segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Aniversariante do mês: Edgar Allan Poe


Em inglês, é comum datas de nascimento e morte serem chamadas de “anniversaries”. Por isso traremos a vocês, mês a mês, anniversaries e homenagens de nomes importantes da literatura inglesa como da literatura norte-americana.
Em janeiro escolhemos homenagear Edgar Allan Poe (19 de janeiro de 1809 - 7 de outubro de 1840).
Nasceu em Boston, nos Estados Unidos, filho de um casal de atores. Ambos sofriam de tuberculose e morreram em 1811. Edgar, então com dois anos de idade, foi adotado por John Allan – um rico comerciante – e, como único filho da abastada família, teve uma infância feliz.
O Corvo
Em 1826, Poe ingressou na Universidade de Virgínia. No primeiro semestre, passou a maior parte de seu tempo entre mulheres e bebidas.
O relato de Arthur Gordon Pym
Após a morte da esposa, John Allan casou-se mais uma vez, e sua nova mulher repudiava o enteado. Em 1831, Poe saiu do exército e passou a vagar pelas ruas, sozinho e sem dinheiro. Nessa época, ele já escrevia poesias, porém com pouco sucesso.
No mesmo ano, formou uma nova família ao casar-se com a filha de catorze anos de uma tia sua. Eles se mudavam com frequência, e Poe pulava de emprego em emprego, publicando alguns contos esparsos. A família era muito pobre, passava frio e possivelmente até fome. Sua esposa era doente e Poe, quase um alcoólatra.
Assassinatos na rua Morgue
Apesar dos seus esforços, Poe morreu pobre e sozinho, com apenas quarenta anos.
O Gato Preto
Entre suas principais obras estão o poema “O corvo”, o romance O relato de Arthur Gordon Pym e os contos “O gato preto” e “Assassinatos na rua Morgue”, que o consagraram como um dos maiores nomes da literatura mundial.




Na internet vocês podem encontrar algumas obras do autor online.
Selecionei aqui O gato preto e O corvo, ambos em inglês. Vale a pena conferir!
Algo que também deve-se conferir é a animação do conto O Coração Delator.



Referências
POE, Edgar Allan. O escaravelho de ouro e outras histórias: inclui O mistério de Marie Rogêt. Porto Alegre, RS: L&PM, 2011.

1 comentários:

Marilize disse...

Allan Poe soube, realmente, escrever seus contos e poemas.
Eu, particularmente, adoro "Annabel Lee".Todo o poema envolvendo amor, inveja, morte, mistérios e, claro, não pode faltar, a melancolia...

Excepcionalmente maravilhoso!
Um dos melhores autores da literatura norte-americana ever!

Postar um comentário

Powered By Blogger
© Copyright 2013
 
;