quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Resenha sobre as DCEs de LEM, por Andréa e Héliton


PARANÁ. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Língua Estrangeira Moderna. Curitiba: SEED, 2008.

______As Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Língua Estrangeira Moderna apresentam tópicos para orientar professores, diretores, supervisores e demais profissionais da área da educação no Paraná.
______Questiona quem são os sujeitos da educação básica, afirmando que eles são fruto de um contexto histórico, social e cultural, tornando-os únicos e isso deve ser considerado.
______A respeito do currículo, as Diretrizes apontam que se ele for visto apenas como um documento impresso, o seu caráter político é deixado de lado. O currículo pode ser fruto de debates amplos entre professores, alunos, comunidades, quanto ser fruto de debates fechados, sem a participação dos sujeitos que realmente possuem interesse em seu resultado final. Há alguns tipos de currículos conhecidos por possuírem lados positivos e negativos; é o caso do currículo vinculado ao academicismo; o vinculado às subjetividades; e o vinculado às teorias críticas.
______O conhecimento e as disciplinas curriculares visam mostrar a participação ativa dos professores na construção do currículo e das disciplinas na escola. São conteúdos que trabalham conceitos sociais.
______Nestas Diretrizes, as disciplinas são tratadas como sendo pressupostos para a interdisciplinaridade. Elas não são fechadas em si, podem a partir de suas especialidades se completarem sem com que haja uma interdisciplinaridade radical ou uma antidisciplinaridade.
______A contextualização sócio-histórica está relacionada com a interdisciplinaridade. O contexto histórico é o ponto de partida para as atividades serem desenvolvidas em sala de aula, trazendo as experiências e valores culturais advindos dos alunos.
______As Diretrizes tratam a avaliação como um instrumento que acompanhe o desempenho dos alunos, orientar no futuro e mudar algumas práticas que sejam insuficientes. O objetivo da avaliação na perspectiva das Diretrizes é formar sujeitos críticos pela sua visão social e histórica da qual são frutos, ajudar para o entendimento das dificuldades de aprendizagem dos alunos. Quem coordena a forma de avaliação é o professor que deve trabalhar a mesma como um processo contínuo.
______O ensino de língua estrangeira moderna só começou a ser valorizado a partir do decreto de 22 de junho, assinado por D. João VI em 1809. A partir daí surgiram alguns tipos de abordagens e métodos, que são: a abordagem gramática-tradução; o método direto; o método áudio-oral; a abordagem comunicativa.
______A respeito dos fundamentos teórico-metodológicos, as Diretrizes ressaltam ensinar uma língua estrangeira moderna através da cultura da mesma, não somente o ensino de gramática.
______Andréa Sabat Seminotti e Héliton Diego Lau são acadêmicos do curso de Letras Inglês da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO – Campus Irati.

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