sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Algumas palavrinhas da coordenação (I)

Olá Pessoal!
Estamos por aqui novamente, após um breve período de ausência (atribulada, diga-se de passagem...), que fortaleceu ainda mais nossos laços acadêmicos e pessoais. "Mas a convivência é feita também de silêncio e distância", como bem disse Fernando Sabino!
Durante os meses de Junho e Julho, nossos queridos pibidianos foram postos à prova em uma das modalidades de atitudes pessoais/profissionais que considero a mais desafiante da carreira acadêmica: a exposição pública. Tal exposição ocorreu em dois momentos marcantes - a participação no grande encontro denominado de "Formação em Ação" e na elaboração de artigos para participação na III SIEPE/UNICENTRO.

O encontro "Formação em Ação", promovido pelo Núcleo Regional de Educação de Irati no último dia 14 de junho configurou-se em oportunidade única para o aperfeiçoamento e testagem das propostas do grupo. Inicialmente feito a esta Coordenadora, o convite para discutir práticas com gêneros textuais junto aos professores de Língua Inglesa da rede estadual  que lecionam na região, oportunizou uma discussão no âmbito do PIBID/ Inglês: De que modo as práticas sugeridas para os alunos são vistas pelos docentes? Em que medida as atividades propostas realmente atingem os objetivos idealizados?
A partir das sugestões enviadas pelo NRE, selecionamos seis temáticas que contemplavam diferentes gêneros textuais, para que cada um dos pibidianos trabalhasse especificamente com uma delas junto aos docentes (inclusive nosso bebê, recém chegado, Diego...). Após algumas discussões teóricas iniciais, dedicamos o segundo período de trabalho à confecção de materiais que poderiam ser utilizados em sala de aula; para tanto, utilizamos panfletos de supermercados, prospectos de lojas, jornais, guias de viagem, revistas, mapas e informativos diversos, facilmente encontrados no ambiente social. 
Deslocando-se, temporariamente, para a posição de alunos, os docentes vivenciaram a exploração de novas informações, transformando-as em material de aprendizagem e aquisição de novos conhecimentos morfológicos, lexicais, sintáticos e semânticos. Cada um dos seis grupos, orientado pelos pibidianos, elaborou uma proposta de aula a partir do gênero escolhido, apresentando-a em cartazes, colagens, desenhos e  folders . O trabalho foi desenvolvido junto a um grupo de 70 docentes divididos em duas turmas e atendidos em dois períodos, fato esse que proporcionou, além da indiscutível troca de experiências pedagógicas, um oportunidade única de convivência e aprendizado com os docentes de Língua Inglesa, ampliando seu espaço de vivência profissional. 

1 comentários:

Anônimo disse...

Adorei ser chamado de bebê! haha :)

Postar um comentário

Powered By Blogger
© Copyright 2013
 
;