terça-feira, 5 de março de 2013

A GREAT EXPERIENCE


Hello!

Estou aqui para relatar o primeiro contato prático que o Eduardo e eu (Marilize) tivemos em sala de aula, após vários estudos teóricos.
No começo sempre dá aquele friozinho na barriga (o que jamais pode desaparecer de um professor ao entrar em sala de aula; do contrário, desista de lecionar...) ao pensar se conseguiremos dar conta do trabalho, se os alunos se dedicarão, gostarão da matéria e vários outros pensamentos que sempre perpassam à cabeça de um professor. Só que, em alguns casos, acontece a falta de interesse por parte dos alunos para com aquela “matéria chata que dá para ficar brincando”. Foi esta frase que o Edu e eu ouvimos ao fazer nossa primeira observação nas aulas de inglês (ano passado, 2012).
Logo percebemos que não estávamos ali para brincadeira e que, realmente, o ensino de língua inglesa está cada vez mais precário e que os alunos precisam de um “up” que faça com que eles olhem o inglês de uma maneira dinâmica, social e não como algo isolado, ou seja, gramática, verbo “tóbi” (como ouvimos várias vezes).
Ahh, eu não poderia deixar de descrever uma experiência que tivemos em uma das observações. Estávamos conversando em inglês, o Eduardo e eu, e em seguida um grupo de alunos nos interrompeu e perguntou: “vocês sabem falar português?”, “vocês moram no Brasil?”. Respondemos que moramos e que somos falantes de português. Estas perguntas nos fizeram pensar e repensar várias vezes na admiração que sentiram ao ouvirem alguém falar inglês, e que depende do professor mostrar a língua de uma maneira diferente.
 Bem, no dia 25 de fevereiro começamos nossa prática com o 7º ano, na Escola Estadual João XXIII. Ao entrar em sala de aula, todos os alunos estavam alvoroçados, como de costume. Os esperamos ficarem mais calmos e começamos a nos apresentar em inglês (traduzindo, logo após, o que falávamos), o que acabou nos atraindo a atenção. Imediatamente os alunos aquietaram-se e prestaram atenção em cada palavra que pronunciávamos. Hey students, how are you?... I am Marilize, this is Eduardo... We are going to teach you English on Mondays... and now,  we wanna know your names...”. Logo após, todos se apresentaram dizendo “my name is...” ou “I am”...
 Foto retirada na segunda experiência em sala de aula (04/03/13).
     Os aluno participaram ativamente do mime game utilizando
      os nouns aprendidos.
Demos continuidade na aula, visto que o tema foi “nouns”. Perguntamos aos alunos o que eles acabaram de falar e responderam “nossos nomes” e, com isso lançamos a pergunta: “o que são nomes?” dando continuidade na aula, com todos participando ativamente e atentamente ao inglês que provavelmente nunca ouviram “pessoalmente”.
Esta foi uma pequena parte da nossa grande primeira experiência com os alunos. E, vale destacar, que o dinamismo faz toda a diferença para se ensinar e aprender um idioma, visto que quanto mais falávamos e “dinamizávamos” o inglês, mais os alunos queriam “soltar” o idioma. Foi maravilhoso e, claro, muito gratificante!

Take care!

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