terça-feira, 28 de maio de 2013 0 comentários

Aniversariante do mês: Conan Doyle

Arthur Conan Doyle (1859-1930)

Arthur Conan Doyle formou-se em medicina, que praticou até 1891. Tornou-se famoso graças aos contos e romances policiais que escreveu - e, particularmente, à sua criação máxima: o detetive Sherlock Holmes, bem como seu inseparável companheiro, o médico dr. Watson.
Foi a publicação, em 1887, de "Um estudo em vermelho" que deu a Conan Doyle notoriedade imediata. Nesse, como em suas outras histórias policiais, o personagem principal é o detetive de inteligência penetrante, que toca violino e faz uso de morfina para aliviar as tensões provocadas pelo excesso de concentração em cada caso.
Sherlock Holmes é o detetive eminentemente cerebral, capaz de, à vista de um simples cartão de visita, traçar o perfil de seu dono, fornecendo dados que causam surpresa e admiração.
Nos livros de Doyle há sempre um duelo entre o detetive e seu inimigo oculto, também dotado de inteligência rara: Moriarty.


Desenvolvimento da criminologia
O estilo direto da narrativa e a vivacidade dos diálogos, acrescidos do poder de imaginação nas tramas, fazem de Conan Doyle um autor lido sempre com agrado. Sua engenhosidade teve o mérito de estimular o desenvolvimento da criminologia. E seus livros jamais foram superados - nem mesmo pelo moderno romance policial, quase sempre de estilo mais agressivo.
A ampla bibliografia de Arthur Conan Doyle, em que se relatam as aventuras de Sherlock Holmes e seu companheiro dr. Watson, é conhecida como "cânone holmesiano", e é formada por quatro romances e 56 contos.

Referências
L&PM. Autores - vida e obra: Arthur Conan Doyle. Disponível em: <http://www.lpm.com.br/site/default.asp?TroncoID=805134&SecaoID=948848&SubsecaoID=0&Template=../livros/layout_autor.asp&AutorID=43>. Acesso em: 28 maio 2013.

______. Conan Doyle. Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/biografias/conan-doyle.jhtm>. Acesso em: 28 maio 2013.

sábado, 18 de maio de 2013 0 comentários

Planos de aula

Professor, você já conhece os planos de aula organizados pela equipe da Nova Escola? São mais de 2500 planos de aula e projetos que você pode usar ou adaptar para o seu dia a dia em todas as disciplinas. Confira aqui.
quinta-feira, 2 de maio de 2013 0 comentários

Plano de aula dos pibidianos Patrick e Taline para o 8º ano


PLANO DE ENSINO
NOME (S): Taline Galan Stelle e Patrick Kozelinski
TURMA (S): 8° ano C.
DATAS: 25/02/2013
NÚMERO DE AULAS: 4 aulas
ASSUNTO:  There To Be (present)
TEMÁTICA:
1. Diferenciar unicidade de multiplicidade.
2. Ensinar o There To Be no presente.
4. Posição dos adjetivos, posicionamento espacial por meio de preposições.

OBJETIVO DO ASSUNTO: Trabalhar o presente do There to be.
OBJETIVO DA TEMÁTICA: Trabalhar o assunto do There To Be, contextualizando o vocabulário de acordo com o dia-a-dia dos alunos.

METODOLOGIA: 1° aula.
1. Dividir a turma em dois grupos, para encontrar , no espaço escolar , itens que sejam singulares (grupo 1) e  plurais (grupo2).
2. Sair com os alunos no pátio da escola, para que eles encontrem palavras a serem utilizadas no plural e singular nas aulas, acompanhadas de pelo menos um adjetivo.
3. Voltar para a sala e listar no quadro todas as palavras encontradas pelos alunos, para que todos tenham o vocabulário que será trabalhado.

TEMPO: 50 minutos.
10 Minutos para saída.
20 Minutos para escrever as palavras no plural e singular encontrado na escola.
10 Minutos para voltar.
10 Minutos para passar no quadro as palavras encontradas.

METODOLOGIA: 2° aula, 50 minutos.
1. Passar para o inglês as palavras dos itens encontrados na escola: substantivos e adjetivos. (10 minutos)
2. Ler as palavras em inglês e solicitar a repetição. (5 minutos)
3. Apresentar as preposições que constam do quadro abaixo para situar os substantivos nominados. (15 min.)
4. Montar algumas frases no quadro para ensinar aos alunos a diferença entre unicidade e multiplicidade, posição dos adjetivos em relação aos adjetivos e as preposições que os localizam no contexto. (20 minutos)

SINGULAR
THERE IS = há, existe (afirmativa)

PLURAL
THERE ARE= há, existem (afirmativa)

PREPOSIÇÕES
NEAR, OPPOSITE, BETWEEN, BEHIND, BESIDE,IN FRONT OF


4. Formar frases utilizando o quadro para explicar o conteúdo apresentado. Ensinar o There To Be, com o auxílio das palavras já trabalhadas e quando uso There is, There are. Exemplo: (10 minutos)
ü    There is a tree.
ü    There are trees.
5. Pedir para os alunos ajudarem a formar novas frases depois da explicação. (10 minutos)
METODOLOGIA: 3° aula.
1. Relembrar o vocabulário já utilizado nas aulas anteriores. (10 minutos)
2. Retomar o conteúdo da aula passada, formando frases utilizando There is, There are, adjetivos e as preposições trabalhadas. (20 minutos)
3. Apresentar as preposições NEAR, OPPOSITE, BETWEEN, BEHIND, BESIDE,IN FRONT OF, por meio de exemplos reais.a partir das frases construídas anteriormente  (20 minutos)
PREPOSITIONS
PREPOSIÇÃO
Near
Perto/próximo
In front of
Em frente a
Opposite
Oposto a
Between
Entre
Behind
Atrás
Beside
Ao lado de




METODOLOGIA: 4° aula.
1.      Dividir a turma em grupos.
Distribuir revistas para os alunos encontrem imagens e descreverem as cenas, utilizando o There to be, adjetivos e preposições.
Powered By Blogger
© Copyright 2013
 
;