar o vocabulário e o assunto da aula passada;
Passo 2: Apresentar o vídeo: “Dear Future Generations: Sorry”, sem legenda e pedir para que anotem as palavras que conhecem e as que compreenderam;
Passo 3: Entregar a carta em inglês para os alunos e reassistir o vídeo;
Passo 4: Realizar uma interpretação coletiva da carta;
Passo 5: Assistir o vídeo uma última vez, agora legendado.

AULA 3
Passo 1: retomar os assuntos da aula passada;
Passo 2: Refletir sobre a estrutura de uma carta (como ela começa, como a pessoa se apresenta, desenvolvimento – problemas, justificativas -, conclusão);
Passo 3: Mostrar alguns modelos de carta e comparar com a do “Dear Future Generations – Sorry”;
Passo 4: Propor a escrita de uma carta às futuras gerações. Primeiro escrever no caderno em português.

AULA 4
Passo 1: Continuar com a escrita das cartas, traduzir e passar para o papel de carta. A atividade terá peso avaliativo.
Passo 2: Ler e deixar na sala o cartaz com A Carta do Chefe Seattle. 

0 comentários:

Postar um comentário

Powered By Blogger
© Copyright 2013
 
;