quinta-feira, 29 de setembro de 2016

RELATÓRIO DE ATIVIDADES/PLANOS DE ENSINO (I)



PERÍODO: Setembro/2015 a Março/ 2016

 Adriana Carolina Aleixo, Jaqueline Correia                                                                                                               

  
Atividades desenvolvidas:
Durante o mês de setembro foram realizadas a leitura e discussão do livro Understanding Language Teaching, de Kumaravadivelu. Outubro foi dedicado à elaboração dos planos de aula, e aos trabalhos que foram apresentados na Semana de Integração, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE). A intervenção pibidiana foi realizada nas aulas de Língua Inglesa no Ensino Fundamental, na Escola Estadual Pio XII no município de Irati, nas turmas de sexto ano, durante o mês de novembro. Tendo em vista que muitos dos estudantes destas salas vivenciam uma diversidade familiar, optou-se por debater, refletir e identificar membros da família. As atividades exploraram a estrutura da língua inglesa, a linguagem visual e técnicas de inglês instrumental para a expansão do vocabulário dos alunos.
            A primeira aula, que ocorreu no dia 03 de novembro, foi iniciada debatendo sobre a formação familiar tradicional e outras formas de formação familiar, ouvindo a opinião dos alunos e anotando algumas ideias no quadro. Para melhor fixação do conteúdo, foi utilizada uma atividade para tradução e compreensão de vocabulário, e um caça-palavras contendo os membros da família. Na segunda aula (10 de novembro) foi relembrado o conteúdo da aula anterior e explicado o caso genitivo (‘s) a partir de formação de frases através de material visual, mostrando uma imagem (ex.: house) e relacionando com outra imagem (ex.: girl, dog) para formar frases, ex.: “The girl’s house”.
Na terceira aula (27 de novembro) foi montada a árvore genealógica da família Simpsons de modo interativo, utilizando fotos dos membros da família Simpsons coladas no quadro, e cada aluno recebeu uma palavra como “sister”, “mother” e “father”, para colar de acordo com a imagem apresentada. A quarta e última aula (01 de dezembro), foi relembrada a matéria passada nas aulas anteriores, e para finalizar os alunos montaram a sua árvore genealógica em cartolinas a partir de recortes de revistas.
            No mês de janeiro foram realizadas as seguintes resenhas: capítulo 2 Learning: Factors and Processes do livro Understanding Language Teaching, de Kumaravadivelu; Diretrizes Curriculares da Educação Básica, da Secretaria de Estado da Educação do Paraná; e Parâmetros Curriculares Nacionais, do Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Em fevereiro foi discutido os conteúdos das resenhas. No mês de março estudamos e discutimos novas metodologias de ensino baseadas em arquivos disponibilizados on line pelo British Council e outras fontes disponíveis.



Plano de Aula



Acadêmicas: Adriana Aleixo e Jaqueline Correia
Temática: Debater e identificar membros da família
Tema: Membros da família
Objetivo:   Reconhecer expressões e palavras em inglês relacionadas a família
Metodologia: Apresentação interativa dos conteúdos propostos, utilização de técnicas de inglês instrumental para leitura e compreensão de textos e atividades.
Recursos: Giz, quadro, textos impressos, cartolina, giz de cera, televisão.


Aula 1:
Metodologia: Iniciar a aula assistindo o vídeo “This is my Family” e debatendo sobre a formação familiar tradicional e outras formas de formação famíliar. Ouvir a opinião dos alunos e anotar algumas ideia no quadro.
Atividade 1: Identificar os membros de uma família tradicional em Inglês e traduzir a folha de atividade nº1.
Atividade 2: Para melhor fixação do conteúdo entregar caça-palavras sobre os membros da família.
Atividade 3: Colorir fotocópia com a família Simpsons.

Aula 2:
Metodologia: Explicar caso genitivo (‘s) a partir de formação de frases através de material visual. Iremos mostrar uma imagem (ex.: house) e relacionar com outra imagem (ex.: girl, dog) para formar frases, ex.: “The girl’s house”.
Atividade 1: Entregar folha de atividades  nº 3 para fixação do caso genitivo.

Aula 3:
Metodologia: Utilizar imagens da família Simpson coladas no quadro e entregar palavras como “sister”, “mother” e “father” para os alunos montarem a árvore genealógica da família de modo interativo.
Atividade 1: Realizar atividade em sala montando árvore genealógica dos Simpsons no quadro negro, executando várias montagens a partir de diferentes pontos de vista (persoagens).

Aula 4:
Metodologia: Levar cartolinas e revistas para recorte para os alunos montarem a sua árvore genealógica.

Criar a árvore genealógica dos alunos como atividade avaliativa.






  










 






0 comentários:

Postar um comentário

Powered By Blogger
© Copyright 2013
 
;